quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NOTICIAS DO CONGO E GORILAS



Esperando pelo pior... se é que é possível piorar ainda mais

 
Como vcs sabem eu acompanho a situação da República Democrática do Congo pq sou voluntárias da ONG que cuida dos gorilas das montanhas desde 2007. Entre altos e baixos em meio a uma guerra civil que por ora tinha tréguas, mas nunca chegava ao fim, os gorilas tiveram algum possibilidade de “respiro”... algumas famílias tiveram bebês e os guardas florestais encontraram uma razão de viver num país tão violento e pobre.

Esse ano a guerra se intensificou. A sede da ONG Gorilla CD passou a receber humanos feridos. Guardas foram mortos. Desespero se instalou por toda parte e adentrou na floresta que abriga os gorilas. Agora a ameaça final que soa quase como um tiro de misericórdia: a principal cidade acaba de ser tomada por rebeldes do grupo M23... um dos mais equipados e violentos, originários de Ruanda.


O que já estava péssimo ficou ainda pior. A cidade foi evacuada. Milhares de pessoas estão sem ter pra onde ir... sem trabalho, sem comida, sem nada. As tropas da ONU, ainda não se sabe por que, ficaram paralisadas diante da invasão. Parece até que torciam pelos rebeldes. Enquanto isso rebeldes saqueiam tudo, comemoram a conquista e o presidente do Congo se prepara pra derrota. 

É um fim anunciado, assistido de forma dolorosa... e talvez acabando com um belo sonho: o de garantir a segurança e preservação de uma das espécies mais ameaçadas do planeta: os grandes, mas frágeis gorilas das montanhas. Não há dúvida que haverá outro massacre como o que levou o país a completo caos nos anos 90. Apesar de economicamente miserável, o Congo tem riquezas difíceis de serem mensuradas. Tem, por exemplo, um elemento fundamental para fazer nossos celulares funcionarem. Tem tb diamantes... Tem gorilas beirando à extinção.

Mas não tem PAZ... 

 
Não há como pensar numa solução para o grupo que protege os gorilas. Isolados numa área cercada por todo tipo de homem armado, do exército e outras milícias, o que os carentes guardas florestais poderão fazer daqui pra frente? Poucas armas, um helicóptero, sem acesso a alimentos... e alguns gorilinhas órfãos totalmente dependente deles na sede da ONG. Não queria dar essa notícia, mas acho que o derradeiro final desse sonho está bem próximo. Ainda haverá gorilas das montanhas em Uganda onde, aliás, até fazem parte de um programa turístico e mais uns poucos em Ruanda. Mas os cerca de 270 que vivem no Congo estão numa sangrenta e insana linha de combate. 

São famílias que se acostumaram com os humanos... que caminhavam para uma união harmoniosa com os humanos. Um tipo de comunicação que poderia gerar conhecimentos inimagináveis. Esses gorilas são fortes, grandes e, no entanto, absolutamente vegetarianos. São inteligentes, tem uma linguagem complexa de sons e um comportamento pacífico que deveria nos servir de exemplo. Eles permitiram a aproximação do homem e agora estão prestes a morrer nas mãos dos humanos.

 
Não sei mais o que dizer... Passei esses anos torcendo pelos ambientalistas locais, pelos guardas florestais... pelos gorilas...
E, pela primeira vez, estou sem qualquer sentimento de esperança...

Fátima ChuEcco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...