domingo, 6 de janeiro de 2013

Por que as pessoas não namoram indefinidamente?



                                                  Foto Revista Gloss

Hoje assisti um Café Filosófico da TV Cultura com o psiquiatra Flávio Gikovate que abordou o formato do namoro atual e algumas previsões sobre os relacionamentos futuros.

Pra começo de conversa, o psiquiatra acha que cada vez mais as pessoas estarão preferindo ficar sozinhas que mal acompanhadas. “Antigamente e ainda hoje, manter-se casado é uma questão de status. A sociedade parece ver com bons olhos as pessoas de relacionamento formal e estável, mas viver só garante muito mais qualidade de vida, especialmente quando o casamento não é bom, não faz as pessoas felizes e serve apenas para manter as aparências”.

Ele acredita que está aumentando o número de pessoas interessadas não em “casar”, mas ter “vínculos de qualidade”. “´Precisamos aprender muito ainda em matéria de amor. Ainda existe uma certa obsessão em casar ou se unir sob o mesmo teto à medida que um relacionamento torna-se mais longo ou intenso. Ninguém leva em consideração, por exemplo, a hipótese de namorar indefinidamente. Tradicionalmente existe a concepção de que o casamento é a melhor maneira de se viver a dois”.



Um ponto interessante do programa foi a abordagem de Gikovate sobre sexo.  Uma coisa que, aliás, eu falo há muito tempo porque tb acredito que o futuro é “bi”... bissexual... porque as pessoas irão se escolher e relacionar independente do sexo. O psiquiatra traduziu melhor esse meu pensamento. Ele disse que no futuro não haverá hetero ou homossexual. Haverá apenas “sexualidade” com as pessoas se relacionando sem se rotularem ou darem importância ao fato de serem ou não do mesmo sexo.

Ele tb acha que haverá um numero maior de casais de mulheres namorando e casando porque já existe uma quantidade bem menor de homens no planeta e esse fato se acentua com as guerras e violência urbana cujas vítimas, majoritariamente, são homens. E ele acredita que a tendência futura, que já tem se confirmado nos dias de hoje, é a escolha de pessoas que nos fazem crescer. “As uniões deverão contar com uma dose maior de racionalidade. Na busca por vínculos de maior qualidade as pessoas vão querer estar com outras que as tornem melhores. Com a evolução do amor a tendência é que as pessoas aceitem melhor as diferenças ao invés de ficarem focadas apenas nas afinidades”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...