domingo, 17 de março de 2013

AJUDE A SALVAR ROSTINHOS COMO ESSE. É URGENTE!!!




Sabe essa carinha inocente? Muitas delas podem ser salvas com a nossa ajuda assinando e compartilhando uma carta feita pela primatóloga Jane Goodall, fundadora e diretora do Instituto que leva seu nome. Esses chimapnzés entram quando crianças nos laboratórios de pesquisa da onde só saem depois de velhos ou mortos. São submetidos a todo tipo de experimento invasivo dos quais, apesar da dor, se vêem forçados a participar em troca de comida.

Jane Goodall está divulgando um apelo para melhorar a vida dos chimpanzés presos em laboratórios. O ideal é que não sejam sequer usados em pesquisas invasivas, mas enquanto a abolição total não chega, diversas regras podem, ao menos, poupar-lhes sofrimento e uma reclusão pelo resto da vida. Para participar basta assinar uma carta redigida pela própria primatóloga no link www.janegoodall.org/NIH-Action até 20 de março. Ao abrir a página do apelo, clique em “Take Action” e depois preencha seus dados pessoais acima da carta-padrão endereçada ao Dr. Collins. No campo “city” coloque seu Estado e Brazil. Não é preciso preencher os campos State, Zip e Phone.

Se muitos brasileiros e pessoas de outros países colaborarem, o apelo terá mais peso e isso beneficiará os chimpanzés mantidos em cativeiro. A britânica Jane Goodall tem hoje 78 anos e é também etóloga e antropóloga. Há 40 anos ela estuda a vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe e Tanzânia, além de pesquisas pontuais em diversos países. O Instituto Jane Goodall mantém santuários para bebês chimpanzés que perderam seus pais devido ao tráfico de animais. Os estudos de Jane contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés.


Graças a ela uma porta se abriu na Ciência Contemporânea para admitir que os chimpanzés, tão próximos dos humanos, são seres racionais, emotivos e possuem personalidades muito distintas, ricas em comportamentos que incluem noções de política (obviamente com regras ligadas ao meio em que vivem), solidariedade, luto e transmissão de cultura de geração para geração. Assim, não é difícil imaginar que eles têm plena consciência de todo o horror a que são submetidos e sofrem muito com isso, física e emocionalmente.
Apelo escrito por Jane Goodall pedindo que todos ajudem a mudar a triste situação dos chimpanzés usados em pesquisas nos EUA:

Ao longo dos últimos dois anos, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos levantaram um debate público sobre o uso de chimpanzés em pesquisa médica invasiva – e um grande progresso tem sido feito para os chimpanzés de propriedade federal que vivem em laboratórios. Agora você tem uma oportunidade de compartilhar seus pensamentos sobre o futuro de chimpanzés em pesquisas.



Em janeiro de 2013 foi divulgado relatório pelo Conselho de Conselhos (orgão de cunho científico) recomendando que o NIH tome uma série de ações em relação aos chimpanzés aos seus cuidados. O NIH pediu então ao público para se expressar sobre esse tema até 23 de março. Como defensor (a) dos chimpanzés, é importante que você expresse sua opinião hoje. O Instituto Jane Goodall está enviando uma carta para o diretor do NIH pedindo para aceitar as recomendações do Conselho. Você está convidado a adicionar o seu nome a esta carta. Para ajudar a cumprir o prazo de comentários públicos, por favor, adicione seu nome até 20 de março de 2013. Obrigado por tomar medidas e compartilhar seus pensamentos sobre chimpanzés em pesquisas.
Jane Goodall

Materia minha publicada na Anda em 9/Março com fotos do santuário mantido pelo Inst. Jane Goodall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...