quinta-feira, 14 de março de 2013

O Polígamo Solitário - Esse livro vai dar pano pra manga



Ao contrário do que se pensa, o amor, quando dividido, só aumenta (será?)

 Um homem, quatro esposas e 28 filhos - essa é a família exposta no
livro de Brady Udall, que promete chocar, emocionar, divertir e 
fazer a sociedade refletir sobre uma história baseada em fatos reais  
 A poligamia é o tema do novo livro do americano Brady Udall. O assunto ainda é tabu e também crime em muitos países do Ocidente como o Brasil. A obra, intitulada O Polígamo Solitário, da Editora Nossa Cultura, é baseada em uma pesquisa que o autor fez para um artigo publicado na revista Esquire e reforça o debate sobre a formação de novas famílias que fogem ao padrão do “pai-mãe-filhos”, tão enaltecido por várias religiões, como a católica. Para escrever a história de um americano com suas quatro esposas e 28 filhos, Udall passou um bom tempo vivendo entre polígamos. “Uma das famílias que conheci morava em uma casa bem equipada no subúrbio de Salt Lake. Mantinham um padrão moderno de regalias americanas. O marido era administrador, uma das mulheres era advogada, uma tinha PhD, outra era dona de uma loja de comidas saudáveis e a quarta dona-de-casa. Tinham 30 crianças. O que descobri foi que eram pessoas normais, mas que viviam uma forma de vida muito anormal. O que eu realmente queria entender era como eles conseguiam viver dessa forma: os sacrifícios e compromissos para manter esse estilo de vida”, conta o autor.

                                         
Tal como a família de Salt Lake, no romance, o personagem principal, Golden Richards, é um empresário com também quatro esposas e quase 30 filhos. Como insinua o título, O Polígamo Solitário, Golden, apesar de estar rodeado de muitas pessoas, sente-se muito só. Por outro lado, existe humor na trajetória dos Richards, o que faz com que haja um equilíbrio na narração entre as tristezas e alegrias familiares. O Polígamo Solitário teve boa aceitação nos Estados Unidos, tornando-se um best-seller do New York Times. Antes da publicação deste, Brady Udall lançou “Letting the Hounds” e “The Miracle Life of Edgar Mint”, um sucesso internacional. 
Texto: assessoria de imprensa da editora      


Opinião da jornalista:
Na minha visão particular não há nada de errado em uma pessoa ter vários parceiros ao longo da vida, firmando com eles casamento ou convivência sob o mesmo teto e filhos. O amor, muitas vezes, acaba e, quando não acaba, pode acontecer de um dos dois ter novos interesses na vida e, portanto, desejo de viver com uma pessoa de perfil diferente. Sem falar que, às vezes, as pessoas casam ou vão morar juntas achando que se amam e descobrem nessa convivência íntima e diária que não era bem esse o sentimento que uma nutria pela outra. Por todas essas razões, acho perfeitamente normal e até justo as pessoas terem vários parceiros ao longo da vida, uns relacionamentos mais longos, outros mais curtos.

Mas não acho saudável que essas relações ocorram simultaneamente. Um relacionamento de cada vez, com toda sua magia, graça, paixão, companheirismo... ainda que não dure pra sempre, ao meu ver, é muito mais saudável para todos os envolvidos, ou seja, para o casal e filhos. Mas não estou na cabeça e no coração dessas mulheres que dividem uma mesma casa e um mesmo marido. Elas estão nesses relacionamentos por livre e espontânea vontade, portanto, há algo de vantajoso, benéfico... deve valer a pena pra elas. Pode haver uma competição por atenção, recursos financeiros, diversão... mas pode ser que também gere amizade, companheirismo.

                                              Americano chegou a ter harém com 13 mulheres

Em todo caso, não há como negar que a poligamia é megamachista. Só se ouve falar de homem polígamo. As religiões que defendem a poligamia também ditam que o homem tenha várias mulheres e não o contrário. Além disso, em pleno século XXI, a poligamia me parece pré-histórica demais. O homem das cavernas já vivia assim e é exatamente assim que vivem chimpanzés e gorilas até hoje. O líder protege, sustenta e tb “desfruta” de  várias fêmeas do grupo. Mas no caso deles existe uma latente necessidade de preservação da espécie, de dissipar o gene do primata mais forte a fim de preservar o próprio grupo. É outro cenário, outra circunstância.

Por isso, a poligamia me parece retrógrada e cravada num tempo em que as necessidades humanas eram outras.  Além do mais, ter 30 filhos me pareec uma necessidade obsessiva de reprodução. Aos meus olhos me parece mais contemporâneo, gostoso e saudável manter um relacionamento de cada vez, dedicando a ele todo amor pelo tempo que for possível. Mas como eu disse acima, não posso saber o que se passa no coração das mulheres dos polígamos. Talvez esse livro nos fale um pouco sobre isso.
Fátima ChuEcco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...