sábado, 13 de abril de 2013

SONHOS COM CATÁSTROFES NATURAIS

                             Foto da Escócia

SONHEI Q A ESCÓCIA TINHA AFUNDADO E QUE A PATAGONIA TINHA SIDO ATINGIDA POR UM IMENSO TERREMOTO NA ESCALA 10.5. Em geral, os terremotos atingem a escala Richter até 7 ou 8 (o que já é muito estrago). Os de escala 9 são muito raros como o que aconteceu no Chile em 1960 com escala de 9.5. Mas no meu sonho se tratava do maior terremoto já registrado tomando toda a Patagônia e afetando ainda uma extensa região acima da Argentina e Chile. A Patagônia encantou Darwin. O pesquisador encontrou lá um vasto campo para provar teorias evolucionistas e adaptativas, entre outras. Espécies animais fabulosas encheram os olhos de Darwin, mas tb de muitos caçadores que até hoje agem no local. O puma é uma das maiores vítimas. E os caçadores pegam cerca de cinco, seis de cada vez. Entram na Patagonia em grupos extremamente armados e equipados. Matam fêmeas e, como consequência, tb condenam à morte os filhotes. Na região há tb leões e lobos marinhos, pinguins e outras espécies que não sei se vão durar até o possível acontecimento de uma catástrofe. Parece que o homem supera até a força da natureza quando o tema é matança em massa.





Tb já sonhei que a Escócia tinha afundado por uma infiltração intensa de água em suas camadas mais profundas do subsolo. A camada submersa desmanchou e o país afundou no oceano em poucos minutos. Nem sei se isso é possível... e nem saberia explicar cientificamente a causa do afundamento. Só sei que era como naqueles prédios que são implodidos e caem sobre o mesmo terreno que ocupam. A Escócia foi descendo e sendo sucumbida pelas águas. Mas nada de terremoto, tsunami... nada disso. Foi um problema no subsolo. Bom... talvez nada disso ocorra. Tomara que não. Mas acho curioso sonhar com catástrofes naturais. Pq será? Seria fruto da imaginação? Algum tipo de aviso para nos prepararmos para algum momento de urgência nesses locais? Se algum de vcs já teve sonhos assim, por favor, compartilha comigo.


Sobre o Chile onde, aliás, se concentra parte da Patagônia, olha que interessante que peguei na web:

O Chile foi o cenário do maior terremoto registrado na história mundial. O record é o do terremoto de 9,5 graus na escala de Richter, ocorrido em 1960 na cidade de Valdívia, no sul do país. A catástrofe, que causou a morte de 5.700 pessoas, foi acompanhada de um tsunami que chegou às costas do Havaí, onde 61 pessoas morreram afogadas. As ondas chegaram às Filipinas, provocando a morte de 32 pessoas.

O terremoto de Valdívia teve réplicas ao longo de um ano inteiro. A atividade sísmica sem precedentes alterou a geografia de mil quilômetros quadrados do litoral chileno.

O Chile teve terremotos devastadores em diversas ocasiões ao longo de sua h istória. O primeiro terremoto de grandes dimensões registrado no país foi em 1822 na cidade de Valparaíso. Outro, em 1835, foi acompanhado de um maremoto na cidade de Concepción. A cidade de Copiapó foi assolada por tremores em 1854 e 1859.

O norte do Chile também foi atingido por terremotos acompanhados de maremotos especialmente na cidade de Arica em 1868 e 1877.

Posteriormente foram registrados grandes terremotos em 1906 (Valparaíso), 1920 (Chillán) e 1934 (Arauco).

Em 1939 um terremoto causou a morte de 30 mil pessoas nas províncias de Talca e Bio-Bio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...