segunda-feira, 27 de maio de 2013

SEXO PLURAL EM LIVRO, EXPOSIÇÃO, PERFORMANCES E DEBATES DE 29 DE MAIO A 5 DE JUNHO EM SP







De forma inusitada, mais de 140 pessoas foram fotografas por André Martins e trabalhadas pelo designer João Zambom. A ligação entre as imagens foi toda feita com crônicas, entrevistas e letras de músicaS

Repleto de personagens, o livro "Flexões – Um estudo sobre a sexualidade plural" fala sobre padrões de beleza, fetiches, sadomasoquismo, cross dresser e todas outras pluralidades sexuais!!!

Para trazer a discussão às rodas de amigos, à família, aos bares, faculdades e onde houver pessoas dispostas a falar sobre o assunto, chega às livrarias a obra Flexões Um estudo sobre a sexualidade plural. Idealizado por André Martins e João Zambom, com o apoio do Proac, Programa de Ação Cultural, e publicado pela editora nVersos, o título é um estudo que vai além das fotografias.  Do elo da comunicação formado por sujeito, verbo, tempo e modo, Flexões abre espaço para as pessoas expressarem o que pensam e o como agem em relação à sexualidade. 


A obra toda é composta por fotos dos Pelados (forma carinhosa como André e João chamam os colaboradores que foram fotografados nus) e é dividida em três partes: Tempo, Modo e Sujeito. Na primeira, Tempo – Um outro olhar, o leitor encontra a opinião de diversos profissionais. “Esses textos surgem em diferentes formatos: artigos, entrevistas, contos, poemas, depoimentos e considerações”, define a página de abertura do capítulo. Entre os autores estão a drag e jornalista Cindy Butterfly, com o texto Primitivo Instinto Primitivo; a ginecologistaRenata Magalhães, com a análise intitulada Mulher e a entrevista com o presbítero José Roberto, nomeada Glória. Todas as sessões são ilustradas com as fotos dos Pe lados, que aproximam o leitor de cada tema abordado, tornando possível uma discussão entre a obra e quem a lê.


Modo – Tudo junto e misturado, a segunda parte de Flexões, traz a discussão grupal “Debates para se descobrir a opinião de cada um e, ao mesmo tempo, uma visão coletiva da sexualidade plural”. Entre os temas discutidos ao longo de 2012, estão Bunda e Aceitação, que foram abordados no espaço Ação Educativa e Juventude, no Centro Cultural São Paulo. Os diálogos e discussões foram impressos na íntegra e sem qualquer interferência dos organizadores, pois a ideia foi apresentar no livro as opiniões e argumentos reais, para que o leitor tenha total liberdade de entendimento.


A última parte tem como foco a visão de cada indivíduo, por isso foi intitulada Sujeito – Cada um. Durante um mês, foram expostas algumas fotos em 10 locais de São Paulo, coletados os depoimentos e então inseridos no livro. “O foco aqui é a visão de cada um, mantendo não só a opinião, mas o modo como a pessoa escreve” esclarecem os organizadores na página de abertura. Entre os locais que foram selecionados estavam o Sarau Vila Fundão, o Espaço Mundo Pensante, a Casa Jaya, entre outros. As fotos escolhidas pelos organizadores para a exposição traziam alguns Pelados com a temática de Casamento, Idade, Sucesso, entre outros.


 “O resultado é uma obra com cara de estudo inacabado, sem começo, sem meio e, principalmente, sem fim”, é como André e João definem a obra. Flexões vem para atiçar os sentidos das pessoas e mostrar que sexo não combina com vergonha e sim com liberdade, respeito e muita discussão.
Algumas fotos do livro serão expostas na Rampa da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, entre os dias 29 de maio e 5 de junho de 2013.


André Martins:
Ator, André se formou pela Universidade Anhembi Morumbi, bacharel em Teatro e licenciado em arte-educação. Atua na cena teatral paulista há mais de 10 anos. Seus últimos trabalhos de destaque foram: o espetáculo circense “O Circo do Seu Lé”; o estudo machadiano proposto pelo Teatro Agora “GL5;17 – um Experimento no Purgatório”; a seleção de contos mediterrâneos “Contos de Mulheres Sábias”, dirigido pelas Meninas do Conto; e o infantil, indicado a 2 prêmios FEMSA-Coca Cola, entre eles o de Melhor Ator, “A Nova Roupa do Rei”.
João Zambom
João formou como publicitário na Faculdade Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e iniciou a carreira na área criativa de agências como Milk & Co. Já trabalhou como assistente de produção em longas metragens como o filme “Corpo”, mas firmou sua carreira como designer a partir do mercado editorial. Já trabalhou como designer em grandes editoras como Abril e Globo, atuando especificamente como diagramador em revistas como Vida Simples, Crescer, Quem Acontece, Criativa e outras revistas customizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...