quinta-feira, 23 de maio de 2013

VIVA A MATA - EVENTO GRATUITO E CHEIO DE ATRAÇÕES NO IBIRAPUERA


DE 24 A 26 DE MAIO COM DEBATES, EXPOSIÇÕES, TEATRO, AULAS DE YOGA, TEATRO DE FANTOCHES PARA AS CRIANÇAS... MUITA COISA BACANA

A nona edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica terá o tema “Direitos e Deveres Ambientais”. O evento acontecerá de 24 a 26 de maio de 2013, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera, com atividades também no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo (SP). A mostra tem cenografia assinada pela empresa Candotti, que utilizará placas e cilindros de papelão para a construção dos pavilhões prezando pelo reaproveitamento de materiais. O patrocínio é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Desta vez, o evento ocorre às vésperas do dia 27 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica. Durante o Viva a Mata, a Fundação SOS Mata Atlântica lançará uma campanha nacional pelo cumprimento do novo Código Florestal. A organização convidará o público a participar da campanha, fazendo a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias, além do apoio na fiscalização do Poder Público.


O evento terá pavilhões temáticos – florestas, mar, urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis – que reunirão atividades interativas sobre cada tema, além da exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade, empresas parceiras e patrocinadores. Os dois caminhões da exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui” também integrarão as atividades e promoverão diversas atrações jogos e palestras: um deles ficará na Marquise do Ibirapuera e o outro, próximo ao restaurante Green, no Parque.


Confira a programação completa:

Auditório – Museu de Arte Moderna

  • 24/05 – Sexta-feira
10h – Lançamento: Campanha pelo cumprimento do código florestal – Cumpra-se
12h Lançamento: GT do Código Florestal da Assembleia Legislativa de São Paulo
14h – Debate: Água e Código Florestal
16h – Debate: Aplicação do Código Florestal
  •  25/05 – Sábado
10h – Seminário: 25 anos da Constituição Federal e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos
14h – Mesa-redonda: Consumo Consciente de Pescado

 Palco
  • 24/05 – Sexta-feira
09h – Abertura do Viva a Mata 2013
10h – Aula aberta de Yoga
11h – Música: Grupo Embatucadores
12h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica
13h – Oficina e música: Cantando e Brincando com os Pássaros da Mata Atlântica
14h – Contação de história: A lenda do Curucutú
15h – Vivências com a Natureza para a Proteção da Mata Atlântica
16h – Música: Cantos da Mata
  • 25/05 – Sábado
10h – Aula aberta de ginga
11h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica
12h – Contação de história: Biodiversidade e o Som dos Bichos
14h – Teatro: Os Saltimbancos Voluntários
15h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica
16h – Musica: Muriqui
  •  26/05 – Domingo
10h – Aula aberta de alongamento
11h30 – Mobilização pelo Código Florestal: Campanha Cumpra-se
13h – Teatro: O rio que sumiu
14h – Vivências com a Natureza para a Proteção da Mata Atlântica
15h – Contação de história: A Flauta do Amor
16h – Teatro musical: Semeando Em Canto


 Sala Exposição Itinerante
  • 24/05 – Sexta-feira
13h – Palestra: Vivências de Educação Socioambiental na APA Delta do Parnaíba
16h – Palestra: Programa Amigos do Mar
  •  25/05 – Sábado
10h – Palestra: A Pegada Ecológica em São Paulo
11h – Palestra: Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono
13h – Palestra: Novas Metodologias de Restauração de Mata Ciliares e de Reserva Legal
16h30 – Palestra: Tubarões no Limite
  •  26/05 – Domingo
14h – Palestra: Vida Costeira e Marinha
16h – Roda de Conversa: Mini Documentário – Pimp My Carroça


Saiba mais sobre os pavilhões interativos:

Em sua 9ª edição, o Viva a Mata surge reformulado e com uma proposta de maior interatividade entre suas ações e o público. Seis pavilhões – Florestas, Mar, Ambiente Urbano, Água, Mudanças Climáticas e Propriedades Sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.
  • No pavilhão Florestas, o público encontrará uma grande maquete que simulará o ambiente da Mata Atlântica em toda a sua extensão. A maquete terá pontos de observação e para cada um deles o visitante terá lupas à disposição.
  • O pavilhão Mar terá sua atividade interativa focada no consumo consciente de pescado, com uma atividade que dará ao visitante a sensação de que ele está no mar. No espaço, haverá silhuetas de peixes distribuídas pelo pavilhão e informações sobre esses animais e período de defeso, para que as pessoas aprendam quais espécies podem consumir.

O tema Ambiente Urbano trará uma atividade que colocará o visitante como protagonista de suas ações. O pavilhão será composto por várias fotos que retratam situações de caos urbano. Na parede estarão espalhados diversos buracos com diâmetro suficiente para que uma pessoa possa olhar por entre eles. Quem o fizer, verá do outro lado sua própria imagem refletida num ambiente bem diverso do caos inicial, formado por paisagens como praias sem lixo.

Já o pavilhão Água apresentará as bacias hidrográficas localizadas no bioma Mata Atlântica, destacando informações como demanda, vazão, consumo e captação dessas bacias de forma lúdica, por meio de torneiras e bacias.
  • As Mudanças Climáticas serão abordadas a partir da ação “Supermercado Consciente – Sua compra em CO2”, que mostrará que toda atividade realizada ou serviço usado gera gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Os visitantes receberão cestas para fazer suas compras num mercado dividido em gôndolas como transporte, resíduos e energia.
  • Por fim, o pavilhão Propriedades Rurais Sustentáveis utilizará um labirinto para informar aos visitantes que é possível ter uma propriedade rural que cumpra a função de ser produtiva ser agredir o meio ambiente.
A programação do Viva a Mata 2013 contará ainda com apresentações musicais e teatros, oficinas e uma programação de palestras no auditório do MAM que reunirá especialistas para debaterem o Código Florestal (24/5) e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (25/5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...