quarta-feira, 12 de junho de 2013

A ESCRITORA QUE AMAVA CÃES



  
Dia 14 tem início uma exposição na Casa onde Hilda Hilst viveu e escreveu ao lado de seus muitos cães - uma paixão que ela teve desde criança. Vejam esse poeminha que lindo! Coisas pra se ter muito cuidado: os sonhos, o escuro, o fogo, o gelo fino, as alturas, as palavras, os objetos cortantes, os sorrisos... os outros.  
 
Obras inéditas inspiradas no trabalho de Hilda Hilst 

A Casa do Sol - Instituto Hilda Hilst e o Ateliê Aberto, ambos situados em Campinas (SP), inauguram em 14 de junho, às 19h, a exposição do projeto “Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo”, que apresenta resultado de residência artística (um mês) de cinco artistas de brasileiros de diferentes estados - Paulo Meira (PE), Nazareno (SP), Divino Sobral (GO), Thiago Martins de Melo (MA) e Adir Sodré (MT). Eles foram convidados a mergulhar na vida e obra da escritora Hilda Hilst a fim de produzirem trabalhos e conteúdos inéditos, desdobrados em uma exposição no Ateliê Aberto e uma publicação gratuita, criada pela designer Daniela Brilhante (PE). O projeto é uma curadoria conjunta entre o Ateliê Aberto, Jurandy Valença (diretor de projetos do Instituto Hilda Hilst) e a curadora e critica de arte Ana Luisa Lima, editora da revista Tatuí. 
 
 
Selecionado pelo Programa Rede Nacional Funarte 9ª edição, “Poemas aos Homens de Nosso Tempo – Hilda Hilst em Diálogo” é uma evocação à série de poemas reunidos no livro “Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão” (1974). Publicada em plena ditadura, a obra utiliza vozes masculinas como repertório poético-político no qual a escritora estava imersa naquele momento. Nesse sentido, os cinco artistas convidados e suas criações passam a representar as vozes políticas contemporâneas de Hilda Hilst. 


Após um período de imersão e criação, os artistas apresentam produções inéditas em variados suportes, entre eles, pintura, desenho, instalação e performance.  Adir Sodré realiza uma instalação e uma performance no dia da abertura. Divino Sobral apresenta uma instalação composta de uma grande pintura na parede, fotografia e esculturas, na qual a cor vermelha – presente marcante na obra de Hilda Hilst – tem grande destaque. 
Nazareno desenvolveu uma série de 15 desenhos inéditos com diversos manuscritos de sua autoria e fragmentos do livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão”. Paulo Meira exibe uma instalação audiovisual e Thiago Martins de Melo exibe pinturas à óleo em grande formato que traz como principal elemento a figueira centenária da Casa do Sol. 
 
Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst
Localizada a 20 km do centro de Campinas em meio à natureza, a casa em que Hilda Hilst viveu a maior parte de sua vida tem uma área de 9.000 m² e jardins tombados como patrimônio histórico, possui bibliotecas com acervo de mais de 6 mil publicações e todos os títulos publicados pela escritora, inclusive escritos particulares. Além do acervo, a casa, o mobiliário e a decoração possibilitam um mergulho dos artistas no universo da escritora. 


Ateliê Aberto
Desde 1997, é um organismo auto-gerido e inter-dependente, idealizador e produtor de projetos voltados para a cultura contemporânea. Localizado na zona central de Campinas, possui galeria, sala multiuso, quarto de residência, cozinha, CineCaverninha (sala de projeção), jardins e biblioteca.
Programa
Residência | Casa do Sol - IHH
De 17 de maio a 16 de junho de 2013
Encontro com os artistas | Ateliê Aberto
14 de junho de 2013, às 18h
 Abertura da exposição | Ateliê Aberto
14 de junho, das 19h às 22h
 Visitação da exposição | Ateliê Aberto
De 16 de junho a 27 de julho de 2013
de segunda a sexta das 14h às 19h
Visitas monitoradas sob agendamento prévio pelo telefone 19. 3251 7937 ou pelo e-mail contato@atelieaberto.art.br
Serviço
Casa do Sol - Instituto Hilda Hilst |  Rua João Caetano Monteiro, s/n, Chácara Casa do Sol, Parque Xangrilá, Campinas, SP, tel. (19) 3257-1076. http://www.hildahilst.com.br
 Ateliê Aberto | Rua Major Sólon, 911, Cambuí, Campinas, SP, tel. (19) 3251-7937. www.atelieaberto.art.br
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...