domingo, 16 de junho de 2013

BRASIL ENTRA NO MAPA DAS MANIFESTAÇÕES - UM TOUR PELOS TELEJORNAIS




A TV Folha, que vai ao ar pela TV Cultura, fez uma matéria supercompleta entrevistando vários jornalistas e especialistas. Fotos, filmagens e depoimentos não deixaram dúvida dos abusos cometidos pela PM – reforçou a matéria. A jornalista Giuliana, que levou um tiro no olho, contou em detalhes como foi que tudo aconteceu.  Durante a manifestação PMs apontaram a arma para ela diversas vezes, mas ela achou que não chegariam a atirar. No entanto, na Augusta, quando ela estava na frente de um estacionamento e não havia nenhum manifestante na rua, um PM mirou exatamente no rosto dela. Ela disse ainda que toda vez que os jornalistas tentavam se aproximar para documentar as cenas, os PMs tentavam impedi-los usando de violência. 

A TV Folha mostrou várias cenas do transporte coletivo com ônibus absolutamente abarrotados de gente. Se a cidade está repleta de carros e congestionamento é pq as pessoas não se sentem estimuladas  em usar o transporte público. Todo mundo prefere ir para o trabalho com carro. E o programa mostrou ainda um detalhe importantíssimo tb documentado em fotos e filmagens: vários PMs arrancaram de seus coletes a identificação de seus nomes – algo totalmente proibido.  E finalmente, A TV Folha soltou a melhor definição da situação: o Brasil entra para o mapa das manifestações populares.


Apesar da Globo ter sido bastante criticada durante a semana por parecer a favor da violência policial, o Fantástico teve uma postura corretíssima. O programa falou com todas as letras que a PM abusou da violência e a usou, inclusive, contra pessoas que nada tinham a ver com a manifestação e tb jornalistas. A Record evitou criticar a ação policial. Afirmou que houve excessos de ambos os lados. O Programa Legião Estrangeira, com jornalistas de outros países em cobertura no Brasil, exibido pela TV Cultura, mostrou como as manifestações foram vistas pelo resto do mundo. Os jornalistas disseram q, em comparação com outras gdes cidades, o transporte no Brasil é um dos piores.  Enxergaram abusos da PM e concordaram que os 20 centavos serviram apenas de estopim para uma insatisfação muito maior. 

Aliás, vale lembrar que na Turquia o processo começou de forma semelhante ao Brasil. Cerca de 70 manifestantes enfrentaram a polícia pq não queriam a construção de um prédio comercial numa das únicas regiões arborizadas de Estambul. A repressão policial, no entanto, tb causou indignação à população que começou a se unir ao movimento fazendo-o crescer  e se tornar ainda mais violento. Já são duas semanas de combates. Agora o governo já admite suspender a obra e fazer consulta pública, mas os protestos continuam.



Bala de borracha NÃO!!!
A Secretaria de Segurança Pública reconheceu o estrago que as balas de borracha fazem nas pessoas (e, diga-se de passagem, tb nos patrimônios públicos) e disse que os PMs não usarão esse artifício na manifestação de segunda-feira, em SP. Tb vai distribuir coletes à prova de bala para os jornalistas mas... fica a pergunta: se não vai haver bala de borracha, pra que os coletes??? As balas são de fato um exagero. Os PMs já possuem colete, escudo, capacete, cassetete e bombas de gás. Precisa mais??? Usar balas de borracha contra manifestantes é um grande fiasco perante o povo brasileiro e o resto do mundo.

Além disso, as ordens são para que os PMs só reajam em caso de extrema necessidade e contra vandalismo. Por falar nisso, vale esclarecer tb que em toda manifestação há sempre algumas pessoas dispostas a tumultuar, mas que não representam a maioria. Cabe à PM localizar e deter essas pessoas ao invés de atacar todos os manifestantes. Na manifestação de segunda será permitido o uso de vinagre que,  pra quem não sabe, ajuda a cortar o efeito de gás lacrimogênio. Basta cheirar. A trajetória será definida na manhã desta segunda. Finalmente a Segurança Pública quer dialogar mas, como observaram alguns consultores, seria mesmo caso de segurança pública? Faltaram mediadores de conflito em todas as manifestações porque, afinal, tropa de choque não foi criada pra dialogar – afirmaram os especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...