sexta-feira, 21 de junho de 2013

MANIFESTAÇÃO VIRAL LEVA MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS PRAS RUAS E CONTINUA

 
SERÁ QUE É COORDENADA OU INTUITIVA?

Cada dia uma novidade. Hoje descobri que se vc não vai até a manifestação, a manifestação vai até vc. Duas ruas vizinhas a minha tiveram passeata pacífica quase que simultaneamente. Resultado: familias e várias crianças participando e gritando "Vem pra Rua!!!". O clima é sempre contagiante. Quem poderia imaginar que a música feita para a Copa acabaria se transformando num hino de indignação contra os gastos empregados na mesma? E o que pensar de manifestações tão difusas, sem lideranças assumidas, mas que parecem ter uma perfeita logística para bloqueio de ruas, caminhadas rumo a Orgãos públicos e mudanças de rota tão ágeis? Parecem meticulosamente articuladas, mas tudo que sabemos é q são virais, isto é, combinadas pelos meios digitais. Mas como tantas milhares de pessoas são conduzidas? Até mesmo com a saída repentina de cena do MPL (Movimento Passe Livre), os ânimos não se acalmaram. O dia de hoje é uma prova clara disso: houve e ainda está havendo protestos em toda parte... inúmeras ruas e rodovias bloqueadas. 


Como será que isso acontece? Conversando com outros jornalistas hoje, tb pelas redes sociais, surgiu a hipótese de condução intuitiva. Aliás, já li algum estudo que dizia que muitas guerras e revoluções surgiram assim: uma conexão de desejos que motivou ações coletivas. E no meio de tanta manifestação, a estrela da temporada, que deveria ser a Copa das Confederações, acabou ocupando as capas dos jornais e revistas, e tb as matérias principais e mais longas dos telejornais, de forma jamais pensada: ganhou o caráter de vilã. Que jogo que nada... as pessoas estão interessadíssimas no que se passa na cidade. É um momento único. Não há nada parecido no resto do mundo, nem com essas proporções. Não é a primavera brasileira e nem passa perto da ocupação da wall street... a não ser que se use o termo no plural já que são várias ruas e vias importantes tomadas. Ainda vai ter que se inventar um nome apropriado para o que está acontecendo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...