domingo, 19 de janeiro de 2014

FILME E LIVRO PRODUZIDOS POR INDIGENAS - DIA 22 - EVENTO GRATUITO


No dia 22 de janeiro, haverá programação especial  no Museu da casa Brasileira com lançamento de livro e apresentações de cultura indígena. O livro de fotos "Rojapo ta'angaa - Fazendo Imagens" e o documentário "Ka'a'i - O ritual da erva-mate" são resultado de oficinas realizadas pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em um Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, sediado na aldeia guarani Ribeirão Silveira, no litoral de São Paulo. A partir das 19h do dia 22 de janeiro, haverá a exibição do filme e o lançamento do livro de fotos produzidos pelos indígenas. Para iniciar o evento, que contará com coquetel de comidas típicas, serão apresentados cantos e danças tradicionais guarani.

Além da programação especial com os guarani, o público poderá acompanhar na noite de 22 de janeiro as mostras temporárias em cartaz e além das coleções exibidas pelo museu. Com encerramento em 26 de janeiro, a mostra "27º Prêmio Design MCB" reúne cerca de 80 trabalhos, entre produtos, publicações e protótipos, premiados e finalistas, além dos cartazes selecionados e a peça gráfica vencedora deste ano. A mostra traz o resultado final da avaliação do júri sobre mais de 800 trabalhos inscritos, com base em critérios como originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, segurança e proteção ambiental.

"Patrimônio Paulista: a caminho do Oeste e patrimônio escolar", que fica em cartaz até 16 de fevereiro, é fruto da pesquisa elaborada para terceiro e o quarto volumes da coleção Patrimônio Paulista, respectivamente "A caminho do oeste paulista" e "Patrimônio escolar: uma saga republicana", com textos da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias de Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinícius Assencio. A mostra aborda aspectos da ocupação do interior paulista e a formação de seu patrimônio cultural, revelando também a expressividade das edificações escolares construídas em São Paulo entre 1890 e 1930.

Em paralelo ao 27º Prêmio Design, o MCB apresenta uma proposta de relembrar a trajetória dos "Pioneiros do design brasileiro". Com visitação até 26 de janeiro, está em cartaz painel sobre o criador de objetos, gravuras e joias Fábio Alvim, que notabilizou-se pelo design de luminárias como a "Concha", catalogada pelo MoMA (Nova York). A peça está exposta junto com textos e imagens de outros trabalhos feitos pelo designer na área de iluminação. Com esta iniciativa, o museu pretende relembrar, em paralelo às edições anuais do Prêmio Design, trajetórias individuais marcantes na história do design nacional.

Também simultaneamente ao Prêmio Design, um painel expositivo revela o resultado do trabalho de 2013 do Programa Inclusão MCB na parceria com o Centro de Convivência e Cooperativa - CECCO Eduardo Leite - Bacuri, que atua com assistência psicossocial. Além da exposição de protótipos de dois objetos desenvolvidos pelo grupo, o processo de trabalho é contado na história em quadrinhos: Os 9 desafios do Cecco em busca da autonomia. Os objetos desenhados pelo grupo, criadas a partir de questões sobre autonomia propostas aos participantes e que podem ser vistos no museu, são o guarda-chuvas com Iluminação especial e um cão-guia de brinquedo que funciona como sensor acoplado a bengalas.

Os visitantes poderão conhecer também as mostras de longa duração "Coleção MCB", com móveis e utensílios da casa brasileira dos séculos 17 ao 21, e "A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado", que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Em todas as aberturas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3032-2499 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora em 2014 sua 28ª edição.

Sobre o Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
O CTI é uma organização não governamental constituída juridicamente como associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas que já trabalhavam com alguns grupos indígenas do Brasil. O Centro tem como marca de sua identidade a atuação direta em terras indígenas, contribuindo para que os povos indígenas assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais.

O CTI atua em terras indígenas inseridas nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, por meio de projetos elaborados a partir de demandas locais identificadas em conjunto com os índios, repassando-lhes assessoria técnica e informações. Mais do que beneficiários, os índios são coautores e coexecutores dos projetos, em uma proposta de trabalho que viabiliza a conquista ou a manutenção da autonomia econômica e política dos povos indígenas a partir de seus próprios parâmetros socioculturais.


SERVIÇO:

Visitas Noturnas 2013
Data: 22 de janeiro
Horário: das 18h às 22h - Gratuito

Lançamento do livro Rojapo ta'angaa - Fazendo Imagens e
do documentário Ka'a'i - O ritual da erva-mate
22 de janeiro às 19h - Entrada Gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$2 (meia-entrada)
Gratuito aos domingos e feriados

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...