terça-feira, 22 de abril de 2014

DOCUMENTÁRIO SOBRE ONÇA PINTADA VISA CONSCIENTIZAR


Os fãs de Monteiro Lobato que me perdoem, mas se tem uma coisa que o escritor não podia ter feito é um livro chamado "As caçadas de Pedrinho". Na obra Pedrinho convoca toda a turma, até mesmo o porco do sítio, para caçarem uma onça pintada. E vão bem armados com objetos cortantes e fatais. Sim... eles matam a onça. Alguém, hoje em dia, indica um livro assim pra criançada? Não acho boa ideia. Há outras obras de Lobato que podem educar ao invés de motivas a matança de animais selvagens e silvestres. Estamos noutra época e a onça virou uma vítima da humanidade, razão pela qual beira à extinção.

O documentário que estreia dia 23 de abril no Cinemark Prime do Shopping Cidade Jardim mostra a vida desse felino fascinante e procura conscientizar sobre o risco de desaparecimento da espécie... pouco compreendida e, por isso, muito temida e perseguida. As produtoras, Marca D’Água e WCP lançam o documentário "Onça Pintada, mais perto do que se pode imaginar" com o objetivo de retratar o projeto de conservação das Onças Pintadas. Gravado no Refúgio Ecológico Caiman, do empresário Roberto Klabin no Mato Grosso do Sul, teve produção, direção e fotografia do documentarista, especializado em natureza e vida selvagem e também mergulhador Tulio Schargel.

“O território das onças foi invadido e, consequentemente elas circulam pelas fazendas e atacam as criações de gado. Os intrusos somos nós”, afirma Tulio, que dedicou mais de 200 horas de filmagens no meio do Pantanal durante aproximadamente três anos. 


O documentário registra imagens do projeto Onçafari, que visa estimular o desenvolvimento sustentável na região e promover a preservação de sua biodiversidade através do ecoturismo. A equipe dividiu o projeto em quatro etapas: a primeira mapeou a área, depois identificou os animais e selecionou as fêmeas que seriam acompanhadas. A terceira fase foi rastrear estes felinos para, posteriormente, habitua-los a presença humana e acompanhar seus filhotes.

A onça é o maior felino das Américas, um animal habilidoso, extremamente forte, chegando a pesar 150 Kg, com hábitos noturnos e que vive sozinho. Ao menos era o que se pensava até hoje. “Vamos desmistificar o animal. Conhecida como “fantasma das florestas” entre os pantaneiros, as Onças podem ser um aliado e não um inimigo”, explica o diretor do filme. As imagens captadas para o documentário mostram principalmente as fêmeas, os primeiros passos de seus filhotes até sua independência, abrindo espaço para uma nova geração.

O filme "Onça Pintada, mais perto do que se pode imaginar" acompanha a implantação do projeto de conservação e suas primeiras conquistas. Inspirado na experiência africana de habituação dos leopardos à presença dos carros na érea do Krueger Park, o projeto tem como grande desafio adaptar o processo ao “nosso grande felino” Tulio afirma que as conquistas não são poucas: “É bacana a ideia de transformar estes gatos enormes em números, números em nomes e nomes em personagens. Cada qual com suas características, hábitos e personalidades”. 


Um dos pontos altos do documentário foi quando captaram o momento do filhote chamado Natureza atacando um jacaré. A mãe, que se chama Esperança, não interfere na ação deixando que sua cria aprenda sozinha a caçar, mesmo com risco de não ser bem sucedida. “Observamos que estes felinos têm comportamentos diferentes, uns dos outros, semelhantes aos humanos, cada um é único. Algumas das fêmeas são mais tímidas e não se aproximam muito, outras são audaciosas, destemidas e até muito curiosas foram estas que adaptaram mais rapidamente a nossa presença”, conclui Tulio que fez tomadas de diversos animais, entre eles jacarés, capivaras, arara azul e tucanos.

Para retratar um Brasil Pantaneiro o filme conta ainda com trilha sonora original do compositor Alexandre Guerra e tem 52 minutos de duração. Após a pré-estreia o documentário poderá ser visto ao longo do ano na programação da TV Cultura.

Este projeto foi idealizado pela Equipe do Onçafari em parceria com as produtoras Marca D’água e WCP, e patrocínio da Tetra Pak, Orinter, Bemis e Mitsubishi. Hoje os hospedes do Refugio Caiman tem 40% de chances de avistar Onças Pintadas e nos pacotes Onçafari as chances aumentam para os 100%.
Serviço
Local: Cinemark Prime – Shopping Cidade Jardim – Sala 1
Dia: 23/04/2014
Horário: 19h30
Endereço: Avenida Magalhães de Castro, número 12.000 – Marginal Pinheiros.

Marca D’Água
Tel: 11 3843 5599
www.marcadagua.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...