domingo, 29 de junho de 2014

CALDO DO ARTISTA – TEM QUE PROVAR!



                       Mauro Rico com Fernanda Ventura e Luciana Mori no estante de Araçatuba

É uma delícia e o criador tem um perfil impressionante. O Caldo do Artista foi criado em 1980, em Araçatuba, numa comunidade rural chamada Estrela Guia adepta do naturalismo.  O personal chef Mauro Rico, que é também arquiteto urbanista, músico e terapeuta reikiano, conta como criou a “obra” gastronômica: “Pediram para eu fazer um caldo, então fui pegando tudo que vi pela frente na cozinha como cenoura, vagem, mandioca, abóbora, frango e outros ingredientes. Finalizei com um cacho de bananas que já estavam maduras demais e, provavelmente, seriam descartadas. Todo mundo aprovou!”.

O nome se deve ao fato do caldo ter sido criado no Dia do Artista, ou seja, 24 de agosto. Rico começou a repetir a receita em festas e eventos: “Por fim, a Secretaria de Turismo transformou o caldo em produto turístico. Hoje está presente na feira livre de domingo ou em exposições OU eventos de Araçatuba. É uma típica comida de rua, pra se degustar informalmente em copos ou canecas”. 


De Araçatuba para SP
No último dia do 14° Salão São Paulo de Turismo da Amitur – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, realizado de 25 a 27 de junho no Centro de Eventos São Luís, muita gente pôde apreciar o Caldo do Artista no estande de Araçatuba. O carismático Mauro Rico preparou e distribuiu o caldo na feira sempre sorridente e caprichando na pimenta. Hoje ele é vegetariano e divide seu tempo entre a arquitetura, a banda de rock nacional onde é baixista e fazendo o caldo esporadicamente.  Mestre em Reike, oferece o tratamento gratuitamente em um centro espírita e é seguidor do Santo Daime. O caldo pode ser feito sem carne e gente... é muito muito bom! Mas foi uma delícia conhecer também o inventor do caldo.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria sobre o "caldo do artista" e pelo blog, Fátima.
    Abraço...

    ResponderExcluir

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...