sexta-feira, 6 de junho de 2014

NESTE SÁBADO, IMPERDÍVEL! RODA DE LEITURA COM CÃES E CRIANÇAS. GRATUITA EM SP





Vejam que ideia genial: ler na companhia de cães e dentro de uma livraria gostosa como a da Vila. São dois grupos para crianças, mas pais, titios e adultos interessados na iniciativa tb podem comparecer:

Os cães podem ser excelentes companheiros literários. Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem alguns programas que incentivam essa atividade e os resultados são bem positivos. Para disseminar esse conceito e incentivar a criação de futuros leitores no Brasil, a TAC+ - associação pioneira na área de Intervenções Assistidas por Animais – e a MSD Saúde Animal – que trabalha a ciência para animais mais saudáveis - realizam uma roda de leitura com cães, em parceria com a Livraria da Vila. O evento ocorre no dia 7 de junho, na loja da Avenida Lorena, em São Paulo. Segundo pesquisas, só o convívio com os cães já traz uma série de benefícios. O contato com o animal libera B-endorfina, oxitocina, prolactina, dopamina, entre ouros, e diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse), produzindo um efeito tranquilizador e relaxante.

A interação com esses animais cria um vínculo afetivo que torna a leitura bem mais prazerosa. Eles são ótimos ouvintes, participam das histórias e também ganham a confiança da criança, já que não têm capacidade de julgar e os leitores se sentem livres para errar, sem sofrer preconceitos. Além disso, o contato com os cães facilita a aprendizagem, a comunicação e estimula as habilidades sociais.
 


Dessa maneira, a Roda de Leitura TAC+ se torna o espaço ideal para compartilhar o prazer de ler e se relacionar de forma lúdica, ampliando e concretizando a leitura como um hábito e visa contribuir para uma mudança na realidade do Brasil, onde o desempenho dos estudantes em leitura atinge níveis preocupantes. E sendo essa habilidade essencial e que dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento, é necessário fazer algo para reverter essa situação.

A iniciativa tem o patrocínio do Activyl™, antipulgas da MSD Saúde Animal que facilita esse convívio da criança com o pet, uma vez que não é tóxico e permite essa interação segura entre família e animais de estimação, facilitando momentos de lazer como o da leitura.



No evento, serão realizadas duas sessões com grupos de até 10 crianças presentes na livraria.  Já os pais, professores e outras pessoas que acompanharem a Roda de Leitura TAC+ entenderão melhor como funciona esse método inovador que pode trazer excelentes resultados para a educação do país

Serviço:
Local – Livraria da Vila – Loja Lorena – Endereço: Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista)
Data e horários: 07 de junho, às 16 horas e às 17 horas
Inscrições – Gratuitas, no local – 20 vagas

                                                            Bud com Mi-Au Book

Mais sobre a TAC+:

A TAC+ é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua com projetos sociais nas áreas da saúde humana, educação, cultura e inclusão social. Pioneira na área de Intervenções Assistidas por Animais, utilizam os cães e cavalos como facilitadores e mediadores das atividades, atuando como parte integrante do processo de tratamento.

Com sede localizada em Cotia (SP), lá oferecem atendimentos de Hippoterapia (método realizado com auxílio de um cavalo) e Psicoterapia Assistidas por Cães. Além disso, também atuam externamente com o Programa de Intervenções Assistidas por Cães, realizado em parceria com instituições como o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Nesses locais, são implantados projetos em diferentes áreas como psicoterapia, ludoterapia e educação assistida por cães, sendo mais de 500 beneficiados, entre eles crianças autistas, idosos internados na enfermaria psiquiátrica e pessoas com câncer.

Texto: assessoria de imprensa do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...