sexta-feira, 6 de junho de 2014

PLANTIO DE MUDAS AO SOM DO MARACATU




ACOMPANHEI E ADOREI ESSA AÇÃO INÉDITA!

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, promoveu o plantio de 240 mudas de árvores nativas  e a implantação de um sistema agroflorestal na bacia do rio Juqueriquerê, na região de Caraguatatuba, com a participação de alunos da Escola Estadual Avelino Ferreira. Numa ação inédita, o plantio, que visa a recomposição florestal de cinco hectares de matas ciliares em APP (Área de Preservação Permanente) foi acompanhado pelas batidas dos tambores do Grupo de Maracatu do Litoral Norte. Maracatu é um tipo de música brasileira, mas com forte influência africana.



Açaí, Pau Viola, Guapuruvu, Taiúva, Goiaba, Pitanga, Araçá e Jaracatiá foram algumas das espécies plantadas na propriedade rural de Silvio Sato, presidente da Associação dos Agricultores de Caraguatatuba. Houve também semeação de feijão entre as mudas para ajudar no crescimento das árvores já que o feijão é um facilitador de nitrogênio para o solo. Um dos objetivos do projeto é plantar 8.400 mudas de árvores nativas em propriedades rurais da Bacia do Juqueriquerê, onde também serão implantados modelos de ecoeficiência incluindo sistemas agroflorestais. 

Ambientalistas mirins
Antes do plantio foram feitas dinâmicas com os estudantes procurando mostrar a importância de se preservar a água, as matas e todo o ecossistema.O evento teve impacto bastante positivo em professores e alunos da Avelino Ferreira. Jaqueline Gomes dos Santos e Jeferson Roberto Pessoa, ambos de 15 anos, são jovens e, ao mesmo tempo, veteranos na participação de atividades em favor da natureza. Já participaram de limpezas de rios e praias e ficaram entusiasmados com o plantio. “O mundo já está muito poluído e são as plantas que colocam oxigênio no ar. Quando vejo, por exemplo, gente cortando goiabeira para fazer fogueira, aviso que é bem melhor recolher os galhos do chão. Sou escoteiro porque gosto de ajudar na conscientização”, explica Jeferson.




“Nós somos a juventude, o futuro. Se a gente não começar a defender o meio ambiente agora, quem fará isso? Procuro praticar ecologia dentro e fora de casa. Reciclo óleo para fazer sabão por exemplo. Acho importante preservar as florestas e também tratar bem todos os animais”, diz Jaqueline. As professoras Lúcia Helena dos Santos e Gisele de Souza, ambas do Avelino, estão satisfeitas com o interesse dos alunos. “Participo das ações do Supereco desde 2007. O rio Juqueriquerê já foi um lixão a céu aberto. Hoje é possível nadar em alguns trechos. Minha esperança é vê-lo completamente limpo”, diz Lúcia. “Plantios como esse são uma forma de conscientização. Os alunos praticam ecologia e desenvolvem o espírito de cooperação”, complementa Gisele.


Andrée de Ridder Vieira, coordenadora geral do Tecendo as Águas, acredita que o evento funcionou como uma verdadeira sala de aula: “Essa é a verdadeira educação, que leva os alunos a conhecerem a origem das águas que servem suas casas e o quanto é importante cuidar dos rios ao redor das suas casas, bem como do berço dessas águas. Cuidar do Rio Juqueriquerê significa zelar pelo sistema de abastecimento de Caraguatatuba e São Sebastião”. 

Motivação para agricultores
Silvio Saito, que sofreu intervenção do Supereco em 2009 quando houve um plantio em área degradada de sua propriedade, ficou surpreso com o resultado: “Em dois anos o trecho já parecia uma floresta. Estou muito contente com esse novo plantio que, graças ao sistema agroflorestal, permite ao agricultor ter rendimento até que as árvores frutíferas cresçam. E ter essa plantação feita por jovens é ainda mais importante. Só tenho a agradecer”.A agricultora Jaqueliny Corina do Nascimento, de Caraguatatuba, ficou viúva com três filhas menores e diante de um dilema: "Como tocar a agricultura sozinha e garantir o sustento da minha família?". Então ela começou a acompanhar as ações do Supereco e se motivou a recomeçar o plantio de brócolis e mandioca. "Foi fantástico conhecer o projeto Tecendo as Águas porque ele contém as informações que preciso para trabalhar no que gosto, semeando a terra e contribuindo para com o meio ambiente".


Quem faz
O projeto Tecendo as Águas é uma realização do Instituto Supereco, em parceria com a Chevrolet, Instituto Educa Brasil e Patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).
Para conhecer melhor o projeto Tecendo as Águas acesse o site www.supereco.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...