domingo, 6 de julho de 2014

DECIFRANDO OS GATOS!!!


 É verdade que os gatos têm alguns enigmas (assim como todas as espécies) e a revista Superinteressante deste mês tenta decifrar alguns. A matéria fala, por exemplo, que os gatos vêem o mundo em azul e amarelo. Tb resgata a trajetória dos pequenos felinos desde antes de Cristo até os dias de hoje, passando de vigias de celeiros para demônios e parceiross das bruxas, para depois serem reconvocados a expulsar ratos e, aos poucos, serem novamente admirados. Aliás, o status atual é de admiração - não em todo o planeta (basta lembrar da China e Coreia onde ainda são espancados para terem a carne amaciada e abertos ainda vivos para servirem de consumo)... mas os gatinhos estão sim mostrando em boa parte do mundo o quanto são afetuosos, carinhosos, inteligentes, amigos e companheiros pra toda vida.

Voltando à revista, a matéria explica aspectos interessantes do comportamento felino como, por exemplo, serem caçadores até na velhice - leia-se: caçam bolinhas de papel, moscas e outras coisas em qualquer idade. Só para ilustrar, vale comentar da minha gata Dianna que quando "caça" um elástico de prender cabelo (uso aqueles coloridos de tecido bem pequenos), mia alto, como uma condenada, até que eu vá até ela e diga: "Nossa, Dianna... vc caçou o elástico? Que corajosa vc é! Parabéns!". Só assim ela se dá por satisfeita e para de miar. E ainda tem gente que pensa que animal não pensa. Dianna (como outros gatos e animais) não só entende o que é um elogio, como gosta de receber um e o exige se percebe que fez algo, digamos, "elogiável".



A única coisa que me pareceu superficial na matéria foi o final. Comenta-se que ainda temos muito a aprender sobre os gatos porque alguns "costumes" felinos permanecem um mistério para nós, humanos. E cita-se o fato de serem loucos por catnip. Espera um pouco. Nem todo gato gosta de catnip. Na minha casa, aliás, não funciona.  É como humanos com tendência ao uso de drogas e outros não.  No final da matéria tb fala-se que não há pesquisa que explique pq os gatos gostam de abrir portas. Ora... não seria para entrar nos locais ou armários?

E outra dúvida dos pesquisadores: por que será  que as mães movem delicadamente recém-nascidos antes de abandoná-los? Acho que falta informação aqui. Se há abandono há motivo. A fêmea pode ser assustada demais, mãe de primeira viagem ou simplesmente percebe que não poderá cuidar dos filhotes (pode ser devido ao local onde deu cria, por estar doente... qualquer motivo q só ela sabe). E será que foi um abandono de fato? E se a mãe não conseguiu retornar ao local onde deixou os filhotes? Dica aos pesquisadores: vivam com gatos dez, quinze anos... compartilhando cama, mesa e banho... ops... banho nem tanto! E daí irão economizar muito em pesquisas. Bastará observar os bichanos pra perceber que cada um tem seu jeito de ser e viver. Ainda que todos vejam o mundo em azul e amarelo, podem ter certeza que são "50 tons de azul e amarelo"... pra mais!
Fátima Chuecco

2 comentários:

  1. Amei sua colocação!! E qto ao catnip, aqui em casa são dois casais de felinos, e só funciona com os machos! eles ficam alucinados!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Stella... pois é, depende muito do gato, mas os pesquisadores generalizam... acham q se dez gatos gostam de catnip, todos vão gostar. Já tive gato q ficava alucinado com azeitona. Cada bichinho tem sua personalidade e tendências.

    ResponderExcluir

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...