quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A MATA ATLÂNTICA QUE QUASE NINGUÉM VÊ EM FANTÁSTICO LIVRO



 
 
A obra, que contêm cerca de 500 imagens produzidas pelo artista plástico e fotógrafo Antonio Wuo ao longo de mais de dez anos, apresenta uma coletânea de belezas naturais do patrimônio brasileiro. Mesclando textos, fotos, desenhos e pinturas, o autor pretende tocar a sociedade de maneira sensível chamando atenção para a importância da preservação da natureza.
 
A Avis Brasilis, uma das principais editoras de títulos ecológicos e culturais do país, lança em setembro o livro ‘Mata Atlântica – Frágil Exuberância – Um Ensaio Artístico’ do artista plástico e fotógrafo paulista, amante da natureza, Antonio Wuo, que vem se destacando ao longo dos anos pela criatividade e colorido de sua arte. A obra, com cerca de 500 belas imagens de troncos, flores, liquens, sementes, aves, mamíferos, fungos, frutos, orvalhos, insetos - especialmente borboletas e suas metamorfoses, apoiadas por textos poéticos, conta com o patrocínio da Agrichem do Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet nº 8.313/91).
 
 
 
Fruto de um trabalho realizado ao longo de mais de dez anos, é totalmente diferenciado, pois foi idealizado com um olhar sensível à captação de imagens da Mata Atlântica, com fotografias e também desenhos (em grafite e bico de pena) e pinturas (aquarelas e nanquim), sempre com uma descrição sensível e inspiradora do autor, a fim de provocar o leitor e reconduzi-lo ao pensamento sobre a perfeição e a natureza com suas leis imutáveis e suas maravilhas pitorescas.
 
 
 
“As sementes estão lançadas”...“Mata Atlântica: um fantástico universo ecológico de prodigiosa variedade de vidas, entrelaçamentos, sincronismos e interdependências...”, relata Antonio Wuo no início de sua obra. Segundo o autor, esta publicação fomenta a visibilidade às maravilhas da natureza que geralmente permanecem despercebidas, chamando, inclusive, a atenção do leitor para o cuidado que se deve ter à preservação. “Seria quase que impossível mostrar todas as belezas da Mata Atlântica com sua prodigiosa variedade de vidas. Neste livro, é possível conhecer um pouco mais a fundo sobre a fauna e a flora do nosso país e sensibilizar o leitor o quanto é importante ter um olhar mais consciente em relação à natureza, pois se não fizermos nada, talvez nossos netos e bisnetos não poderão mais usufruir desta biodiversidade, que ainda resta”, afirma Wuo. 
 
 
 
É possível identificar no livro a importância que o autor dá para a água e como a natureza não a desperdiça. Há inúmeras espécies de lagartas e o resultado da metamorfose em belas borboletas; as sementes são ilustradas de forma inusitada, mostrando sua importância para o nascimento de flores e frutos; há pássaros em pouso, em movimento e de várias espécies; as folhas também tem destaque importante, pois o autor explica a importância delas para a planta e para o meio ambiente; há um capítulo especial para os fungos, demonstrando suas características, textura, formato e colorido; os insetos, mamíferos e anfíbios também têm sua vez. Por fim, as flores. O autor tenta mostrar a exuberância de flores diferenciadas e pouco vistas no dia a dia. “Folhear este livro, realmente é uma grande descoberta”, comenta Wuo!
 
 
 
O livro, editado em duas línguas - português e inglês – tem 144 páginas, no formato fechado 28x28. Esta obra possibilitará que fotógrafos, amantes da natureza, estudantes, educadores, profissionais do setor e o público em geral tenham acesso a uma série de informações, além de extensa galeria de fotos inéditas, que mostra de uma forma bela e artística a exuberância da Mata Atlântica.
 
 
 
O projeto e a técnica
A linha editorial do livro não prioriza destacadamente o foco naturalista, pois pretende sensibilizar o leitor, por meio de imagens artísticas e textos sensíveis, destacando o belo, o inusitado e o curioso da beleza natural do bioma em questão.
“O grande diferencial deste projeto é a captação de cada detalhe”, complementa Wuo. “Meu objetivo é mostrar ao leitor algo que ele nunca teve acesso ou não tem condições de ver a olho nu. Ou, ainda, que não tenha parado para olhar de perto com tamanha dedicação. Há imagens de folhas, gotas d´água, sementes, flores, insetos, anfíbios, mamíferos, pássaros, entre outras. A maioria foi feita com lentes supermacro, a fim de destacar a beleza e o colorido da fauna e da flora brasileira”, destaca o autor.
 
 
 
Entre uma imagem e outra os textos poéticos remetem a uma sensibilidade, proporcionando aos que apreciam uma conscientização e um entendimento simples, inspirador e emocionante da beleza viva da natureza. São textos como os descritos abaixo, que o autor durante a obra fala sobre gotículas de água, da metamorfose da borboleta e da importância das folhas, por exemplo:
 
  • A natureza jamais desperdiça sequer uma única gota de água imprescindível. Todas são aproveitadas para conceber suas prodigiosas criações, multiplicar vidas, despertar suas sementes, flores, frutos e néctares’.
  • ‘No interior de cápsulas especialíssimas, o corpo da lagarta se liquefaz e uma extraordinária energia reorganiza as moléculas dispersas, formatando outro ser completamente diferente. São insondáveis os mistérios abissais da metamorfose!’
  • ‘A pele rasgada das folhas expõe sua complexa estrutura morfológica. Tendões, artérias, redes de capilares que pulsam, transportam seiva e realizam a fotossíntese fabricando oxigênio vital. Cada folha, um maravilhoso milagre!’ 
 
 
Serviço:
Livro: ‘Mata Atlântica - Frágil Exuberância - Um Ensaio Artístico’
Autor: Antonio Wuo (Textos, Fotografias, Desenhos e Pinturas)
Editora: Avis Brasilis
Páginas: 144 páginas
Formato: 28x28 fechado / capa dura
Idioma: Português / Inglês;
Preço sugerido: R$ 70,00 na loja virtual da Avis Brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...