terça-feira, 23 de setembro de 2014

PASSOU DOS 40 E NÃO ENCONTRA EMPREGO? COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA E/OU SEJA UM EMPREENDEDOR VIRTUAL



 
Em determinados momentos da vida, trabalhar em casa pode ser bom para a carreira, família, saúde, coração e bolso.
 
Apesar da bagagem e experiência, muitos profissionais com mais de 40 anos, não conseguem se recolocar no mercado de trabalho. O frenesi por profissionais jovens leva muitas empresas a cometerem o drástico erro de terem uma equipe que domina novas tecnologias, porém sem maturidade profissional e conhecimento suficiente (técnico, prático e emocional) para fazer uma empresa crescer e, principalmente, manter o crescimento. Mas não é só a tendência em contratar jovens que afasta os profissionais mais velhos do mercado tradicional empregatício. Desconforto com rotina puxada (comum na maior parte das empresas), falta de motivação e perspectiva, pouco tempo para a família ou vida pessoal e insatisfação com cargo e salário também são fatores que fortalecem a ideia de continuação da carreira por conta própria e utilizando as ferramentas digitais ou até mesmo a mudança de carreira. Se antes a ousadia de arriscar e trilhar novos caminhos era "marca" da Geração Y, agora já faz parte da vida dos profissionais com mais de 40.
 
 
A carreira digital, que valoriza o conhecimento, já virou uma grande opção para os mais sêniores. “Aos 40, a pessoa tem muito mais experiências profissionais e pessoais e isso é preciosíssimo no empreendedorismo digital. Com tamanha bagagem, a pessoa pode desenvolver um infoproduto, escrever e-books, dar palestras e treinamentos, tudo isso através da internet”, explica Alan Pakes, um dos maiores especialistas no assunto no Brasil e fundador do CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital, que terá a terceira edição em outubro). Segundo ele, as pessoas hoje ganham muito dinheiro no empreendedorismo digital contando suas próprias histórias e transmitindo conhecimento.
 
 
“Vamos pegar como exemplo um homem casado por mais de 20 anos. Nesse tempo, depois de alguns erros e muitos acertos, ele certamente teve muitos aprendizados. Então, se ele listar cinco coisas que aprendeu e faz até hoje para manter o seu casamento feliz, pode montar um e-book ou um treinamento para casais.” De acordo com Pakes, as vantagens do online se sobrepõem até ao medo de começar uma nova carreira, do zero. “As pessoas hoje em dia estão cada vez mais buscando qualidade de vida. Elas querem ficar próximas da família, ter mais tempo para viajar e poder trabalhar de qualquer lugar do mundo. Para quem já está um pouco cansado do mundo corporativo, do trabalho formal, o empreendedorismo digital cai como uma luva.”
 

MEU EXEMPLO: como jornalista já passei por muitos veículos de comunicação e só tinha tempo para o trabalho. Foi quando comecei a trabalhar em home office que encontrei tempo para projetos pessoais e novos caminhos. Foi quando, por exemplo, consegui publicar meus dois livros "MI-AU BOOK Um Livro Pet-Solidário" e "MI-AUBOOK e Cia"... e tb foi quando comecei a ministrar palestras e cursos sobre jornalismo e assessoria de imprensa - uma atividade que me encantou... e tudo isso, tudo mesmo, fiz pela internet usando as redes sociais. Fátima ChuEcco
 
Sobre Alan Pakes
Alan Pakes, 36 anos, é Engenheiro de Computação, formado pela USP em 2002. É empreendedor e já fundou três companhias: a agência de intercâmbio Invista em Você, a empresa de tecnologia Atrians e a de marketing digital, Digital Summit. Com esta última, organizou o CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital).
 
FIQUE LIGADO!!!
O CONAED foi o primeiro congresso online do Brasil e teve sua primeira edição em setembro de 2013. Em outubro de 2014, será realizada a terceira edição. A proposta é ajudar pessoas a alavancar um negócio existente ou a criar um negócio do zero com o poder da internet.
Alan ensina empreendedorismo e é expert em Marketing Digital. Adicionalmente ao CONAED, ele já fez diversos lançamentos de produtos digitais pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...