quarta-feira, 26 de novembro de 2014

LUCY - Nossa conterrânea!



Há 40 anos, no dia 24 de novembro de 1974, o paleontólogo Don Johanson encontrava o esqueleto mais famoso do mundo apelidado de Lucy. Era de uma espécie ainda desconhecida chamada Australopithecus afarensis - um ancestral dos humanos. O nome Lucy foi dado em homenagem à musica "Lucy in the sky with diamonds", dos Beatles, que tocou no rádio do carro no dia da descoberta. O esqueleto encontrado na Etiópia tem 3,2 milhões de anos e os cientistas resgataram 40% dos ossos de seu ...corpo. 

 Os hominídeos viveram na Terra entre 3,9 e 2,9 milhões de anos atrás. Apresentam uma mistura entre homens e macacos de uma maneira nunca antes vista. Eles mudaram os estudos sobre a evolução: ficou provado que o cérebro grande não foi essencial para o bipedalismo e para o aparecimento do homem. Os Australopithecus afarensis tinham um cérebro de tamanho similar ao de um chimpanzé, mas andavam sobre dois pés. O bipedalismo era uma das características usadas por cientistas para determinar se uma raça era humana ou não. Desta forma, os Australopithecus afarensis eram mais próximos dos humanos do que de outros primatas. Texto e fotos: Portal MSN.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...