segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

GORILLAS DAS MONTANHAS NO OSCAR 2015


 
 
Documentário produzido por Leonardo Di Caprio concorre ao Oscar no dia 22 de fevereiro

Filmado na República Democrática do Congo, “Virunga” não tem atores, mas os próprios ambientalistas e guardas florestais envolvidos na defesa da única “casa” dos gorilas das montanhas

VIRUNGA é um filme forte e comovente que não utiliza atores e nem efeitos especiais. Um  de seus produtores executivos é Leonardo Di Caprio que já demonstrou publicamente uma grande preocupação com os gorilas das montanhas. Virunga concorre ao Oscar de melhor documentário no dia 22 de fevereiro e mostra a dura realidade de gente muito corajosa que defende o Parque Nacional de Virunga,na República Democrática do Congo (RDC) e onde vive a maior parte dos últimos 800 gorilas das montanhas – em menor número eles estão também em Ruanda e Uganda, na área que faz fronteira com a RDC. O documentário traz à tona os problemas de um país que é praticamente esquecido pelos noticiários. Um país que muita gente sequer sabe que existe. Um país repleto de riquezas naturais, mas que vive sob imensa pobreza e violência há décadas.

É nesse clima hostil de guerra civil, onde estão em atividade pelo menos três grupos de rebeldes, que um grupo de pessoas arrisca a própria vida para defender a fauna da Floresta e das Montanhas de Virunga. Entre essas pessoas estão um príncipe da Bélgica ( diretor do Parque há sete anos), um dedicado congolês que cuida noite e dia de gorilas orfãos (e as cenas gravadas com ele e os gorilas são realmente encantadoras), um ex-soldado que foi obrigado a servir aos rebeldes quando criança e uma jovem jornalista que se infiltra em uma empresa que pretende explorar petróleo no habitat de centenas de animais selvagens.
 
 

O Parque Nacional de Virunga é oficalmente Patrimônio da Humanidade, mas sofre com a ação de milícias fortemente armadas, caçadores e empresas estrangeiras interessadas em explorar seus recursos naturais como a SOCO International (que motivou o documentário). A SOCO tem um projeto de explorações minerais bem no “coração” da Floresta de Virunga devido a uma antiga autorização dada pelo próprio governo congolês numa época em que ainda não se tinha dimensão da riqueza da fauna e flora de Virunga, nem de quanto era importante sua preservação.

Denunciada na Europa e para seus grandes acionistas, a empresa disse que retiraria suas máquinas e equipe do local, mas isso ainda não aconteceu. Tem havido pressão do governo britânico, de entidades ambientalistas de peso e da Unesco, mas há temores de que a empresa reinicie suas obras já que concluiu um levantamento sobre como poderia lucrar economicamente com o Parque. O site do filme (virungamovie.com) exibe a seguinte declaração: "Nós estamos pedindo à SOCO para fazer um compromisso por escrito com o governo da República Democrática do Congo para nunca mais trabalhar dentro das fronteiras do Parque Nacional de Virunga."
 
 

Por conta das denúncias e todo o movimento contrário à instalação da SOCO, Emmanuel De Merode, diretor do Parque, foi gravemente baleado numa emboscada no ano passado e quase morreu. Um gerente do Parque foi capturado e torturado, mas também sobreviveu. "O fato é que o contrato inicial com a SOCO, assinado em 2007, diz claramente que eles têm que respeitar as leis de conservação. Mesmo assim eles escolheram adentrar o Parque e essa decisão é ilegal. Com ou sem uma vitória em Los Angeles, durante o Oscar, Virunga certamente tem se tornado um nome na boca de todos e estamos extremamente gratos por todo o apoio contínuo. Nós nunca teríamos chegado tão longe sem esse documentário”, declarou De Merode.
O Parque

O Parque Nacional de Virunga foi fundado em 1925 e é o mais antigo parque nacional da África e, com cerca de dois milhões de hectares, é um dos mais biologicamente diversos lugares da Terra - contém mais espécies de mamíferos, aves e répteis do que qualquer outra área protegida no continente Africano. Foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1979 -190 países concordaram que merecia proteção especial do mundo. Vale ressaltar a miséria e sofrimento do povo da República Democrática do Congo. Os conflitos e a instabilidade persistem hà décadas e afetam especialmente as populações que vivem nas fronteiras com o Parque. Estima-se que cinco milhões de pessoas pereceram desses conflitos ao longo dos últimos 15 anos. Já morreram também 130 guardas florestais.
 
 

O diretor do filme

O diretor do filme, Orlando Von Einsiedel, acredita que “a paz duradoura só virá quando houver uma alternativa melhor: o desenvolvimento econômico que beneficia a muitos, não poucos. Tivemos conhecimento de um plano de desenvolvimento focado em sustentabilidade e incluindo a comunidade local, no qual o próprio diretor do Parque está envolvido e que tem mostrado progressos impressionantes. Assim, quando ouvimos falar de um investidor de fora, alegando que desta vez vai ser diferente e o povo vai se beneficiar das riquezas do seu país, entramos em desacordo. O cenário mais provável é que apenas um punhado de gente fique rica com as atividades da SOCO. A grande maioria dos congoleses continuará sofrendo e o mundo será cúmplice ao permitir que uns poucos lucrem com um Patrimônio Mundial.

Segundo ele, os 190 países - incluindo a República Democrática do Congo - que se comprometeram a aderir às Convenções de Patrimônio Mundial têm a obrigação de fazer cumprir o compromisso assumido há 35 anos para proteger Virunga, uma "fonte insubstituível de vida e inspiração que pertence a todos os povos do mundo. "
 

Curiosidades sobre gorilas das montanhas

São vegetarianos e, apesar do tamanho, são pacíficos. Quando perturbado, um gorila primeiro bate no peito (para exibiur força) e quebra galhos a fim de afugentar o inimigo. Nunca parte pra luta corporal de imediato. É por isso que são facilmente mortos por caçadores.

Eles não copulam com parentes. As jovens fêmeas deixam a família na fase adulta, por volta dos 10 ou 11 anos de idade e buscam abrigo em outro grupo. Pais, filhos, irmãos não copulam entre si.

Todas as famílias de gorilas das montanhas de RDC têm nome e cada um de seus membros também. Os guardas florestais reconhecem cada gorila pelo nariz. Cada um deles tem um nariz diferente.

O filme só pode ser visto no NetFlix. Veja o trailer e saiba mais em

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...