segunda-feira, 25 de maio de 2015

2015 é o ANO DO LOBO-GUARÁ


O Programa para a Conservação do Lobo-Guará em parceria com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil instituiu 2015 como o Ano do Lobo-Guará, animal originário do Cerrado que corre risco de extinção. Infelizmente, justamente em seu ano comemorativo, uma loba-guará foi recentemente aprisionada na cidade de Varginha, Minas Gerais. CRIME: adentrou a cidade em busca de comida. SENTENÇA: passar o resto da vida num zoo embora sua presença seja  fundamental para a perpetuação da espécie em vida livre. Alegação da PROMOTORIA: uma vez que entrou em ambiente urbano não pode mais ser devolvida à floresta (confira depoimento na matéria do Domingo Espetacular do dia 24 de maio). Alegação da Defesa: SEM DIREITO À DEFESA.


Na matéria é comentado que a lobinha de um ano e meio, com toda uma vida pela frente, "não deve voltar ao seu habitat natural". O veterinário do zoo diz que "um animal em contato com ambiente urbano, lixo urbano e cães urbanos não deve voltar à natureza".  Quer dizer que todos os ursos que invadem casas e abrem lixos no Canadá e EUA terão que ir para zoos??? As nossas onças que tb estão começando a invadir as cidades por causa de queimadas e perda do habitat natural tb vão acabar em zoos?

Na mesma edição do programa houve reportagem sobre jiboia resgatada de motor de carro estacionado em faculdade. Diferente da loba, a cobra foi capturada e devolvida à natureza. E assim é com a maioria dos animais silvestres e selvagens que adentram as cidades no mundo todo: são levados de volta ao seu habitat natural, a não ser que estejam doentes ou sem condições físicas de serem libertados. Mas ao que parece, há um interesse em obter uma fêmea para o lobo mantido no zoo, conforme tb é comentado na matéria da Record.


Ninguém tem o direito de prender uma loba que vivia em liberdade. E se havia filhotes esperando por ela? Por que não pode voltar à floresta se tantos outros animais, quando saudáveis, são devolvidos? Contato com meio urbano basta para detê-la? O "Ano do Lobo-Guará" visa a conscientização das pessoas no sentido de conviverem pacificamente com essa espécie animal tão perseguida e caçada. Enquanto isso, Varginha pode estar dando o exemplo contrário, retendo uma loba que é muito mais importante na natureza do que servindo de atração num zoo. Se você também ficou preocupado e quer respostas, fique de olho no portal www.anda.jor.br onde em breve será publicada matéria contando o destino da lobinha. Quem sabe ela volta pra sua verdadeira "casa".

Veja matéria sobre a captura da loba-guará de Varginha em http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/visita-inusitada-perdido-lobo-guara-e-resgatado-em-farmacia-de-varginha-mg-24052015 e veja também o livro de Rogério Cunha com o fotógrafo Adriano Gambalini cujas belas imagens retratam essa espécie tão devastada pelo homem e que continua correndo perigo ao mínimo contato com o ser humano, conforme vimos acontecer recentemente em Minas Gerais.


Um comentário:

  1. POR FAVOR, ALGUÉM SABE ONDE DESLIGA A MALDADE DE MUITOS DE NÓS HUMANOS? JÁ QUE TUDO HOJE É ATRAVÉS DE CLICK QUERO DÁ UM FIM NESSE LADO DESUMANO AGORA, JÁ.

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...