quarta-feira, 4 de maio de 2016

PRÍNCIPE NEGRO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA


EXTRA EXTRA! PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA O PRÍNCIPE DA #CINDERELLA É #NEGRO E BRASILEIRO! #TIAGOBARBOSA DIZ QUE ESTÁ NA HORA DE NEGRO DEIXAR DE FAZER PAPEL APENAS DE ESCRAVO E TRAFICANTE EM NOVELAS E FILMES. A PEÇA ESTÁ EM CARTAZ EM SP.

De fato, após 128 anos da abolição da escravatura, é raro vermos negros protagonistas no cinema ou na TV e, quando são, geralmente é história sobre o período da escravatura. Em geral, tanto em filmes quanto em novelas ou seriados brasileiros, são empregados, bandidos, pobres, escravos... Mister Brown, da Globo tem sido uma exceção, mas tem aquele toque de humor, então não parece ser uma situação que se deva levar a sério. Apresentador de telejornal negro tem em todas as emissoras, mas apresentador de programa não (salvo o Metrópolis).

Fica realmente muito difícil combater o preconceito se isso só é efeito com os adultos. O negro tem que estar inserido no universo infantil. No entanto, heróis, príncipes e princesas são sempre brancos... há séculos... e continuam sendo.

Claro que na época em que essas histórias foram escritas o negro mal era entendido como gente e é natural que, devido a origem dos escritores, os personagens fossem todos brancos. A questão não é essa. A questão é que fica bem difícil combater o preconceito entre adultos se esse problema não for trabalhado na infância. As crianças, brancas e negras, crescem lendo histórias e assistindo filmes onde heróis, príncipes e princesas nunca são negros. Isso fortalece a autoestima nas crianças brancas que conseguem se ver e se identificar com aqueles personagens do bem, mas deixa as negras no vácuo, sem identificação, sem reforço positivo de sua imagem. Então, repaginar os clássicos com heróis, príncipes e princesas negros é muito importante.



A PROPOSTA DAS  HISTÓRIAS DA ÁGHATA BORRALHEIRA É A MESMA, OU SEJA, INSERIR O NEGRO NO UNIVERSO INFANTIL POR MEIO DE UMA GATINHA PRETA. Ela estará em breve protagonizando histórias como da Cinderella em livros para encantar e sensibilizar crianças e adultos. PARTICIPEM E APOIEM ESSA INICIATIVA CURTINDO E COMPARTILHANDO A PÁGINA DA ÁGHATA BORRALHEIRA onde há várias fotos e videos meigos e engraçados.

Matéria sobre Tiago Barbosa em Cinderella no link http://blogdoarcanjo.blogosfera.uol.com.br/2016/05/04/negro-ser-principe-e-grito-rumo-ao-avanco-diz-ator-tiago-barbosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...