segunda-feira, 22 de agosto de 2016

SALVANDO ANIMAIS E PESSOAS COM A DELEGACIA ELETRÔNICA DE PROTEÇÃO ANIMAL



Crueldade contra animais pode indicar sintomas de psicopatia, demonstram estudos do FBI 
Projeto de lei que aguarda apenas sanção do governador Geraldo Alckmin ajudará a mapear estes crimes

Conhecido na “telinha”, Dexter Morgan, protagonista da série americana Dexter, é daqueles personagens que amedrontam só de olhar. E quem o acompanha sabe que o assassino, que trabalha como analista forense de análise sanguínea, começou sua saga de violência matando animais. Depois, passou a assassinar pessoas.
Longe de ser apenas uma narrativa ficcional, são muito comuns os casos de pessoas que torturam e matam animais antes de migrar para vítimas humanas (geralmente crianças, mulheres ou pessoas indefesas). Desde a década de 70, o FBI, a polícia federal norte-americana, estuda a conexão entre maus-tratos aos animais e a violência contra pessoas, por meio de um departamento de ciência comportamental. O órgão analisa as informações das pessoas antes de traçar seus perfis, levando em consideração, inclusive, histórico de crueldade animal.

Segundo informações que estão no livro “Maus-tratos aos animais e violência contra as pessoas”, do capitão da Policia Militar do Estado de São Paulo, Marcelo Robis Francisco, uma entrevista com 36 assassinos seriais realizada pelo FBI mostrou que 36% deles mataram ou torturaram animais e 46% foram cruéis com os bichos durante a adolescência.



Ainda de acordo com um estudo do FBI, 80% dos psicopatas começam matando animais e 88% das famílias que tiveram casos de abuso sexual infantil na década de 80 também passaram por situações de abuso de animais.
Nesse sentido, é ainda mais importante que o governador sancione o projeto que cria a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP). De acordo com o parlamentar, a delegacia não apenas incentivará e facilitará as denúncias de maus-tratos, como também gerará um mapa da crueldade contra animais em São Paulo, identificando os tipos de crimes mais comuns, localidades com mais denúncias e perfil dos agressores, que possivelmente podem apresentar indícios de psicopatia.

“Esse portal servirá, também, para traçar um mapa estadual da criminalidade contra os animais, estabelecendo, dessa forma, diretrizes para coibi-los e punir de modo exemplar, contribuindo para a diminuição da impunidade e para que possamos reivindicar o aumento das penas nesses casos, ajudando, ainda, na prevenção de crimes contra pessoas” - afirma Feliciano.

Sanção do governador
O projeto de lei de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP), que cria a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal no Estado de São Paulo (DEPA), aguarda apenas a sanção do governador para entrar em vigor.
A matéria teve sua redação final aprovada no último dia 12, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), e foi enviada ao Palácio dos Bandeirantes. O governador Geraldo Alckmin tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.
Se virar lei, o Estado ganhará um portal dentro do site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ligado às Polícias Civil e Militar, no qual qualquer pessoa poderá fazer denúncias de maus-tratos a animais, inclusive postando fotos e vídeos. A Secretaria de Segurança Pública terá, então, até 10 dias para entrar em contato com o denunciante e informar o andamento da apuração.
Texto: Viveiros/Feliciano Filho

AJUDE!!! Publique uma foto do seu bichinho com as hastags #querodepa e #depasalvavidas e colabore para que essa Delegacia saia do papel e comece a funcionar logo!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...