terça-feira, 18 de julho de 2017

A VIDA DAS COBAIAS ESTÁ EM NOSSAS MÃOS... PARTICIPE JÁ!!!! RESTAM POUCOS DIAS!



MOTIVOS PARA ACABAR COM AS COBAIAS NO ENSINO

Primeira coisa
Definição de cobaia - criatura indefesa que, contra sua vontade, é submetida a dolorosos processos
Simulador - criatura inanimada que substitui por completo uma cobaias e permite que os procedimentos sejam feitos exaustivamente garantindo mais segurança ao futuro médico ou veterinário

O governador de SP, Geraldo Alckmin, tem até o dia 26 de julho para aprovar ou rejeitar o PL 706 (ou Lei Anticobaias no ensino, do deputado estadual Feliciano Filho (PSC). Está em nossas mãos a vida de milhares de criaturas indefesas, que vivem um holocausto diário repleto de medo, dor e angústia. Estamos falando de animais usados em aulas práticas, que podem e devem ser substituídas pelos métodos modernos, muito mais seguros e eficazes para o ensino. O PL 706 não se refere ao campo da pesquisa científica.

COMO PARTICIPAR:
Assine e compartilhe essa PETIÇÃO com urgência:  http://felicianofilho.com.br/peticoes/sancionaalckminpl706   

Participe do ATO NA FRENTE do Palácio dos Bandeirantes na sexta, dia 21, das 17 às 22h (Av Morumbi 4500). Veja detalhes em:

https://www.facebook.com/events/321692828290604/?acontext=%7B%22ref%22%3A%2222%22%2C%22feed_story_type%22%3A%2222%22%2C%22action_history%22%3A%22null%22%7D&pnref=story 

ESCREVA no facebook do governador https://www.facebook.com/geraldoalckmin/ as hashtags #SancionaAlckminPL706 e #LeiAntiCobaias

E veja porque é importante, tanto do ponto de visto ético quanto do educacional, libertar as cobaias do ensino (não da pesquisa científica... por enquanto): 



1 - MAIS NENHUMA UNIVERSIDADE MÉDICA DOS EUA E CANADÁ USA COBAIAS NO ENSINO, INCLUINDO AS TRÊS MELHORES DO MUNDO

Segundo o Comitê de Médicos para a Medicina Responsável (com sede em Washington), das 202 faculdades médicas existentes nos EUA e Canadá, mais nenhuma usa cobaias em aulas práticas desde 2016. Instituições conceituadas, como Harvard, Stanford e MIT utilizam métodos modernos que permitem aos alunos treinarem procedimentos exaustivamente e, com isso, adquirirem muito mais destreza - elas ocupam as três primeiras colocações no ranking mundial  https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2016

                             Cachorro falso e verdadeiro
2 - No Brasil várias universidades estão deixando de usar cobaias
Em cursos de Veterinária:
USP
PUC CAMPINAS
ANHEMBI-MORUMBI
UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
FACULDADE DAS AMÉRICAS

Em cursos de Medicina:
FMABC – FACULDADE DE MEDICINA DO ABC (não usa desde 2007 e está entre as cinco melhores do Brasil segundo o MEC)
UNINOVE (adquiriu recentemente Núcleo Integrado de Simulação)
FMU FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
UNIMES UNIVERSIDADE DE MEDICINA DE SANTOS



3- Faculdade de Medicina do ABC não usa cobaias há 10 anos

Dr Afonso Oetting Jr, Prof Adjunto de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina do ABC (que já atingiu a nota 5, nota máxima do Enat e  está entre as 5 primeiras avaliadas pelo MEC) explica:
“Desde 2006 usamos técnicas com cães congelados advindos de hospitais veterinários da região. Do segundo ao quarto ano os alunos treinam cirurgias diversas, cirurgias de urgência e endoscopia utilizando esses animais devidamente preparados.
Treinam traqueostomia, arteriotomia, drenagem de tórax, pulmão cardiológica, laparostomias, biópsias hepáticas e colostomia.
Além desses animais preparados temos também modelos experimentais que passaram a substitutir por completo o uso de animais vivos no curso de medicina”.



4 - Simuladores até sangram e permitem diversas cirurgias


Os simuladores, tanto em 3D quanto os físicos, são o futuro das aulas de anatomia humana e animal. Os bonecos sintéticos possuem textura e densidade similares as estruturas anatômicas reais e contêm todos os sistemas e órgãos, permitindo a realização de cortes, suturas, dissecações, entubações e podem até mesmo sangrar durante uma cirurgia.
Os simuladores bovinos têm tamanho natural e complexo sistema de órgãos internos que permitem a prática de apalpação cólica e parto, entre outros procedimentos.

O simulador canino permite o treinamento de Traqueostomia e Cricotirotomia, bandagem, entubação, suturas e ressuscitação boca-focinho. Simula trauma e oferece acesso jugular e vascular.


Simulador de cirurgias - Procedimentos tais como cirurgias abdominais, raio X, estabilização espinhal, entre outros. 



5- Além de desnecessários, usar animais no ensino havendo métodos substitutivos, é crime

É o que diz o Juiz Dr. Anderson Furlan – juiz federal da 5ª Vara Maringá/PR:
“Existe uma indústria de sofrimento totalmente contrária à Lei 9.605 que deixa bem claro que é crime utilizar animais vivos quando existem métodos substitutivos. Empresas lucram com a criação e venda de cobaias, e os professores recebem verba e bolsas para estudos com animais vivos. Mas se existe método alternativo é crime usar animal vivo. Não há escapatória para essa conclusão. Além do mais, o uso de animais vivos no ensino não é requesito obrigatório para obtenção do diploma *”
*Com a carta de objeção de consciência, vários profissionais se formam hoje sem o uso de cobaias, provando que o ensino ético não só é possível como também é validado pelo MEC
A Lei Federal 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), em seu artigo 32, parágrafo 1º, estabelece que é crime a realização de procedimentos dolorosos ou cruéis em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Conheça o PL 706 na íntegra: http://felicianofilho.com.br/leis/projeto-de-lei-7062012-restringe-a-utilizacao-de-animais-em-atividades-de-ensino-no-estado-de-sao-paulo-sem-prejuizo-de-proibicoes-e-sancoes-previstas-em-outros-dispositivos-legais-municipal-esta/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...