domingo, 29 de outubro de 2017

PLANETA DOS MACACOS NO NOW - SHOW DE FILME!



Excelente e Belíssimo Filme! Quem perdeu O Planeta dos Macacos – A Guerra no cinema pode ver no Now da Net. Megarecomendo. Assisti ontem e adorei o filme sob vários aspectos: história, cenário, maquiagem, atores, trilha sonora... tudo. Já tinha me impressionado com O Planeta dos Macacos – A Origem e O Confronto e esse terceiro filme da série para o cinema tem ainda mais elementos para elogiar.



O diretor tomou o cuidado de respeitar o Planeta dos Macacos Original, na sua essência, e tratou de explicar melhor o que aconteceu com a humanidade e como se deu a tomada do planeta pelos macacos. E fez isso de uma forma muito inteligente. Lembram que na série antiga havia uma sociedade humana sob a terra que tinha sido afetada por um vírus que não fazia mal aos chimpanzés? Mas havia outros humanos, saudáveis, que eram caçados pelos macacos. Na versão nova aparece uma explicação muito convincente.

Também existe um “link” com a série antiga introduzindo dois personagens: Cornelius (que é um dos símios que defendem os humanos no filme original) e Nova (a humana belíssima capturada junto com os astronautas). Só que nessa versão eles ainda são muito jovens. Achei bárbara a ideia de lincar a versão atual com a antiga por meio de personagens.





Tem ainda um novo personagem, o Bad Ape ou Macaco Mau, que passou a vida num zoo. A interpretação é nota DEZ assim como a do líder CESAR que aperfeiçoou ainda mais as expressões faciais. Tem emoção do começo ao fim. Quem gosta de primatas vai vibrar o tempo todo porque muitas são as reviravoltas. E vale ressaltar o enredo. Perfeito! Rico em detalhes. Show de atores. Show de filme.



Não sei se a intenção é de fazer um quarto filme dando continuidade à história ou se a introdução de Corneluis e Nova teve apenas o objetivo de “homenagear” a séria antiga que, aliás, foi também muito marcante. Assisti quando adolescente na TV. E uma cena que jamais esqueci é a do astronauta (Charleston Heston) com Nova num cavalo, se deparando com a estátua da Liberdade soterrada quase que por completo. Não lembro nem o que comi ontem, mas lembro com perfeição da belíssima cena e do rosto dos atores.



A Origem, O Confronto e A Guerra (os três filmes da nova versão) têm também cenas memoráveis e uma sofisticação na comunicação dos símios (por expressões, fala e linguagem de sinais) que merece um prêmio! Eu daria o Oscar!

E o mais incrível é que, embora seja uma ficção, nem é tão ficção assim nos dias de hoje. Pra começo de conversa, vários chimpanzés, gorilas e orangotangos já dominam a linguagem dos sinais. São expressivos, emotivos, muito inteligentes e em plena evolução. Se vivessem conosco nas cidades já estariam escrevendo e lendo (mesmo que apenas por sinais). Já estariam fazendo música e outras formas de arte. Usar computador muitos deles já sabem. Basta só um empurrãozinho e eles se tornam gente. Mas não preciso esperar esse dia, pois, nunca tive dúvidas. Pra mim, macacos sempre foram e continuam sendo pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...