quarta-feira, 15 de abril de 2020

Será que os vírus são de outros planetas? Há vida em MARTE e ela será trazida para cá!

                                               Wikilmages/Pixabay

Um sonho que tive em 2019 mostra, em detalhes, uma pandemia ainda pior que a da covid-19. Serão de outros planetas os vírus que enfrentamos hoje ou que ainda enfrentaremos futuramente em decorrência da exploração espacial? Penso que toda vez que lançamos algo no espaço e trazemos de volta estamos sujeitos a trazer algum vírus ou bactéria mortal.

Sonhei que uma sonda retornou de Marte e trouxe um tipo de bactéria que rapidamente se instalou nas pessoas entrando pelas vias aéreas. Invisíveis e desesperadas por sobreviver num planeta estranho, essas bactérias tentaram a sorte nas pessoas.  Algumas horas depois de serem "respiradas" elas aniquilavam todo os sistema digestivo e também o sistema nervoso.

Então o primeiro sintoma era o infectado ter um jato violento de vômito. Depois disso ficava apático... quase um zumbi. As pessoas infectadas deixavam de comer, beber, falar e apenas vagavam pelas ruas ou sentavam em algum canto até morrerem uns dois a três dias depois por falência múltipla dos orgãos.

No sonho eu pude entender exatamente do que se tratava. Na verdade, essa reação não era boa nem mesmo para os microorganismos invasores que lucrariam muito mais com um corpo onde pudessem viver por muitos anos ou até a morte natural do hospedeiro. Mais ou menos o que acontece com as bactérias que existem em nosso corpo mas não nos fazem mal. Nosso corpo é "casa" de muitos microorganismos que não são uma ameaça.

Provavelmente os microorganismos de Marte também não eram uma ameaça para a civilização de lá. Talvez convivessem bem. Mas uma vez na Terra, com outro ambiente físico, essas bactérias sofreriam as consequências de "entrar" em corpos incapazes de suportá-las por muito tempo - nós e talvez demais mamíferos ou outros animais.

                                                     Foto Hany Alashkar/Pixabay

No sonho eu vi nitidamente as pessoas com aspecto de zumbi... pálidas ou bem amareladas (por conta do ataque primário ao fígado)... elas se tornavam apenas corpos andando pra lá e pra cá... não pareciam mais ter consciência de si mesmas. Às vezes andavam em dupla talvez por alguma leve lembrança de parentesco. E sucumbiam aos final de dois ou três dias.

A diferença dos infectados do meu sonho com os zumbis dos filmes é que eles não atacavam pessoas sadias. Não buscavam sangue. Apenas definhavam. Mas num processo adaptativo talvez essas bactérias conseguissem algum tipo de manobra nos infectados fazendo-os buscar algum "alimento" para manter o corpo vivo por mais tempo... talvez sangue. Uma manobra de sobrevivência das bactérias para poder "morar" nos corpos por mais tempo. Só uma hipótese que me ocorre.

E isso tudo não é lunático... absurdo. Imagine nossos microorganismos indo para outros planetas e fazendo um ataque parecido na civilização nativa. Aquilo que para nós é normal, que não nos deixa doente, certamente poderia aniquilar rapidamente toda uma outra civilização.

Sabe aqueles lactobacilos que as pessoas adoram tomar porque faz bem ao intestino? Poderiam matar outras civilizações.

Por isso que digo que tem vida em MARTE e essa vida já veio pra cá ou em breve será trazida para a Terra com consequências inimagináveis. 

E me ocorre também que, supondo que algum tipo de vida (talvez humanóide) em Marte tenha sido extinta, pode ter sido justamente em decorrência da exploração espacial... talvez os marcianos também tenham enfrentado uma bactéria que não existia no planeta deles.  E hoje, os microorganismos que lá restaram estão famintos em busca de novos hospedeiros.

MAS ESSE SONHO SERIA POSSÍVEL?

Uma  matéria do UOL que pode ser lida acessando AQUI  fala que nos anos 70 houve uma experiência para saber se havia vida em Marte. Uma sonda depositou nutrientes no solo do chamado "Planeta Vermelho" para ver se eram consumidos. Foram! Mas numa segunda experiência não houve consumo e a NASA resolveu esquecer o assunto.

Não devia, pois, até mesmo uma vida invisível aos nossos olhos pode causar grande impacto na nossa civilização se for trazida para cá por uma sonda espacial, por exemplo. Isso porque nosso organismo pode ser destruído por micróbios, bactérias ou vidas minúsculas de outros planetas.

                                                   Wikilmages/Pixabay

Quem assistiu Guardiães da Galáxia vai entender o que estou dizendo.

Logo no início do filme o protagonista chega a um planeta onde visualmente não se detecta nada. Mas ele tem uma lanterna que uma vez acesa mostra pessoas indo e vindo, toda uma cidade habitada. Os nativos também não podem vê-lo. Mais ou menos assim: para vermos dentro do nosso corpo é preciso um Raio X. Daí podemos ver pulmão e outros orgãos. Mas a olho nu não é possível ver o que existe dentro da gente.

                                                   Foto: Alexander Antropov/Pixabay

BEM PROVAVELMENTE EXISTEM SERES EM OUTROS PLANETAS QUE NÃO PODEM SER VISTOS A OLHO NU. 

Aliás, é praticamente certo que assim seja. Somente com um aparelho especial (tipo a lanterna do Guardiães da Galáxia) talvez seja possível visualizar outras civilizações. E algumas delas podem ser minúsculas, até microscópicas para nosso campo de visão.

                                                Foto:  Stefan Keller/Pixabay

Por isso a NASA nunca deveria ter ignorado seja lá o que for que consumiu os nutrientes deixados em Marte nos anos 70. Isso sem falar que, de volta à Terra, uma sonda dessas, que teve contato com o solo de Marte, poderia facilmente trazer para cá microrganismos talvez fatais para nós, como virus ou bactérias para os quais não temos defesas naturais.

Os Zumbis são PURA ficção?


                                                   Foto: Ahmadreza heidaripoor/Pixabay


A partir do sonho narrado acima, entendi melhor porque tem tem tanto filme mostrando os zumbis como uma doença do futuro... e talvez um futuro breve. São muitos esses filmes em que a humanidade se torna toda zumbi... seriados como Walking Dead e longa-metragens como Guerra Mundial Z. Por que? Estarão os cineastas intuindo o mesmo destino aos humanos? Talvez sim... esperamos que não.


                                            Micróbios de solo - Foto Malucero/Pixabay


Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...