quarta-feira, 29 de abril de 2020

Veja Vídeo da Campanha Internacional "TIRE AS PANDEMIAS DO CARDÁPIO" que reúne Jane Goodall, Peter Singer e Bill Gates



A organização internacional Million Dollar Vegan acaba de lançar a campanha “Tire as pandemias do cardápio” com conhecidos e respeitados personagens da ciência, medicina, proteção animal e celebridades em geral como Bill Gates, o filósofo e professor de Bioética Peter Singer e a primatologista Jane Goodall. O vídeo, que conta com depoimentos bem consistentes de especialistas, mostra a relação da ingestão de carne com o surgimento de doenças cada vez mais graves e incontroláveis. No Brasil a campanha recebe apoio de ativistas da causa animal como Luisa Mell e da Associação Brasileira de Médicos Vegetarianos (ABMV).

O video com legendas em português pode ser visto AQUI

Ou no original Abaixo:


Quero ressaltar a participação do Dr Neal Barnard, presidente do Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável. Para o Dr. Barnard, “tirar os animais do nosso prato ajudaria bastante a evitar pandemias futuras, ao mesmo tempo em que melhoraria nossa saúde e nosso meio ambiente”. Em 2018 fiz duas matérias sobre o Comitê sendo uma de entrevista com um dos médicos que dirige a instituição. Veja  AQUI  e AQUI

Destaco também a participação do Dr Peter Li, professor associado de Política do Leste Asiático na campanha. Foi ele quem salvou o gatinho Huru de um matadouro em Yulin na China junto com uma equipe da HSI – Humane Society International
A foto de Huru pendurado nas grades do matadouro rodou o mundo na época e eu fiz uma matéria sobre o destino dele depois do resgate.

Uma história incrível que pode ser lida AQUI

Veja o ANTES e o DEPOIS do gatinho HURU:



Entenda porque médicos e cientistas afirmam que o consumo de carne leva a pandemias como as que enfrentamos agora:

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos 75% das doenças infecciosas emergentes são provenientes de animais. “As pandemias de gripe continuarão se insistirmos em amontoar animais para nosso consumo”, afirma o Dr. Kraselnik, apoiador da Million Dollar Vegan.


A Million Dollar Vegan acredita que “nunca houve momento mais importante do que o atual para uma reavaliação do relacionamento das pessoas com os animais, bem como para adotar uma dieta à base de vegetais e aderir à campanha global #tireaspandemiasdocardapio”.

Para Naomi Hallum, diretora da Million Dollar Vegan, a Covid-19 é um duro lembrete de que toda a vida no planeta está conectada. “Portanto, se desejamos preservar nossas próprias vidas, devemos nos esforçar para preservar a vida de todos. Se continuarmos a ameaçar os animais selvagens, dizimando seus hábitats, capturando-os e aprisionando-os em mercados – e se continuarmos criando animais em fazendas insalubres, transportando-os por longas distâncias –, não haverá como evitar uma nova pandemia no futuro”.


A médica pediatra e nutróloga Dra. Fernanda de Luca, presidente da ABMV, também afirma que “uma alimentação baseada em legumes, verduras e frutas contém todos os nutrientes necessários para um ótimo funcionamento do nosso sistema imunológico, e um sistema imunológico competente é capaz de combater qualquer infecção, inclusive a infecção pelo coronavírus”.

Pandemias e sua ligação com consumo de animais:

Segundo a Million Dollar Vegan, "a longa história de exploração de animais em busca de carne, leite, ovos e peles significa também uma longa história de doenças graves e mortes generalizadas de pessoas".

“Acredita-se que a tuberculose tenha sido adquirida com a domesticação de cabras; a coqueluche, de porcos domesticados; a febre tifoide, das galinhas; a hanseníase, de búfalos; e o vírus do resfriado, de vacas ou cavalos”

E mais:

“A pandemia de gripe de 1918, que matou de 50 a 100 milhões de pessoas, veio de aves. Em 2003, o vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) pode ter tido origem em mercado de animais vivos. Em 2009, veio a gripe suína (H1N1) com origem possivelmente nos porcos e  que infectou cerca de 60,8 milhões de pessoas. Em 2012, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), surgiu diretamente da exploração industrial de camelos no Oriente Médio. Em 2013, a gripe aviária (H7N9) emergiu de aves domésticas”

Participe e apoie repassando o vídeo e usando as hashtags                                                                    #tireaspandemiasdocardapio #Takepandemicsoffthemenu 

Foto de abertura Susanne Jutzeler/Pixabay

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora





Um comentário:

  1. Que pena que tantos bichinhos tenham.sido sacrificados em vão! Será que o ser humano ainda vai se conscientizar?

    ResponderExcluir

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...