sexta-feira, 15 de maio de 2020

É bom dar ração úmida para os gatos e usar potinho alto. Veja dicas de consumo!




Já se imaginou comendo a vida toda somente ração seca? Pedrinhas de manhã, no almoço e na janta... pedrinhas o dia todo. Embora as rações secas já sejam produzidas de forma a oferecer os nutrientes necessários, dar todo dia um pouco de ração úmida é bom também.

“Os alimentos úmidos melhoram a ingestão hídrica diária dos gatos, favorecendo uma boa saúde do seu trato urinário inferior” explica a médica veterinária especialista em felinos Lina Sanz, parceira da Mars Petcare no Brasil. Segundo ela, pela sua quantidade de água, de 60 a 90% da composição, esse tipo de alimento auxilia na prevenção de problemas de saúde que acometem muitos felinos, além de ser mais palatável para os animais.

“Os alimentos úmidos, sachês ou enlatados, durante muitos anos foram considerados petiscos por veterinários e tutores, mas o crescente interesse pelos úmidos no Brasil vem desmistificando esse conceito equivocado e a indicação desse alimento completo e balanceado tem sido mais frequente”, complementa.


“Gatos são animais exigentes e extremamente curiosos, que exploram e observam o mundo ao seu redor e isso também deve ser refletido em sua alimentação. Por ser feito basicamente de proteína e água, os alimentos úmidos não possuem conservantes, nem aromas artificiais, entregando mais sabor e benefícios para os felinos” conta Eduardo Lima, diretor da Mars Petcare.   

MAS ATENÇÃO:
O ideal é oferecer o alimento seco separado do úmido, cada um num pratinho. Misturar as duas rações pode significar prejuízo porque, as vezes, o gato não come tudo e, além disso, o que fica no pratinho estraga. Daí o gatinho pode querer comer de novo mais tarde e terá acesso a uma comida que já não está mais em condições ara ser consumida.

Dica de consumo
Eu faço assim com minhas gatas: pela manhã, logo que a gente acorda, abro um sachê e divido entre elas. Geralmente as carnes vem em pedaços meio grandes e por isso a grande maioria dos gatos só lambe o caldinho e não come a parte sólida. Então eu corto as carnes em minúsculos pedacinhos antes de dar a elas.Cada uma come meio sachê. Do lado do sachê tem um potinho de ração seca porque uma de minhas gatas gosta de alternar a comida úmida com a seca. Elas só comem o sachê pela manhã.



Potinho alto é mais confortável e também ajuda na digestão

Em primeiro lugar é bom lembrar que potinhos de comida para gatos nunca devem ser deixados ao lado da caixa de areia. Os gatos são muitos higiênicos e não gostam de misturar “banheiro” com “cozinha”.

Às vezes os gatos começam a fazer suas necessidades fora das caixas de areia e seus tutores acham que é mau comportamento. Mas se os potinhos de comida estão ao lado da areia o motivo é esse.

E quanto aos potinhos? Devem ser baixos ou altos? 

Segundo Luana Sartori, veterinária da Nutrire, “devemos analisar os felinos por sua ancestralidade”.
Ela explica: “Observando o gato anatomicamente percebemos que não é confortável alimentar-se ou tomar água com a barriga encostando no chão – que é como eles comem com os potinhos baixos. Ocorre uma compressão do estômago, o que faz com que comam menos ou recusem o alimento.
Vômitos ou refluxos frequentes podem ser consequência do desconforto estomacal na hora da alimentação, visto que pode ser até doloroso comer em pé – o que alguns gatos fazem com os potinhos no chão”.

E complementa: “Os potinhos, tanto de comida quanto de água, devem ficar na posição que ocasione mais bem-estar ao felino. Tudo indica que o ideal é o comedouro na altura do peito do gato (ou do cotovelo). Se o tutor não tiver condições de comprar um comedouro novo, pode elevar a vasilha com uma caixa, pois o efeito é o mesmo”.

Dica de compra
Além de ser mais alto garantindo maior conforto para os gatinhos se alimentarem, o potinho Mr Bigode (foto acima), que vende em algumas pet shops, é antiformigas e tem o pratinho côncavo. Assim, a ração fica sempre no meio e não é jogada para fora já que os gatos têm por hábito ir lambendo e afastando a comida, seca ou úmida, para as laterais dos pratinhos. O design do comedouro evita ainda o contato dos bigodes com as bordas do pratinho. Depois que eu passei a usar esses potinhos nunca mais usei outros porque percebi que minhas gatas aprovaram. 

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora

2 comentários:

  1. Achei o seu artigo muito bom, eu própria passei a fazer isso com o novo gatinho, cá de casa.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse artigo!
    Pena que a minha gata não gostou de nenhuma ração molhada que comprei para ela.
    Tem alguma a me indicar? Quem sabe ainda não ofereci sua sugestão!?

    ResponderExcluir

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...