sexta-feira, 31 de julho de 2020

DIA MUNDIAL DO GUARDA FLORESTAL. Vamos cumprimentar os heróis que protegem os gorilas


Na foto estão as gorilas Ndakazi e Ndeze - sim elas ficam de pé como pessoas - e alguns dos guardas florestais da República Democrática do Congo (RDC). À direita e na foto menor (ao centro) está Patrick com Ndakazi que possuem uma ligação muito especial. As duas gorilas da montanha e mais outros dois gorilas da mesma espécie vivem na creche dos gorilas orfãos. Todos os quatro foram resgatados quando pequenos depois de seus pais serem mortos por caçadores no Parque Nacional de Virunga (RDC).

Patrick tem publicado em seu Facebook várias fotos e vídeos muito interessantes e também emocionantes, principalmente com Ndakazi que hoje está com 13 anos. Ela é muito curiosa, gosta de observar coisas que Patrick mostra no celular e adora fazer selfies. Ndakazi só faltar falar! 

O material produzido por Patrick e outros guardas florestais tem chamado a atenção de pessoas do mundo todo para a delicada situação dos gorilas das montanhas (dos quais só restam mil indivíduos) e também dos guardas florestais, sendo que muitos já perderam suas vidas defendendo os gorilas.  E hoje, 31 de Julho, é o dia deles: Dia Mundial do Guarda Florestal!

Com a pandemia tudo ficou muito pior porque o turismo local foi suspenso e a floresta ficou com o acesso facilitado para caçadores. Por isso, campanhas têm sido feitas para arrecadar recursos que possam auxiliar as famílias dos guardas mortos e dos heróis que continuam numa batalha diária. 

E quando a gente vê cenas encantadoras como essas com Ndakazi bate uma vontade enorme de proteger essas enormes e gentis criaturas. A ONG Virunga.org recebe doações em dinheiro e vende artigos como camisetas em homenagem aos gorilas e aos guardas florestais.  Esse trabalho pode ser visto no Facebook acessando AQUI

Para acompanhar o incrível cotidiano de Ndakazi, Ndeze e os outros gorilas no orfanato acesse o facebook de Patrick AQUI

Aproveite e dê os parabéns ao Patrick lá na página dele. 
O meu expresso por aqui: Obrigada por esse corajoso, importante e lindo trabalho que você e seus companheiros realizam!

Fátima ChuEcco
Jornalista/Escritora 


2 comentários:

  1. Parabens por proteger essas criaturas de Deus. E a vcs guardas florestais sintam-se abraçados por um brasileiro,de Parintins-amazonas...numa região da maior floresta tropical do mundo-Floresta Amazônica.
    Graaaaaaande abraço a todos Guardas Florestais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e gratidão por esse fundamental trabalho de proteção, cuidado e amor aos animais e meio ambiente. Desejo que esse belo exemplo toque o coração de outras pessoas e você consiga ajuda.

    ResponderExcluir

DIA MUNDIAL DO GUARDA FLORESTAL. Vamos cumprimentar os heróis que protegem os gorilas

Na foto estão as gorilas Ndakazi e Ndeze - sim elas ficam de pé como pessoas - e alguns dos guardas florestais da República Democrátic...