segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UM MOVIMENTO QUE MOBILIZA CRIANÇAS PARA O BEM PELA ARTE



                           Onça Pintada de Vitor Paulo - 8 anos
O MICA - Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte foi criado em 1992 com o objetivo de incentivar crianças e jovens a se expressarem por meio da Arte. As atividades são realizadas em espaços cedidos e desenvolvidas por um grupo de professores voluntários, que tentam contribuir com a sua parte na sociedade. “Não há sede, não há patrocinadores e nem existe ligação a nenhuma filosofia política ou religiosa. Queremos criar oportunidades com a arte-educação para que crianças e jovens tornem-se adultos mais criativos, produtivos e, principalmente, mais felizes”, diz Maria José Soares, fundadora do MICA.

                                                     Bandeira de Pedro Tapigliani
A filosofia de trabalho do MICA é que todo ser humano nasce com potencial para se expressar através de alguma modalidade de Arte. Por isso a arte é a mais primitiva, natural e espontânea forma de comunicação. Porém, no MICA, não há a preocupação em descobrir “artistas-mirins”. O mais importante é gostar e querer desenhar, pintar, modelar, dançar, cantar, representar. O trabalho voluntário do MICA acontece em oficinas programadas em escolas e instituições, parcerias em bolsas oferecidas por escolas de arte, divulgação de atividades gratuitas em espaços culturais e concursos de arte em níveis nacionais e internacionais.

                                                             Ninho de Julio Eduardo

Um deles, o Concurso Internacional “Arte pela Paz”, aberto a jovens de 4 a 16 anos, já está em sua 16ª Edição e o tema desse ano é “Arte pelo patrimônio histórico de meu país”. A entrega dos prêmios será em 1° de dezembro no Museu Octávio Vecchi do Horto Florestal (Rua do Horto, 931 - Tremembé – SP) às 10h. Na edição passada, quando a entidade completou 20 anos de idade, o tema foi “Arte com as cores do meu país” (veja os desenhos vencedores intercalando esse texto). O mesmo concurso já abordou outros assuntos como Arte pelas Águas do Planeta, Arte pela Gentileza e Arte pela Valorização da Vida Animal.

                                                    O Dia der Aluizio Silva

Além das exposições e apresentações em São Paulo, o MICA realiza um intercâmbio de mensagens através das artes plásticas e do canto coral com crianças e jovens de outras cidades do Brasil e do exterior. Cada criança que participa das atividades promovidas pelo MICA é, portanto, um cidadão do mundo, e, como tal, tem a missão de criar e apresentar obras com mensagens que conduzam à busca de melhor qualidade de vida para cada indivíduo, até o entendimento entre os povos de diferentes nações.

                                                             Águas de Felipe Yamada

“Depois de criar o MICA, tive muitas surpresas com aqueles que passaram a participar das atividades. São crianças que só conseguem expor suas emoções através da arte! Jovens que descobrem seus verdadeiros valores  e ideais! Pais que passam a conhecer melhor seus filhos! Professores que descobrem e passam a desenvolver o potencial latente de seus alunos! Diante desses resultados, o MICA transformou-se numa ação independente onde a vontade de centenas de crianças e jovens e de um grupo de professores voluntários, faz com que, a cada encontro, haja um diálogo na sintonia da arte”, complementa Maria José. CONHEÇA AS ATIVIDADES DO MICA no site http://artmica.blogspot.com

                                        A Cara do Brasil de Eduarda Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...