terça-feira, 26 de outubro de 2021

PROCURE o GATO PERDIDO BEM PERTO de CASA: Frederico é o típico exemplo. Leia!


Quando Frederico fugiu pelo portão da frente de casa, em SP, a tutora Ingrid se desesperou. Pudera! Quem não fica com o coração na mão quando o gatinho some? E eles parecem, de fato, evaporar, porque a gente olha tudo e não vê nada. A questão é: saber procurar.

Ao ver o post da Ingrid, que por acaso mora muito perto de mim, intuí que pelo pouquíssimo tempo de desaparecimento (uma noite), era ainda mais provável Frederico, Fred para os íntimos, estar bem perto de casa. 

Quando falei com a Ingrid pelo celular, ela estava fazendo uma ronda de carro atrás do gato e foi isso que me preocupou porque um precioso tempo estava sendo investido da maneira errada.

Então orientei a Ingrid a retornar e checar a vizinhança. E adotar aquela boa e velha dica: areia com o xixi do gato perdido ou de outro gato que mora na mesma casa, na frente e nos fundos da casa para ajudá-lo a sentir o cheiro e caminhar na direção certa.

Vale lembrar que cães e gatos adotam posturas totalmente diferentes quando fogem. Em geral, cães tendem a sair correndo pelas ruas e chegam a andar quilômetros num só dia. Gato não. Gato se enfia nas proximidades e, muitas vezes, nas casas vizinhas - com exceção deles entrarem no motor de um carro e daí sim irem parar bem longe.

Fred deu sinal de vida de madrugada miando socorro:

"Eram quase 5 da manhã e ouvi o miado bem rouco. Ele estava no muro da minha casa que aumentamos justamente para os gatos não saírem e, consequentemente, ele não conseguiu descer para o nosso quintal", conta a tutora.

Estava molhado por causa da chuva, assustado... com carinha de quem não gostou nada-nada da aventura. Certamente passou os dois dias em alguma casa bem colada a sua, mas tão escondidinho que ninguém viu. Também pode ter ficado preso acidentalmente por dois dias e ao conseguir sair correu pra casa.

O sonho de Ingrid aponta para a segunda hipótese:

"Por incrível que pareça sonhei com ele tentando voltar. Não lembro detalhes, mas aparentemente ele estava preso e tentando sair de onde estava".

Fred se comunicou com Ingrid e isso acontece muito com pessoas que perdem seus gatos: eles se comunicam por meio dos sonhos dando pistas da onde estão ou do que aconteceu com eles.

Por isso tudo fica o aviso:  procurar muito bem, primeiro na própria casa (telhado, porão etc) e depois na vizinhança é fundamental, tanto quanto espalhar cartazes e posts. 

Frederico teve sorte, mas muitos não têm a chance de conseguir retornar. Por isso é tão importante procurar muito, mas muito mesmo por eles nos locais mais próximos.

Enquanto Fred estava sumido...

Bartholomeu, que mais parece um lorde inglês e companheiro de Fred,  não perdeu a pose e seguia a vida. Pela sua serenidade talvez sentisse que Fred estava ali pertinho. Agora Ingrid vai telar a casa toda... que é o certo a fazer. E o Fred, que adora correr atrás de bolinhas, vai ter que se contentar com jogos "amistosos" dentro do quintal de casa.

Perdeu um gatinho?

Acesse o grupo Gatos Perdidos e Encontrados em SP que administro no facebook. Lá tem um album de fotos com 12 dicas para encontrar gatos perdidos. São dicas gerais que eu mesma testei com minha gatinha que esteve 37 dias perdida. Sim... a encontrei, mas procurei muito, sem pular um só dia. Acesse o grupo AQUI

Caso as dicas gerais não sejam suficientes para encontrar seu gatinho, eu dou consultoria pelo zap para qualquer lugar do Brasil. Faço uma análise da situação  para apontar prováveis locais onde ele possa estar escondido ou preso. 



Texto: Fátima ChuEcco - Jornalista e Escritora 

Instagram @miaubookecia

Autora do clássico "Mi-Au Book - Um livro pet-solidário" que reuniu cães e gatos do Brasil e exterior e teve em sua segunda edição a participação de Brigite Bardot. Jornalista ambientalista, de cultura e turismo, especializada em animais de estimação. Presta consultoria sobre gatos perdidos e desenvolve fotolivros literários com crianças e animais.  Seu cãozinho ou gatinho também pode ter um fotolivro MI-AU Book todinho inspirado nele. Saiba mais no site www.miaubookecia.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As empresas só têm a ganhar com equipes ecléticas

O mercado de trabalho é bastante fechado para profissionais que já passaram dos 50 anos de idade, mas as empresas (ainda raras!) que apostam...