terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CAMPANHA "EU QUERO-QUERO PROTEÇÃO PARA A FAUNA QUE HABITA OS PARQUES"



A Campanha “EU QUERO- QUERO proteção para a fauna que habita os parques” é inspirada num recente episódio envolvendo um casal de quero-queros e seus filhotes no Parque Independência também conhecido como Museu do Ipiranga (SP). Durante o corte da grama, a pequena família foi desfeita e dos quatro filhotes só sobrou um. Durante um curto período a área foi preservada, mas depois decidiu-se remover os filhotes com cuidado e colocá-los num espaço para terem acesso aos pais e, com isso, cortar a grama do local. A intenção pode ter sido boa, mas o resultado nem tanto, pois, apavorados com o barulho das máquinas e presença humana, os filhotes se puseram a correr e ficaram vulneráveis a predadores, acidentes e até mesmo à maldade humana.


Estive conversando com a administração do parque e tb com a empresa terceirizada que faz o corte da grama. Todos lamentaram a perda dos filhotes e garantiram que isso não ocorrerá mais.  Sempre que houver filhotes de pássaros a área será preservada. Frequentadores do Parque Independência, portanto, devem ficar atentos para o cumprimento dessa conduta. O Parque Independência é enorme e é possível cortar muita grama em diversos trechos deixando uma área com filhotes por último. É uma postura simples, ecológica e ética que garante a sobrevivência de várias espécies. Já é bem difícil para os quero-queros vingarem. Estudos mostram que a taxa de natalidade é de 70%, mas apenas 20% dos filhotes atingem a fase adulta. Aves de rapina, mamíferos e répteis espreitam os filhotes, mas o homem também representa uma grande ameaça porque, no meio urbano, essa ave tem por hábito fazer ninhos em aeroportos, jardins, gramados e campos de futebol.


No blog do estudioso de aves Geraldo G. Barros (que recomendo a todos que apreciam pássaros) consta que os quero-quero são em geral monogâmicos (um casal permanece pra sempre junto) e pouco minuciosos com a confecção dos ninhos que, perto de outras aves, são frágeis. Constroem os ninhos em pequenas depressões do solo onde colocam um frouxo amontoado de palhas e gravetos. Os pais defendem os filhotes vigorosamente e atacam inclusive o homem se houver aproximação. Aliás, o nome quero-quero é inspirado no seu grito que se repete na maior parte das vezes em defesa do território e da cria. O quero-quero (nome científico Vanellus chilensis) é a ave símbolo do Uruguai e do Rio Grande do Sul.


No Parque independência o casal que costuma fazer ninhos no jardim defronte ao prédio do Museu, já é conhecido de funcionários e frequentadores. O único herdeiro precisa contar com a sorte e com a consciência das pessoas que trabalham e que utilizam o Parque para crescer forte e conseguir voar. Vamos torcer!!! E fica a DICA: se vc mora perto desse ou de outros parques, abrace a campanha “EU QUERO-QUERO proteção para a fauna que habita os parques”. 

COMO PROCEDER: Cheque com a administração do local se está havendo um cuidado com os filhotes de pássaros ou de outros animais em períodos de corte de grama ou mesmo na limpeza rotineira.  Avise a administração se notar ninhos em locais que correm algum tipo de risco. A direção do Parque pode e deve cercar e/ou sinalizar a área para que os filhotes sejam protegidos. Acione imediatamente a segurança do parque se o caso for mais grave, como de gente tentando capturar aves ou maltratando animais.  A sobrevivência da fauna, em parte, está em nossas mãos. Fátima ChuEcco

Informações sobre a vida dos quero-queros e fotos são do blog de Gerando G. Barros
http://zoologia2013.blogspot.com.br/2013/05/quero-quero-vanellus-chilensis.html
 
 

2 comentários:

  1. O Zoologia sendo útil.
    Fico feliz por poder contribuir;
    Participe também do Grupo ORNITOLOGIA, a vocês que amam aves, pássaros, adicione meu Facebook - Geraldo Barros - Vamos preservar o que ainda resta! Não cative, não engaiole, não crie domesticamente, não anilhe as aves e pássaros, mas dê a eles a liberdade e o habitat natural para serem livres para voar, para viver e se reproduzir, alimentar e viver naturalmente na e da Natureza! Obrigado Fátima ChuEcco. Se me permite: Ornitologia => https://www.facebook.com/groups/Ornitologiadojisohde/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu q agradeço. Seu blog foi o mais completo e com fotos mais legais que achei sobre o quero-quero. Vou consultar sempre pq amo pássaros, convivo com eles e escrevo sobre eles.

      Excluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...