quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ASSISTI E INDICO A SOMBRA DO INIMIGO



Psicopata turbinado protagoniza novo suspense

E pela primeira vez a questão de matar animais antes
 de fazer vítimas humanas é citada num filme do gênero



Vcs se lembram de Matthew Fox interpretando o médico na série Lost? Pois imaginem como seria o oposto daquele bom moço obstinado por salvar vidas. Em A Sombra do Inimigo Matthew interpreta, de forma fabulosa, um psicopata que entende de luta, armas, manipulação de drogas e tecnologia. Ele gosta de luxo e nem de longe o cenário de suas torturas e crimes lembra aqueles porões escuros e úmidos que cansamos de ver em filmes sobre serial killers.

São esses novos elementos que tornam o filme excitante porque ele destoa de outras centenas de produções que têm como personagem central um psicopata no grau mais elevado de crueldade. Aliás, vejam o trailler cujo link postei abaixo desse artigo. Matthew é repleto de músculos, não expressa sentimentos e vai agradar bastante quem gosta de lutas porque ele golpeia com firmeza e rapidez. E confessa ao detetive: a dor me fascina. É então que surge no filme uma citação rara, que apenas quem acompanha o assunto vai captar. O detetive pergunta se ele começou matando bichinho de estimação.

Esse ano a Anda (agencia de noticias focada em direitos animais) publicou uma série de matérias de minha autoria chamada “Matadores de Animais – Assim começa a carreira de um psicopata” e que ainda pode ser acessada no site www.anda.jor.br. Em cinco capítulos a série levantou alguns dos serial killers mais famosos do mundo e ressaltou o estudo do FBI que mostra que 80% deles começa sua trajetória torturando e matando animais. O objetivo da série foi alertar autoridades, polícia e população em geral sobre a grande periculosidade contida num matador de animais e que muitos casos de matança em série ou em massa poderiam ser evitados se esses indivíduos fossem detidos e monitorados.

Em A Sombra do Inimigo podemos ver um psicopata que se aprimorou. Ele não faz o tipo que se esconde num casebre caindo aos pedaços para onde leva suas vítimas e, normalmente, também as enterra (o que é bastante comum em muitos casos). Ele vive bem, tem um bom carro, se veste com primor e transforma sua “vocação” em profissão. E suas estratégias são altamente sofisticadas. Digamos que Matthew é um psicopata “turbinado” para o mal. Um psicopata que ganhou um belo up grade.



O filme é baseado na obra de James Patterson que vendeu em sua carreira mais de 260 milhões de livros publicados em mais de 100 países. Em 2010, Patterson chegou a vender mais livros que John Grisham, Dan Brown, Tom Clancy e Stephen King juntos. Ao todo, foram 70 livros na lista dos mais vendidos do New York Times, dos quais 41 atingiram o primeiro lugar. No Brasil, desde que começou a ser publicado pela Editora Arqueiro, em meados de 2011, Patterson já ultrapassou a marca de 100 mil livros vendidos.

Seu personagem de maior sucesso é o detetive Alex Cross. Depois de ser vivido pelo veterano Morgan Freeman em “Na Teia da Aranha” e “Beijos que Matam”, agora ele passa a ser interpretado por Tyler Perry que também demonstra talento e tem um tipo físico que combina bastante com o personagem. A trama é assinada pelo diretor Rob Cohen, de “Velozes e Furiosos” e estreia em 7 de dezembro. Mas aqui estão alguns trechos: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...