sexta-feira, 5 de julho de 2013

EFEITO BUMERANGUE: SE VC TEM APENAS UM REAL, DOE




No livro “100 maneiras de criar riqueza” a receita é simples: todo mês doe 5% do seu salário (ou rendimento) para quem precisa mais que vc. É o maior investimento!

Falo por experiência própria. Quando li esse livro de Steve Chandler e Sam Beckford, o trecho que dizia que um dos melhores e mais confiáveis investimentos é “aplicar” no próximo, me chamou a atenção. Já tinha lido algo parecido no livro “O Segredo”, de Rhonda Byrne (que metade do mundo já leu). A autora desse Best-seller também conta que, num momento em que estava completamente falida e com dívidas junto a funcionários e fornecedores, pegou tudo que lhe restava (e que era pouco – insuficiente para pagar as dívidas) e distribuiu a pessoas carentes. Como num efeito bumerangue, logo surgiram investidores para seu filme O Segredo e ela não só pôde saldar seus compromissos, como acabou rica!

Mas às vezes estamos tão duros, mas tão duros, que  não nos passa pela cabeça ajudar alguém. Aliás, existe um chavão que diz: “Como vou ajudar os outros Se não consigo ajudar nem a mim mesmo?”. Puro engano. Quando a casa cai pegue um tijolo  e leve até alguém que está construindo a duras penas sua casinha. Isso aconteceu comigo um tempo atrás e espero que sirva de motivação para outras pessoas pensarem nesse tipo de “investimento”. Acompanhe o episódio abaixo:


Numa crise histórica, mas felizmente temporária, me vi, de repente, com apenas um real na bolsa. Mas era só um real mesmo, isto é, não havia mais nada no banco, na poupança, nem no cartão de crédito... nada. Lisa ao máximo! Então fui caminhar na Av Paulista para espairecer e não deixar a mente mergulhar na deprê. Logo me deparei com um artista que faz aquele trabalho de estátua viva. Pensei comigo: não posso fazer nada com esse único real, não dá nem pra comprar uma garrafinha de água, mas certamente servirá ao artista, pois, ele poderá juntar com outras moedas que está recebendo. Então depositei a moeda no chapéu dele.

Na volta para casa, quase em prantos devido à difícil situação, minha irmã me viu na rua e estacionou o carro um pouco à frente. Era de noite e nem sei como ela me enxergou. Eu estava a apenas uma quadra de casa e então tb não havia necessidade dela parar e me oferecer carona. Mas ela parou e perguntou se eu queria carona e se estava precisando de alguma coisa. Bom... ela parecia ler meus pensamentos. Disse que tinha sim necessidade de alguns alimentos (até a dispensa da casa estava em crise naquela época). Então ela me levou num mercado e comprou tudo o que eu precisava e ainda me ofereceu R$ 50 para eu me locomover durante a semana. 
Em apenas poucas horas, o R$ 1 que eu havia dado ao artista rendera R$ 50 (cinquenta vezes mais) e ainda uma boa compra no mercado. Foi um investimento com rendimento alto, seguro e ainda por cima rápido. E olha que quando dei aquele real para o artista nem sequer imaginava qual seria o desfecho daquela noite. Realmente doei porque sabia que seria mais útil a ele do que a mim. No livro “100 maneiras de criar riqueza” essa questão da doação de 5% do salário (ou rendimento mensal) é apenas um pequeno capítulo, mas de valor inestimável. E vejam como é pouco: uma pessoa que ganha R$ 2 mil, doaria todo mês R$ 100 para uma ONG, instituição ou pessoa carente. Uma que ganhe R$ 1 mil, doaria R$ 50 e uma que ganhe R$ 500 doaria R$ 25. Mas e quem tá na pior e só conseguiu capitar uns R$ 300? Teria que doar R$ 15. Difícil pq a situação tá desesperadora? Ok.  Então doa R$ 5 até a situação melhorar... mas dê um pouquinho do que vc tem. 

Claro que existem outras formas de ajudar os outros: com apoio moral, por meio da nossa profissão e sendo voluntário de diversas formas. Mas o exemplo que estou dando, citado nos livros acima, se refere à doação em dinheiro gerando riqueza material, financeira. Digamos que o “banco” do próximo, que está numa situação mais difícil que a sua, possa render mais, de forma mais rápida e ainda tem um valor agregado – a sua valorização como ser humano. Fica dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...