sábado, 6 de julho de 2013

OS GATOS SÃO ALGUNS DOS ANIMAIS MAIS EXPRESSIVOS EM VOCALIZAÇÃO E EXPRESSÕES FACIAIS


"Os gatos usam muito a voz como meio de expressão, e emitem, sob várias circunstâncias e emoções, pelo menos seis ou sete sons diferentes. Ações de todos os tipos, acompanhando regularmente algum estado de espírito, são de pronto reconhecidas como expressivas. Podem consistir de movimento de qualquer parte do corpo, como o abano da causa de um cão, o encolhimento dos ombros de um homem, o eriçamento de pelos, a exsudação de suor, o estado da circulação capilar, a respiração forçada e o uso de sons vocais ou produzidos por algum instrumento. Até os insetos exprimem raiva, terror, ciúme e amor com sua estridulação" - Charles Darwin, do livro "A expressão das emoções no homem e nos animais".

Nesse livro de 1872 Darwin demonstra, por meio da observação, desenhos, fotografias e relatos de colaboradores, que os animais têm emoções como medo, raiva e ciúme, manifestadas por meio das expressões.  Ele defende que algumas de nossas expressões são herdadas de antepassados primitivos, comum tanto aos homens quanto aos outros animais. Um exemplo clássico é ainda hoje o homem mostrar seus dentes caninos quando está enfurecido, da mesma forma que o fazem macacos, cães  e outros bichos, apesar de não se servir disso para brigar. Ele diz ainda que muitas de nossas expressões são inatas e não aprendidas já que se repetem em pessoas das mais variadas culturas. Darwin morreu em 1882 aos 72 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...