segunda-feira, 22 de julho de 2013

MEIAS DO BEM! PROJETO GENIAL! VAMOS PARTICIPAR???



 
Que tal doar um par de meias sabendo que alguém que mora na rua, graças ao seu gesto, receberá um novo par e ainda um cobertor para se proteger das noites mais frias? A Puket acaba de lançar a campanha “Meias do Bem” que consiste em arrecadar meias usadas e reciclá-las a fim de transformá-las em cobertores para moradores de rua. De quebra, aquecimento tb para os cães - companheiros de jornada dessas pessoas. Além disso, a cada doação, um sem-teto ganha um novo par de meias. Genial!!! Solidariedade + Reciclagem!!! Os postos de arrecadação são as próprias lojas da Puket, presentes em praticamente todos os shoppings. As editoras Globo e Abril, além da Unicamp, também estarão recebendo as meias que serão lavadas, trituradas e transformadas em cobertores – são necessários 40 pares de meias para que um cobertor de casal seja confeccionado. Com o intermédio de entidades filantrópicas, estas peças serão doadas a milhares de moradores de rua.


“A meia é a peça de roupa que sofre o maior desgaste diário, por isso as pessoas não doam meias, pois elas ficam destruídas. O projeto recupera essas peças e dá uma nova utilidade a elas”, disse Cláudio Bobrow, idealizador do projeto e sócio-fundador da Puket.  A expectativa dos idealizadores do projeto é que sejam doados 50 mil pares de meias ao longo de todo o inverno, período vigente do Meias do Bem neste ano. “Se cada um fizer a sua parte, nós podemos fazer uma grande ação, mudando a realidade de muitas pessoas. Se é possível dar uma nova função a uma peça que fica inutilizável, imagino quanto mais nós podemos fazer quando estamos dispostos a isso”, encerrou Bobrow.

Para mais informações, acesse o hotsite: www.meiasdobem.com.br 

terça-feira, 16 de julho de 2013

PRÊMIOS EM DINHEIRO PARA JORNALISTAS


 
Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade tem inscrições abertas até 5 de setembro 

Trabalhos publicados até 31 de agosto podem concorrer

O Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade está com as inscrições abertas até 5 de setembro pelo site www.premiojornalistasecia.com.br.  Um dos cinco maiores do País em valores e número de inscrições, o prêmio vai distribuir R$ 107 mil líquidos. As principais novidades da quarta edição são a criação da Categoria Especial Água, a ampliação para cinco segmentos na categoria Mídia Regional, seguindo a classificação estabelecida pelo IBGE, e a mudança de nome da categoria Internet, que passa a ser denominada Webjornalismo. 

Serão 14 premiações para profissionais da imprensa, considerando os segmentos das categorias Mídia Nacional, Mídia Regional, Categoria Especial Água e Grande Prêmio. A Categoria Especial Água, criada exclusivamente para esta edição, soma-se aos esforços da ONU – Organização das Nações Unidas – que decidiu instituir 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, para conscientizar a população sobre os desafios do gerenciamento da água do planeta. Todos os trabalhos das plataformas Jornal, Revista, Televisão, Rádio e Webjornalismo que tenham o tema Água como eixo central de abordagem devem ser inscritos nesta Categoria Especial. 

Categorias – Na categoria Mídia Nacional, participam trabalhos de Jornal, Revista, Rádio, Televisão, Webjornalismo (cada um receberá R$ 10 mil líquidos), Imagem-Criação Gráfica e Imagem- Fotografia (cada um receberá R$ 6 mi llíquidos). Na Mídia Regional, cada um dos vencedores das cinco regiões receberá R$ 5 mil líquidos. O Grande Prêmio, anunciado na noite da entrega e que acumula com a categoria Mídia Nacional, receberá mais R$ 10 mil líquidos. O vencedor da Categoria Especial Água receberá R$ 10 mil líquidos. 

Inscrições – Poderão ser inscritos trabalhos produzidos individualmente ou em equipe entre 1º de setembro de 2012 e 31 de agosto de 2013. Serão aceitos trabalhos de qualquer editoria sobre o tema, desde que se enquadrem no regulamento. Cada candidato ou equipe poderá inscrever até cinco trabalhos de sua autoria e essas inscrições não precisam ser feitas de uma só vez. O regulamento e outras informações estão disponíveis no site.
Em caso de dúvidas, a Coordenação Geral do Prêmio, a cargo da jornalista Lena Miessva (11-2679-6994 e lena@jornalistasecia.com.br  está à disposição. Para ajuda nas dificuldades técnicas ao fazer a inscrição no site ou no envio do trabalho, o participante contará com o serviço de auxílio técnico de profissionais da Maxpress, pelo telefone 11-3341-2799. 

Texto: Jornalistas & Cia


segunda-feira, 15 de julho de 2013

DIA DE PROTEÇÃO AS FLORESTAS - 17 DE JULHO


No Brasil são 516 milhões de hectares de florestas, que corresponde a 60,7% do território nacional. o Ministério da Agricultura prevê que a área de florestas brasileiras aumente de seis para nove milhões de hectares até 2020 - se houver fiscalização eficaz contra queimadas, desflorestamento e outros danos irreparáveis à natureza. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na produção nacional de madeira, 89,9% do que é produzido provém das florestas plantadas.  

Outra forma de proteger as áreas vedes é via empresas que já possuem uma consciência avançada nesse campo. A Husqvarna, por exemplo, que fabrica equipamentos para o manejo de áreas verdes, diz ter investido em tecnologias para a manutenção e preservação do meio ambiente, além de apoiar profissionais que realizam o plantio sustentável de florestas. "As florestas estão entre os nossos recursos naturais mais preciosos, são espaços que garantem o bem-estar e aumento da qualidade de vida. A importância delas para a nossa sobrevivência é tamanha que em nosso último Relatório Global de Áreas Verdes, pesquisa feita com 4500 pessoas, constatamos que 62% dos entrevistados estão dispostos a oferecer seu tempo para conservar as áreas verdes, 39% cederiam seus conhecimentos e 35% dariam dinheiro para deixar os ambientes mais verdes", comenta Graziela Lourensoni, gerente de marketing e produtos da Husqvarna para a América Latina.


domingo, 14 de julho de 2013

ELEGÂNCIA NO INVERNO SEM PELES




Difícil entender porque muitas pessoas continuam recorrendo a peles no inverno. Em primeiro lugar, não estamos mais nos tempos das cavernas e é totalmente injustificável matar animais para utilização de suas peles.  Em segundo lugar, qualquer pessoa com o mínimo de consciência, pode calcular o que sofre um animal antes de virar casaco ou adorno de bolsas e sapatos. Alguns estilistas, que subestimam a inteligência das pessoas, alegam que não são animais retirados das florestas, mas se esquecem de falar das fazendas de pele, verdadeiros holocaustos onde os bichos são criados em gaiolas, mal alimentados e jamais veem a luz do dia. Eles assistem a morte uns dos outros. Choram e agonizam quando chega a hora de terem o mesmo fim. E a morte é brutal. Alguns, mesmo sem a pele, continuam vivos. Por isso, sempre que vejo uma bela coleção que tenha peças sem peles, divulgo. Claro que a maioria das marcas sempre produzem algumas peças, pelo menos, em couro. Mas é optando cada vez mais pela MODA ÉTICA que os consumidores podem interferir nas produções futuras, fazendo com que as peles sejam definitivamente enterradas junto com o nosso passado... um passado em que humanos e outros animais ainda disputavam alimento e território em nível de igualdade. Evoluimos pra que? Pra continuar arrancando a pele dos outros?
 

Abaixo segue detalhes da coleção da Dudalina, com texto da assessoria de imprensa da marca e várias fotos de peças que amei:

A DUDALINA Feminina foi buscar referências em Berlim, capital da Alemanha, para desenvolver a coleção de inverno 2013. São cortes assimétricos do estilo street wear alemão transportados para as camisas, vestidos, calças, bermudas, shorts e até pijamas. Tem texturas e estampas super modernas, que aparecem em tecidos transparentes, o que torna as peças mais leves e cheias de requinte.As cores, por sua vez, formam um enorme arco-íris de opções. Destaque para a cartela de verdes e de corais, que serão as grandes vedetes deste inverno. O nude dá o toque de sutileza e requinte, principalmente em conjunto com a seda. Os tons quentes, como o laranja cítrico, vermelho e vinho, chegam com um apelo mais sensual. O esmeralda, o amarelo e os azuis representam os tons mornos, com aspecto mais lavado. Já os tons frios ficam por conta dos beges em equilíbrio com padronagens estampadas. O rosa blush também será referência no vestuário e em acessórios.


Vanguardista, a coleção promete surpreender às mulheres que buscam looks atemporais, elegantes e audaciosos. Sedas, rendas e laises, linho, flanela, algodão cetim, algodão egípcio e os botões e logos em cristal swarovski, combinados com tecnologias para acabamento como wrinkle free e easy iron acentuam a qualidade do trabalho e o cuidado da marca para a estação mais glamourosa do ano. As modelagens também estão bem variadas. As camisas aparecem com colarinho italiano ou com colarinho de dois botões. As golas podem ser em estilo Paris (com colarinho mais alto e com dois botões) ou em estilo Berlim (cuja característica é a maior abertura da gola). Há, também, vista de dois em dois botões e os punhos podem ser embutidos. Algumas opções da peça apresentam, ainda, recortes. Long shirt, peças sem manga e outras, com amarrações na frente, completam o mix de camisas para o inverno. Além disso, as calças têm modelagem skinny.





quarta-feira, 10 de julho de 2013

PÁSSAROS X INDIOS - MINHA NOVA MATERIA NA REVISTA DE MOEMA



A revista de Moema é bimestral e na nova edição tem uma matéria min ha que conta como o bairro se dividiu em Pássaros e Indios - uma divisão assinalada pela Avenida Ibirapuera. Levantei o siginificado de diversas ruas batizadas com palavras indígenas e tb pesquisei se os pássaros que nomeiam outras ruas ainda existem na região. Uma curiosidade histórica: briga de gangues de jovens. Décadas atrás, no início da formação do bairro, famílias mais abastadas moravam na parte dos Pássaros, enquanto que famílias de operários de fábricas da região ocupavam a parte Indios. Dá pra imaginar a confusão? Eu fiz ainda algumas das fotos com destque para a do escritório de um dos fundadores de Moema - um recinto histórico e intacto mantido no restaurante La Sorella da Avenida Ibirapuera (outro local antigo e que persiste aos anos - recém reformado e muito lindo, cheio de antiguidades). Embarque nessa viagem pelo tempo e descubra porque um dos bairros com maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, compatível com as melhores cidades para se viver do mundo, teve essa formação subdividida em Pássaros & Indios. A seguir, matéria na íntegra:






terça-feira, 9 de julho de 2013

UMA VIAGEM DO INFERNO AO CÉU PARA SALVAR MAIS DE 80 CÃES NO PARÁ


NUMA MANOBRA DE RESGATE IMPRESSIONANTE, TODOS OS ANIMAIS FORAM ACOMODADOS NUM MESMO BARCO RUMO A UM ABRIGO

Minha matéria, publicada na ANDA (agência de notícias focada em direitos animais) dia 19 de junho, narra um impressionante e comovente resgate de cães que sobreviveram ao extermínio em Santa Cruz do Arari (Pará). Foram mais de 21 mil curtidas e mais de 250 comentários. A matéria motivou o Domingo Espetacular a também fazer uma reportagem no local e que foi exibida no último dia 7. Os cães foram deixados em uma ilha para morrer de fome e quando a equipe de resgate chegou encontrou-os já em estado de pele e osso. Uma operação de risco que incluiu o transporte de todos os animais por longas distâncias de barco."Tive receio que a embarcação virasse por causa da correnteza do rio. Foi mais de uma hora de sufoco com o barco balançando muito", conta Correa do Mel, que saiu de SP acompanhado por outros dois protetores de animais rumo a essa perigosa missão. E o trabalhou ainda não terminou. Veja os detalhes da Operação e galeria de fotos em http://www.anda.jor.br/19/06/2013/grupo-resgata-caes-sobreviventes-em-santa-cruz-do-arari-pa#comment-332342

As fotos retratam momento em que parte dos cães foram colocados em barco para atravessar o rio

segunda-feira, 8 de julho de 2013

MINHA NOVA MATERIA NA REVISTA MEU PET FALA DAS BLOGUEIRAS


A revista Meu Pet de junho já está nas bancas  com matérias bem interessantes, outras bem divertidas. Aliás, numa delas vc aprende a transformar seu apê num playground para gatos. Essa edição tb fala sobre a falta de interesse por comida dos felinos: quando é doença e quando é manha? Tem matéria sobre casais que estão juntos graças aos bichos e mais: gripe canina, como brincar com o cãozinho e evitar mordidas e como agir no caso de quedas e fraturas. Na seção "QUEM FAZ A DIFERENÇA"  tem uma matéria minha sobre blogueiras. Destaquei o trabalho da famosa Mãe de Cachorro, do blog Mães de Felinos e do Protetores Independentes. Pessoas que sentiram que poderiam ajudar compartilhando suas experiências e conhecimentos. Elas pesquisam assuntos diversos, especialmente voltados à saúde, e são um ponto de apoio para quem deseja compreender melhor seus pets. A matéria tem ainda dicas para quem deseja ter um blog que cative a plateia q ama bichos.


sábado, 6 de julho de 2013

CADA CABEÇA UMA SENTENÇA



A técnica do visagismo  ajuda a escolher a cor e corte de cabelos mais adequados para cada personalidade feminina: sanguínea, melancólica, colérica e fleumática

Marcello Marcondes tem mais de 25 anos de experiência na área da beleza e é com a ajuda do visagismo que ele faz grandes e assertivas mudanças na cabeça das mulheres. O visagismo é um estudo baseado no método inglês de Philip Hallawell que, por meio de temperamentos e a leitura do conjunto rosto e perfil da pessoa, define o corte e estilo. Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem Marcello Marcondes analisa o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.  "A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um", explica. Marcello ministra cursos para cabeleireiros iniciantes que queiram se especializar no visagismo.

A técnica divide a beleza de acordo com quatro tipos de personalidade definidos por Hipócrates, considerado o pai da Medicina. Em qual vc se encaixa?

1- Beleza Sangüínea  O temperamento desse grupo é caracterizado por pessoas extrovertidas e enérgicas, que gostam de se destacar em relação aos outros, gesticulam muito, são inquietas e falam e riem alto. São autênticas curiosas e odeiam rotina.  Quanto à parte física, essas pessoas apresentam o formato do rosto hexagonal, olhos amendoados, boca larga e nariz pronunciado. Os cabelos devem ser loiros em tons dourados, pois a cor desse tipo de beleza é o amarelo. 



 2- Beleza Melancólica Neste grupo, encaixam-se as pessoas elegantes, charmosas, sofisticadas e com gostos voltados para a arte. Verdadeiras pensadoras, são sensíveis, quietas e introvertidas. O rosto delas geralmente possui um formato oval, com feições delicadas e regulares, e o cabelo deve variar entre o loiro acinzentado e o castanho claro. O elemento principal deste grupo é a água e, por isso, a cor delas é o azul. 


3- Beleza Colérica Pessoas desse grupo expressam muita atitude, força e decisão. São objetivas, mas normalmente são teimosas.  Na parte física, têm o rosto retangular, olhos expressivos, lábios grossos e queixo pronunciado. Os cabelos provavelmente são ruivos ou possuem tons acobreados, pois a cor que melhor representa esse grupo é o vermelho. 


4- Beleza Fleumática  É um grupo caracterizado por pessoas de temperamento sereno, espiritualizadas, constantes, fiéis e verdadeiras pacificadoras e diplomáticas. Além disso, costumam ser muito amorosas e flexíveis.  O formato do rosto pode ser um meio termo entre o quadrado ou redondo, os olhos são mais fechados e o queixo é pequeno. A cor dos cabelos deve ser escura, pois o elemento deste grupo é o éter, ligado à cor roxa.


OS GATOS SÃO ALGUNS DOS ANIMAIS MAIS EXPRESSIVOS EM VOCALIZAÇÃO E EXPRESSÕES FACIAIS


"Os gatos usam muito a voz como meio de expressão, e emitem, sob várias circunstâncias e emoções, pelo menos seis ou sete sons diferentes. Ações de todos os tipos, acompanhando regularmente algum estado de espírito, são de pronto reconhecidas como expressivas. Podem consistir de movimento de qualquer parte do corpo, como o abano da causa de um cão, o encolhimento dos ombros de um homem, o eriçamento de pelos, a exsudação de suor, o estado da circulação capilar, a respiração forçada e o uso de sons vocais ou produzidos por algum instrumento. Até os insetos exprimem raiva, terror, ciúme e amor com sua estridulação" - Charles Darwin, do livro "A expressão das emoções no homem e nos animais".

Nesse livro de 1872 Darwin demonstra, por meio da observação, desenhos, fotografias e relatos de colaboradores, que os animais têm emoções como medo, raiva e ciúme, manifestadas por meio das expressões.  Ele defende que algumas de nossas expressões são herdadas de antepassados primitivos, comum tanto aos homens quanto aos outros animais. Um exemplo clássico é ainda hoje o homem mostrar seus dentes caninos quando está enfurecido, da mesma forma que o fazem macacos, cães  e outros bichos, apesar de não se servir disso para brigar. Ele diz ainda que muitas de nossas expressões são inatas e não aprendidas já que se repetem em pessoas das mais variadas culturas. Darwin morreu em 1882 aos 72 anos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

DOE LIVROS PARA CESTAS BÁSICAS

 

Projeto Leitura Alimenta

VAMOS SACIAR A FOME DAS PESSOAS POR LEITURA

LEITURA ALIMENTA foi desenvolvido com a intenção de criar o hábito da leitura em pessoas que têm acesso restrito a livros. Por isso, a LIVRARIA DA VILA e a CESTA NOBRE, parceiras do projeto, convidam você para doar livros novos ou usados, que já foram lidos e hoje estão perdidos em gavetas e prateleiras, para serem incluídos em cestas básicas distribuídas a famílias por todo o país. DOAR É FÁCIL: basta levar seus livros a uma das unidades da Livraria da Vila.Se você não quiser se desfazer de sua coleção, também pode colaborar comprando um livro virtual, cuja renda será revertida  inteiramente para a compra de livros reais.

Você sabia que : O Brasileiro lê em media 4 livros por ano sendo apenas 2,1 lidos até o fim? Que apenas metade da população é considerada leitora? Que 75% da população brasileira  nunca frequentou uma Biblioteca? Você que não é de São Paulo e se sensibilizou com a causa do Projeto Leitura Alimenta, também pode ajudar. Envie seus livros para a  caixa postal 73007 cep  08341-420  , vamos democratizar o acesso à literatura.Dúvidas sobre o projeto? Envie um e-mail para duvidas@leituraalimenta.com.br
Quer doar uma grande quantidade de livros? Envie um e-mail para doacao@leituraalimenta.com.br

Texto do site da ONG Clube da Mancha. Foto Cristina Guerra

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...