segunda-feira, 14 de outubro de 2013

RESGATE ANIMAL NO BRASIL TODA TERÇA NO ANIMAL PLANET




Onça parda, jaguatirica, cachorro do mato, bugio, sagui, bicho preguiça, gambá, gavião e canários. O que todos esses animais têm em comum, além de serem da fauna brasileira? Todos eles foram salvos de situações gravíssimas documentadas na série “Resgate Animal” - exibida a partir do dia 8 de outubro no Animal Planet, todas às terças, às 23h. São histórias reais, cheias de emoção do começo ao fim, com animais vítimas de maus-tratos, acidentados no meio urbano (e nas rodovias) ou em situações perigosas e inusitadas que tiveram que contar com a ajuda de ambientalistas, biólogos, polícia ambiental, bombeiros e outros vários heróis anônimos. As cenas mostram esses profissionais lutando contra o tempo.



 São casos como o da onça parda que ficou presa em uma árvore no meio da cidade, o sagui encontrado em um escritório (e que deu um baile na equipe de resgate), o gavião que teve ferimento na asa por causa de linha de pipa com cerol, a jaguatirica atropelada e o gato maracajá encontrado dentro de uma máquina de lavar roupas. Os episódios em ritmo acelerado, acompanhando o frenesi das pessoas obstinadas em salvar vidas, dão à série um clima de “reality show”. 


As cenas dos seis capítulos foram gravadas nos locais de resgate e também na Mata Ciliar (Jundiaí – SP), ONG onde alguns dos animais receberam os primeiros socorros, tratamento e acompanhamento para possíveis reintegrações ao habitat natural. Aliás, um triste dado: dos 250 animais que hoje estão na Mata Ciliar, 70 felinos de pequeno a grande porte, nunca mais poderão ser soltos dadas as condições em que se encontram. Vários, no entanto, terão a sorte de retornar à mata graças a um incansável trabalho de vários profissionais e voluntários.


A série é assinada por Eduardo Rajabally (diretor também do longa Amazônia Desconhecida) e Mauro Martins (diretor de fotografia de vários documentários).  Na produção estão a Grifa Filmes (uma das produtoras de documentários mais premiadas do Brasil) e a Gullane que tem cem prêmios em sua trajetória como produtora de conteúdo para TV e cinema. “O Resgate Animal é uma série com a mesma qualidade que outras produções estrangeiras exibidas no Animal Planet.  É muito bom poder mostrar os problemas enfrentados pelos animais no Brasil como uma forma de chamar a atenção para essa questão”, diz André Rossi, do Animal Planet América Latina. 


“A ideia dessa série nos cativou porque mostra uma realidade que precisamos mudar com urgência. Nossos animais selvagens e silvestres estão sendo dizimados em silêncio e em todo o país. Do Paraná estamos trazendo onças para reabilitação na Mata Ciliar porque os caçadores matam as mães e deixam os filhotes órfãos”, comenta Fernando Von Zuben, do departamento de projetos ambientais da Tetra Pak, empresa patrocinadora da série. Um resumo dos capítulos pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=yjErQQYjx2Q&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...