sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Do Inferno ao Paraíso: como vivem hoje Huru e Ting Ting resgatados de matadouro da China?


Esses dois gatinhos estavam juntos num matadouro chinês em 2015 quando foram salvos graças a uma ação muito delicada e rápida da HSI- Humane Society International. O Dr. Peter J. Li, integrante da equipe, contou como aconteceu o dramático resgate. Pouco antes, a foto acima, de Huru se agarrando as grades do matadouro, já tinha rodado e comovido o mundo.


“A decisão de uma fração de segundo que tive que tomar um dia em um imundo matadouro Yulin encharcado de sangue em 2015, vai me assombrar pelo resto da minha vida. Tive a oportunidade de salvar dois cães e dois gatos de serem assassinados, mas parecia uma escolha impossível. Então vi o gato branco e preto esfarrapado escalando a parede da gaiola. A cada passo, ele miava mais alto, como se estivesse implorando comigo para tirá-lo de lá”.

Dr Peter Li após salvar Huru e Ting Ting

Ao observar o matadouro, o Dr. Li também notou a presença de um gato amarelo que parecia seguir Huru. Calculou que podiam ser companheiros ou talvez tivessem vindo do mesmo lugar. Por isso resolveu salvar ambos:

“Huru escapou da morte prevista para o dia seguinte. Ele tinha um cheiro horrível e estava visivelmente desidratado. Não havia nada em seus olhos além de tristeza. A coleira ainda ao redor de seu pescoço era prova de que ele vinha de um lar amoroso ou tinha sido um gato de rua cuidado por amantes de gatos da vizinhança. Eu estava exultante por ter conseguido colocá-los para fora, mas com o coração partido para com os outros que tiveram de ficar”.


ONDE HURU VIVE? Vejam o vídeo atual dele (2023):


Eu conversei com a adotante de Huru, Jane Sawtell-Fearm, que contou como o gatinho está hoje, vivendo ao lado de seus irmãos felinos no Reino Unido: 

"Huru está bem, graças a Deus, já que não é mais jovem - às vezes ele é muito animado! Ele ainda é muito próximo de Basil (que teve que remover a perna devido a um sarcoma), mas também tem um novo amigo, Chaaim, que adotamos da Soi Dog Foundation, na Tailândia".


"Chaaim não foi resgatado do comércio de carne até onde eu sei, mas estava com as patas traseiras quebradas. Parece que foi um ato deliberado de crueldade. Chaaim e Huru são amigos firmes agora", continua.


Nessa foto em sua rede social Jane comenta:

"Huru aproveitando o sol na árvore. Como sempre, em certa época do ano, meus pensamentos se voltam para Yulin, na China, e para os pobres cães e gatos que sofrerão tanto durante semanas. Penso na família chinesa de Huru, que nunca deve ter sabido o que aconteceu com ele (ele estava usando uma coleira quando foi resgatado por Peter J. Li do matadouro)". 


Embora o festival de carne de cachorro e gato persista na China,  a HSI acredita que cada vez mais os comerciantes e população local rejeitam o evento:

“Eu visitei muitos matadouros de cães e gatos na China em minha função na Humane Society International, que visa proteger animais do mundo inteiro de sofrimentos, já que milhões de cães e gatos são mortos anualmente em todo o país para o comércio de carne. São na sua maioria roubados de suas casas e ainda usam coleiras quando são amontoados em caminhões e transportados durante dias sem comida ou água para o matadouro. Quando chegam ao destino, muitos já morreram de asfixia ou desidratação. Eles são os sortudos. O que aguarda os sobreviventes é de partir o coração”.

E o que houve com Ting Ting, resgatado com Huru?


O destino de  Ting Ting se firmou do outro lado do oceano, nos Estados Unidos. "Eles podem ter sido roubados da mesma casa. É lindo saber que está feliz em seu lar adotivo. Gostaria que eles pudessem se encontrar novamente, mas talvez não seja possível agora que estão em continentes diferentes", diz o Dr Li.



Ele está assim agora:






Pesquisa, entrevista e textos: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista e escritora, consultora da @buscacats e fundadora da editora www.miaubookecia.com







3 comentários:

  1. Que coisa mais gostosa de ver! Que Deus abençoe 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!!! Ainda dá para ter esperança na humanidade

    ResponderExcluir
  3. Aww, that's lovely to hear, thank you. Jane Sawtell-Fearm

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...