quinta-feira, 10 de agosto de 2023

A Amizade é Tudo na série "The Last Kingdom" da Netflix. Ou será que o Destino é Tudo?!



Eu me encantei com a série "The Last Kingdom", da Netflix, apesar de não gostar de filmes muito violentos. Todos sabem: filme sobre Vikings é sempre um festival de cabeças rolando porque na Era Viking os homens praticamente viviam para matar e morrer. Cortar pescoços era hábito tanto de pagãos quanto de cristãos.

Mas nessa série baseada nas "Crônicas Saxônicas" de Bernard Cornwell, que conta a vida do guerreiro Uhtred Ragnarsson, nascido em lar saxão/cristão, mas criado entre pagãos, o que mais me chamou a atenção e fez assistir cinco temporadas foi a AMIZADE entre os personagens. Eles se protegem mutuamente de uma forma tão intensa (e linda de ver) que é impossível a gente não se envolver emocionalmente.

Friendship is everything: Uhtred, Finan and Sihtric

O último capítulo, curiosamente, foi extraído para um formato de longa-metragem chamado "The Last Kingdom - Seven Kings Must Die"  (O Último Reino - Sete Reis Devem Morrer) permitindo que mesmo quem não acompanhou a série assistisse. E foi isso que aconteceu comigo.

Vi primeiro, por curiosidade, o longa-metragem assim que entrou como lançamento na Netflix em julho passado. E fiquei tão apaixonada pelo Uhtred (como certamente milhões de pessoas ficaram) que resolvi assistir a série. Devorei cada capítulo fechando os olhos nas cenas mais bárbaras.


Depois de ver as cinco temporadas, revi o capítulo final que teve então um sabor muito mais especial porque daí já sabia quem era quem na trama. Fiquei muito feliz que Uhtred (Alexander Dreymon) e seus dois mais fiéis amigos Finan ou O Irlandês ( Mark Rowley) e Sihtric (Arnas Fedaravicius) chegaram juntos as cenas finais. 


Friendship is everything: Finan, Uhtred and Sihtric

E a última cena do último capítulo (Seven Kings Must Die) foi simplesmente MARAVILHOSA porque pude entender, vendo o filme pela segunda vez, o que se passou com Uhtred e o que significava a cena derradeira.

Uhtred passa por muitas conquistas e perdas. Ele inicia cada capítulo dizendo a frase na qual ele mais acredita: Fate is Everything ou "O Destino é Tudo!". Isso porque, muitas vezes, por mais que ele se esforce as coisas não saem como ele deseja. Noutras ocasiões a solução cai em suas mãos inesperadamente.

Mas todo o roteiro da série, mesmo que não tenha sido intenção do autor ou do diretor, reforça que na verdade "A Amizade é Tudo"  "Friendship is everything" e ela molda muito do nosso destino.

Uhtred e a religiosa Hild (Eva Birthistle)


Friendship is everything: Uhtred and Beocca (Ian Hart)

Tinha Gatos na Era Viking?


Pintura de Chris Nolan

Sim!!! É o que revelou uma pesquisa de 2016 do Instituto francês Jacques Morod  ao encontrar vários esqueletos de gatos em vilas vikings e também em portos usados  pelos guerreiros da época. Os gatos certamente protegiam as colheitas dos ratos, possivelmente eram levados em navios maiores para proteger suplementos, mas também deviam habitar as tendas dos vikings. Gatos peludos talvez virassem casacos peludos.


Por ser um estudo relativamente recente não vamos ver gatinhos circulando pelos cenários dos filmes que tratam dos vikings. Vamos ver cavalos, porcos, javalis, carneiros, cabras, galinhas e muito raramente um cachorro ou outro. Gato nunca.

Porém, uma das deusas mais apreciadas pelos vikings foi a Freija (Freya) que usava carruagem puxada por dois gatos grandes. Era a deusa da fertilidade, da cura e recomendava que as noivas acariciassem um gato para ter sorte no casamento. 


Ou seja, tinha gato vivendo entre os vikings. Tomara que os próximos filmes retratem isso!

Eu exploro melhor esse assunto na matéria "Se hoje você tem um gato amado em casa... agradeças aos vikings" acessando AQUI

Alexandre Dreymon e gatinha do set de filmagem

Alexandre Dreymon, que interpreta Uhtred, tem em seu instagram um post/video de uma gatinha que apareceu no set de filmagem. 

Vejam o post clicando AQUI e o que ele diz sobre a gatinha logo abaixo:

 “CC é a mascote do nosso set. Ela era uma vagabunda mas agora ela faz parte da família TLK (The Last Kingdom). Ela gosta de dormir... abraçar... abraçar enquanto ela dorme... e dormir sendo abraçada. Ela finge estar apaixonada por mim, mas sério, qualquer colo serve. Se você assistir a 5ª temporada com cuidado, poderá vê-la desmaiada em algum lugar no final de uma cena".

Alexander Uhtred, PLEASE... ✋✋✋

Where can we, the gateiras of Brazil, see this kitten? Which season five chapter? Was she adopted?

Onde nós, gateiras do Brasil, podemos ver essa gatinha? Qual capítulo da quinta temporada? Ela foi adotada?

Fotos: Divulgação

Texto e Pesquisa: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista e escritora, consultora da @buscacats e fundadora da Editora www.miaubookecia.com





Um comentário:

  1. Eu estava curiosa para ver o filme e depois a série. Confesso que ainda em dúvida...mas depois de ler a matéria não vejo a hora se começar a maratonar 😉

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...