terça-feira, 1 de agosto de 2023

Dudu (que odeia gatos) e Pin. Amizade improvável? Inspire-se nessa história.


Quando cães e gatos crescem juntos na mesma casa ou quando um deles é filhote e os demais animais da casa são adultos, normalmente a convivência pacífica brota em pouco tempo. Mas e quando o cachorro é do tipo que não pode sequer ver um gato pela janela que já fica louco de raiva?

O Dudu era assim: extremamente mimado como muitos "filhos únicos". Portanto, bem improvável que aceitasse dividir seu reino com uma gata adulta. O destino, porém, pode fazer até mesmo um cãozinho temperamental mudar de ideia.

A Pin foi socorrida do meio de uma avenida no litoral de SP.  Seu lastimável estado indicava que ela tinha poucas chances de vida. Parecia um tapetinho de pelo sujo e estendido no asfalto.


"Era uma manhã chuvosa de sábado e saímos da academia mortos de fome. Resolvemos voltar pela avenida da praia, que não era usual. De repente vimos na nossa frente um grande caminhão diminuir a velocidade e desviar de um pequeno obstáculo. Esse obstáculo era uma gatinha extremamente magra e debilitada que não conseguia se levantar e sair da pista", conta a jornalista Soraia Chuqui.

"Saímos do carro embaixo de chuva forte e levamos um certo tempo até conseguir segurá-la nos braços. Prontamente fomos ao veterinário e foram constatados inúmeros problemas de saúde como anemia, desidratação e forte infecção. Achávamos  que era um gatinho macho e na hora da internação era necessário um nome na ficha. Como chovia muito, pensei rápido em Pingo (de chuva). Depois soubemos que se tratava de gatinha e, como Pinga poderia soar mal, ficou somente Pin", continua.

Foram meses de remédios orais, injetáveis e oculares, além de inúmeros exames. Pin foi melhorando devagar graças à dedicação de Soraia e seu marido Sérgio. 


"Nosso cachorro Dudu, também resgatado e adotado, à princípio não gostou nem um pouco da família aumentar. A adaptação foi sendo feita aos poucos sob nossa supervisão. Depois de cerca de dois meses eles já conviviam no mesmo espaço. Hoje fazem companhia um para o outro. Mas, como todos irmãos, sempre tem uma pequena desavença -  iniciada claro, por Dudu, que morre de ciúmes da gente". 


Faz um um ano e oito meses que Pin chegou pelas mãos do destino na casa do casal Chuqui. Ela pesava 1,5 kg e hoje tem 4 quilos a mais e está feliz mesmo tendo um problema respiratório crônico que necessita atenção diária com inalação e limpeza nasal com soro. Os quatro viajam juntos para todos os lugares formando uma verdadeira família.

No início, havia muito receio de que Dudu atacasse Pin, o que poderia ser fatal para uma gatinha tão fragilizada. Ele realmente ficou nervoso com a presença dela, mas alguns gatos sabem conquistar seu lugar no mundo. Pin foi espalhando seu cheiro em tudo que Dudu tocava e onde ele dormia. 


Claro que houve todo um cuidado de evitar contato muito próximo até que Dudu demonstrasse "aceitação"... ou seria melhor dizer "conformismo"?

Já a palavra que mais define Pin é "determinação" porque ela de fato decidiu que iria conquistar o coração do casal humano e até do cão bravo. Agora Dudu e Pin andam de carro juntos, dormem juntos...


Eles observam a rua do portão juntos, comem juntos... opa... isso não... daí já é pedir demais, né Dudu?


Lição que Fica

Vejo muita gente desistindo de ficar com algum gatinho que resgatou da rua por conta de ter cachorro ou gatos em casa. Tem gente que nem tenta uma convivência aos poucos.

Claro que nem toda situação é propícia para integrar um animal novo em casa. Cão bravo e de porte grande, caso deteste gato, vai precisar de um trabalho intenso de aceitação. Os gatos da casa também podem se revoltar com o novo gato, mas tudo pode ser resolvido com calma, paciência e ajuda de profissionais da área comportamental se for necessário.


Texto: Fátima Chu🌎Ecco, jornalista, escritora, consultora da @buscacats e fundadora da editora @miaubookecia





Um comentário:

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...