domingo, 6 de agosto de 2023

Animação Gatos no Museu se baseia em gatos reais do Museu de Hermitage na Rússia


Estreia dia 10 nos cinemas a animação "Os Gatos no Museu" que é diversão garantida tanto para crianças quanto para adultos destacando-se as "gateiras". Com um roteiro muito bem feito e entrelaçado na história real do Museu de Hermitage na Rússia, o filme encanta do começo ao fim.

No enredo, Vincent é um gatinho laranja e de olhos azuis que, ainda quando filhote, foi parar numa ilha deserta onde conseguiu um único amigo: um rato fanático por roer obras de arte. Quando o castelo onde vivem desaba, os dois são involuntariamente levados para São Petersburgo, exatamente para os porões do Hermitage. 


Lá eles se deparam com um grupo de gatos que são guardiões do Museu. A  missão deles, claro, é caçar ratos protegendo os quadros de roedores. Assim, Vincente precisa se tornar um guardião e, ao mesmo tempo, proteger seu amigo rato. Imaginaram a confusão?!

Vejam o trailer:


Os gatos do Hermitage EXISTEM!

Quem tiver curiosidade de saber sobre os felinos do Museu russo pode encontrar muitas páginas no Google sobre eles com fotos e vídeos. Uma que recomendo é a da Russia Beyond que pode ser acessada AQUI. Mas aqui já faço um resumo. 


A primeira "madrinha" dos gatos do Hermitage  foi a Imperatriz Isabel Petrovna que em 1745 pediu a soltura de 30 gatos em seu palácio para proteger galerias de arte dos ratos. Substâncias químicas já tinham sido usadas contra os ratos sem sucesso, mas os gatos funcionaram bem.

Mais tarde veio a Segunda Guerra detonando o Hermitage e seus porões que se encheram de ratos famintos. Os gatos, no período de guerra, não duraram muito morrendo de fome ou sendo comidos pelas pessoas que também lutavam pela sobrevivência.


A partir de 1943 várias cidades russas começaram a enviar gatos para a região do Hermitage e fala-se, inclusive, de um trem com 5 mil gatos que desembarcou os felinos em Leningrado. Boa parte dos ratos foi caçada e outra se refugiou para nunca mais pisar no Museu.


Os descendentes desses gatos continuam no Museu de Hermitagem até hoje os visitantes fazem questão de fazer selfies com eles. Tem um video bem interessante que mostra os porões onde os gatos dormem ou restabelecem a saúde e também tem cenas dos gatos que perambulam por dentro do Museu para o deleite dos turistas.

Veja m o vídeo dos gatos que moram no Museu de Hermitage:


Texto e pesquisa: Fátima Chu🌎Ecco jornalista e escritora, consultora da @buscacats 😻e fundadora da editora www.miaubookecia.com  🐶🐱


2 comentários:

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...