sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

DICA: As redes de proteção para gatos salvam vidas. Saiba quais devem ser usadas ou evitadas!

 


Minha gata fugiu de casa e ficou 37 dias perdida. O desespero que passei procurando por ela em todo canto, diariamente, não desejo a ninguém. Se eu tivesse, na época, rede apropriada para gatos na casa toda, Rebecca Selvagem não teria escapado por uma de plástico que arrebentou quando ela se jogou contra o portão de entrada.

Foi impossível segui-la porque ela saiu feito um raio e a perdemos de vista em dois segundos. É exatamente esse tempo que um gato leva para desaparecer: uns poucos segundos.

Quando finalmente a encontrei, depois de quase um mês, estava puro osso, sem força nem mesmo para miar. Soltava um esboço de miado num rostinho magro com olhos assustados. E faltava pelo em algumas partes do corpo como se tivesse sofrido queimaduras. Essa saga registrei no fotolivro "Encontrando Rebecca Selvagem - Uma busca intensa e cheia de fé".

Mas minha gatinha até que voltou bem perto de outros casos terríveis que a gente fica sabendo.

Rebecca Selvagem escapou por uma tela de plástico e ficou 37 dias perdida. Agora ela está segura por uma rede de polietileno          

Uma passeio sem volta:

Recentemente soube de um gato que, ao fugir de casa, foi atropelado, perdeu um olho e teve de amputar uma perninha.  Muito triste, mas existem desfechos ainda piores que são dos gatinhos que jamais são encontrados.

São 30 milhões de animais nas ruas do Brasil segundo estatística da OMS – Organização Mundial de Saúde, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos.

Mas nem todos nasceram nas ruas.  Na verdade, boa parte deles se perdeu e nunca mais foi encontrada pelos tutores.

Um levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), aponta que 3,9 milhões de animais do país vivem em condição de vulnerabilidade. Isso quer dizer que estão sob o cuidado de famílias abaixo da linha da pobreza ou vivem soltos nas ruas, mas são atendidos de alguma forma por protetores e ONGs. E entre esses também estão milhares de gatos que um dia se perderam de suas famílias.

As colônias de gatos, muito comuns em SP, especialmente em parques e terrenos abandonados, geralmente também abrigam felinos que não conseguiram encontrar o caminho de volta para casa. Os próprios protetores percebem isso pelo comportamento manso do gato, visivelmente acostumado a um lar.


Como evitar o pior:

Administro um grupo no Facebook  chamado  Gatos Perdidos e Encontrados em SP que todos os dias recebe dezenas de postagens de tutores desesperados atrás de seus bichanos.

E procurar um gato é bem mais difícil que procurar um cachorro.

Gatos se enfiam em pequenos buracos, motores de carros, entram em garagens subterrâneas, prédios em construção e outros locais onde não ficam visíveis.

Além do risco de atropelamento, eles podem ser atacados por cachorros (e até por outros gatos), maltratados por pessoas, envenenados, ficarem seriamente doentes ou trancados acidentalmente em alguns lugares como galpões e fábricas.

Eles também podem cair ou se esconder nos lugares mais inusitados e perigosos.

Só para ilustrar ... quando eu era criança, nosso gatinho ficou uma semana fora.  Então ouvimos um miado "sofrido" vindo de um ralo do quintal do prédio. Era ele lá no fundo do bueiro que tinha uns seis metros de profundidade. Então foi escalando a parede com as unhas até chegar na base e minha mãe teve que martelar e arrancar o ralo de ferro para ele conseguir sair. Provavelmente esteve explorando vários bueiros até finalmente encontrar o quintal do prédio. Era puro esqueleto coberto de sujeira.


E atençãorede não evita apenas fugas, mas também acidentes fatais porque muitos gatos caem de sacadas e, ao contrário do que diz a lenda, eles não têm sete vidas não. Muitos gatinhos ficam paraplégicos ou perdem algum membro caindo de sacadas.

Alguns tutores acreditam que os gatos são espertos o suficiente para não pularem de grandes alturas, mas acontece que eles podem se distrair com uma borboleta ou um pássaro e ao tentar caçar esses animais se desequilibram e caem.

Responsabilidade e Amor: uma coisa leva à outra

Só tem um jeito de evitar toda essa aflição que pode acabar em tragédia: colocar rede na casa toda. Mas rede apropriada para gatos e não essas de plástico que permitiu a fuga da minha gata.

Rede apropriada significa rede de polietileno que é leve, flexível, durável, não absorve água nem sujeira, aguenta bastante peso, não interfere na decoração e dá um alívio no coração.


Evite:
tela de arame que enferruja rápido e ainda pode machucar... aliás, pode até causar tétano sendo um perigo também para as crianças da casa. Evite as redes de poliamida (nylon) que, embora sejam mais baratas, duram bem menos que as de polietileno e sujam fácil.

Com os filhotes a atenção tem que ser dobrada porque assim como as crianças eles nada temem e estão mais sujeitos a cair de uma janela ou sacada. E aqui cabe mais uma dica: as redes para filhotes devem ter buracos de 3 cm para evitar que enfiem a cabeça e se enforquem. Para adultos as redes podem ter buracos de 5 cm.


Em geral as redes têm garantia de no mínimo cinco anos, então é um investimento que vale muito a pena para quem deseja garantir a segurança do gato e, ao mesmo tempo, se poupar de horas, dias ou até semanas e meses de desespero no caso de o gatinho fugir.

Uma outra dica é colocar rede também no portão de entrada.  Veja alguns relatos de tutores que, ao reencontrarem seus gatos, correram para colocar rede inclusive no portão de casa. Acesse AQUI

Deve-se colocar rede até no vitrô do banheiro e, acreditem, isso não é exagero, mas responsabilidade e amor porque mesmo que seu gatinho esteja acostumado à rua e sempre volte, um dia ele pode não conseguir voltar.

E mais um aviso importante: Jamais pense que castrando o gato ele não irá mais para a rua e você não precisará colocar redes na casa. A castração não altera a personalidade do gato. Ele pode continuar interessado em passear, cheirar o jardim do vizinho ou se encontrar com outros gatos.

Posso recomendar algumas empresas em SP. É só clicar nos links:

www.companhiadasredes.com.br


www.protegegatinho.com.br

         

www.telassp.com.br

Texto de Fátima ChuEcco -  Jornalista e Escritora www.miaubookecia.com 
 

5 comentários:

  1. Com certeza a tela é a maior prova de amor que podemos dar aos nossos gatinhos! Já escutei cada história terrível principalmente em apartamento também por não ter tela...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitos tutores não entendem que é fundamental prezar pela segurança do pet e pensar em todos os lugares possíveis.para uma escapada. Além disso, com o telamento os gatos tem.mais liberdade para aproveitar um solzinho no parapeito da janela, por exemplo, sem se expor a nenhum risco. Felicidade para eles e tranquilidade para nós!

    ResponderExcluir
  3. Sua matéria aborda questões muito importantes para o bem-estar dos bichanos e seus donos. Parabéns pela sensibilidade ao escrever.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por sua matéria! Só quem conhece um gato que caiu de uma janela sabe o que é esse sofrimento.
    Abraços, Regina

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    super indico esse site https://www.mundifaz.com.br/

    ResponderExcluir

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...