Esse meu relato, publicado no grupo do Facebook que administro, e de uma outra moça que também teve ajuda de um gato comunitário para encontrar sua gata, inspirou, recentemente, uma pessoa a conversar com um gato para tentar achar outro (Snow e Simba na foto de abertura).
Vejam o relato de Simone Ramos:
"Olá pessoal! Gostaria de dar meu relato: meu gato sumiu dia
22/11. Fiz panfletos, coloquei nos postes, publiquei na internet e nada do meu
gato aparecer... Então eu vi uma publicação da administradora do grupo sobre um
gato que ajudou a encontrar uma gata perdida. A dona da gata pediu ajuda ao
gato pra que ele encontrasse e assim ela achou. Resolvi fazer o mesmo. Tenho
um outro gato e fui até ele, conversei com ele pedindo para ele trazer o Simba
para casa ontem. Quando foi nessa madrugada escuto meu gato miando muito forte. Fui ver o que ele tinha e quando cheguei lá meu gatinho que tinha sumido estava com
ele... 20 dias depois! Acreditem.. funciona.... Os gatos são seres especiais...
estou muito feliz",
"Eu fiquei chamando ele para olhar pra mim... olhei e falei: Snow: vc sabe onde o Simba está? Vai buscar ele e traz ele pra casa... falei
2 v ezes com ele... aí deixei a porta aberta... fui dormir... às 3 da manhã eles dois chegaram... foi assim q fiz", complementa.
Vale ressaltar que o ideal é pedir ajuda para um gato que já viva solto, tipo um gato comunitário e não soltar outro gato para procurar o primeiro porque isso pode ser perigoso para ambos. Ainda bem que com a Simone deu tudo certo e os dois gatinhos ficaram bem!
Vejam outros relatos:
Camila Rodrigues Oliveira
"Nossa! Achei que só eu acreditava nisso. Há alguns anos uma
gata minha sumiu e o gato da vizinha foi na minha janela (ele sempre ia na minha
janela). Um dia eu, inocente, pedi pra ele ajudar achar ela e na madrugada
escutei ele miando na janela e quando vi ele trouxe minha gata de volta"
Cleide Silva
"Comigo também aconteceu isso. Um gato meu ficou sumido por 28
dias e tinha um gato que ele brigava muito. Eu falei pra esse gato buscar o meu. Então às 5 da manhã escutei meu gato miando. Quando olhei ele
estava com o gato que ele brigava"
Jakeline Kochi
"Que lindo, essa madrugada foi uma benção! A minha gata
estava há oito dias sumida e o irmão dela ficou esses dias miando muito. Ele tentou
sair várias vezes e olhava pra nós, praticamente implorando pra sair... até
brincávamos com ele se ele queria buscar a irmã, e ele miava sem parar, mas não
imaginava que isso acontecia, arrepiei com o seu relato, Deus é perfeito"
Ligia Fernandez
"Depois de 15 dias sumido, nosso Alemão apareceu depois de
eu falar para uma gatinha que estava comendo a ração que deixei para um outro
gato que vi no terreno, durante as buscas do Alemão. Pois, falei para ela falar
para o Alemão voltar. Ele apareceu em casa naquela madrugada!"
Luciana Chelim
"É verdade, aconteceu comigo. Meu gatinho escapou pela
tela, ficamos chamando ele, procurando na rua. O gato da casa ao lado, que sai
para a rua, viu nosso desespero e saiu. Quando voltou, voltou com meu gatinho"
ATENÇÃO:
Segundo vários relatos, pedir ajuda a outro gato pode funcionar, mas é preciso lembrar que às vezes o gato perdido está impedido de voltar. Pode ter ficado preso em algum lugar ou ter se acidentado e socorrido por alguém, por exemplo. Então falar com algum gatinho da rua não basta. É preciso adotar várias providências como as que dou no album de fotos do grupo do Facebook Gatos Perdidos e Encontrados em SP. Acesse o grupo AQUI
Veja também uma outra matéria em que conto como um gatinho de rua ajudou minha gata a voltar para casa. Esse gato, inclusive, ilustra a capa do grupo do face. Acesse AQUI
Gato de rua que creio ter ajudado minha gataPara quem deseja uma consultoria individualizada, eu tb ofereço por uma ajuda de custo. Contate-me pelo whats 11 94682-6104. Com base no perfil do gato e da vizinhança traço uma estratégia de busca para o tutor porque, na maior parte dos casos, o gato se encontra muito, mas muito perto... nas casas vizinhas ou no quarteirão. Um erro clássico, aliás, é as pessoas não procurarem em casas com cachorros achando que os gatos jamais entrariam lá... mas ocorre que no desespero eles entram sim.
Diferentes dos cães, os gatos não saem perambulando e explorando o bairro quando escapam de casa. Eles se escondem. Somente em circunstâncias muito especiais eles acabam longe como, por exemplo, entrando no motor de um carro e saltando muitos quilômetros depois.
CASOS
Só para se ter uma ideia, em um dos relatos do grupo que administro, a tutora contou que seus três gatos entraram dentro de um sofá que ela doou. Já pensou? Por sorte ela pensou nessa possibilidade no mesmo dia da doação e conseguiu localizar os animais.
Num outro relato o gato estava do lado do prédio onde morava escondido no buraco de uma parede. Só o descobriram uma semana depois de procurarem muito!
E lembro de um outro caso em que os tutores procuravam em todo lugar menos na casa vizinha porque tinha cachorros... e era justamente onde o gato tinha entrado e não conseguia sair com medo dos cães.
Então... procure primeiro, antes de mais nada, bem debaixo do nariz... em locais muito perto... e, se não tiver sucesso, vá expandindo a busca para o quarteirão.
Fátima ChuEcco Jornalista/Escritora www.miaubookecia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário