domingo, 12 de outubro de 2014

LIVRO INFANTIL DE LINHA ÉTICA





PROFESSORES, MÃES, PAIS, AVÓS, TIOS... COMECEM A COMPRAR LIVROS ÉTICOS PARA AS CRIANÇAS. NA LIVRARIA CULTURA TEM UMA SEÇÃO INFANTIL ÉTICA, MAS A MINHA DICA NÃO VEM DE LÁ E SIM DE UM BAZAR VEGANO Q VISITEI RECENTEMENTE.

O nome do encantador livrinho é Bezerro Escritor e nele o autor, Igor Colares (que é também ilustrador), conta a história de um bezerrinho que assiste toda a trajetória de dor de sua mãe, uma vaca leiteira. Fiquei realmente impressionada com o conteúdo pq é muito raro encontrar um livro ético para crianças com temática sobre consumo e abuso de animais. Mas a linguagem não é pesada. Na verdade o bezerrinho explica que sua mamãe fica com as tetas inchadas, sente dor e recebe antibióticos, ou seja, existe um grande sofrimento que passa despercebido para a maior parte das pessoas: basta que as mulheres imaginem uma máquina espremendo seus seios o dia inteiro. Além do mais, leite é alimento materno... nenhum adulto precisa tomar leite. Existem outras fontes de cálcio mais limpas e livres de sofrimento. No fim do livro tem uma receita pra fazer leite de amêndoas.


O livro tem um tema forte, mas trata de uma forma leve e simpática, por meio de versos. Aliás, o bezerrinho acaba conquistando os moradores do campo que percebem a importância de se pensar no assunto. É um excelente livro pra ser aplicado, por exemplo, nas escolas onde tem a "segunda-feira sem carne". Assim as crianças podem entende melhor a vida que leva a vaquinha que em tantos outros livros aparece como um dos bichos amigos da fazenda mas... q amizade é essa que termina num assado ou ensopado? "Bezerro Escritor" é uma obra rara  e ousada, fora do padrão literário infantil. Foi publicada pela Fluxo Studio com financiamento coletivo realizado em 2012. E vejam que bacana: o projeto atingiu 207% da meta inicial. Tem apoio da Surya Brasil, Empório Pura Vida, Sociedade Vegetariana Brasileira do Recife, Vista-se e Eline de Jesus Garcia.


Só pra ilustrar: quando tive pedra na vesícula estranhei pq já não comia carne há algum tempo e nem era adepta de comidas muitos gordurosas ou frituras. O médico me perguntou: "Vc toma leite? Come queijo?". Respondi que sim. E daí ele disse: "Então não precisa dizer mais nada. Leite é pra bebê, pra recém-nascidos... é alimento materno. Além do mais leite de vaca é próprio pro bezerro, não pra gente". Ouvi isso 20 nos atrás, quando quase nada se falava de veganismo, mas meu médico já sabia o mal que um alimento próprio pra crianças podia fazer quando usado na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista Internacional: Conheça J`accuse, o cãopanheiro de Lupin (Série Netflix)

Quem acompanha a série "Lupin" da Netflix já deve ter se encantado com o cachorrinho adotado pelo personagem Assane Diop, interpr...