sexta-feira, 16 de maio de 2025

Rei Leon...cio: depois do abandono, casa gatificada e muitas fãs


Essa história é realmente inspiradora. O gatinho Leôncio, ex-miador de rua, hoje leva vida de rei, inclusive com súditos que estão a postos para lhe servir petiscos, brinquedos e  fazer cafunés. Três anos atrás ele vivia com uma família problemática, que não o alimentava direito e que, quando se mudou de casa, largou ele para trás.  Então Leôncio tratou de ir entrando aqui e ali pelas ruas na tentativa de sobreviver sozinho até parar no estacionamento da loja Mafecom - Madeiras e Ferragens, em Santo André (SP). 


"Apareceu na garagem bem arisco. Aceitava a comida que colocávamos para ele, mas não nos deixava chegar perto. Depois de três meses minha mãe teve a ideia de tentar escová-lo. Só então ele se rendeu.  Por incrível que pareça, ele não só permitiu a escovação, como passou a aceitar carinho", conta Vitória Mafecom. 


Ela explica que a família sempre teve muito amor pelos animais e que desde a primeira vez que viram Leôncio sentiram que a história não iria acabar ali.

"Só não levamos o Leôncio pra casa porque minha cachorra não aceita e chega a passar mal. Já até tentamos, mas ele também não gostou e ficou miando sem parar. Foi só soltá-lo no estacionamento de novo que ele ficou calmo. É o lugar que ele escolheu para morar", diz.

E que moradia! Digna de prêmio de design de interiores. A casa do Rei Leon...cio tem quarto com camas macias, comedoria, banheiro privativo, sala de estar, sala de jogos e galeria de fotos.



Sem falar que, além de espaçosa, gatificada e toda personalizada, é também segura, com cercas para impedir que Leôncio vá para a rua. Inclusive, a "casa" acaba de ganhar mais um compartimento. O novo espaço fica na laje e foi todo envidraçado para permitir que Leôncio tome sol ou descanse na sombra, mas com uma vista privilegiada de outros gatos sondando os telhados: 

"Minha mãe apelidou o novo espaço de Le Jardin. Meu pai, que gosta de decoração, é que desde o início teve a ideia de deixar a casa do Leôncio bonita e acolhedora. E o artista Clóvis retratou o Leôncio na parede".


O "Le Jardin" foi também pensado porque recentemente Leôncio sofreu ataques de cães dentro do estacionamento. As cercas estouraram e ele conseguiu escapar, mas ficou dias desaparecido. De alguma forma ficou preso dentro de uma caixa d`agua de casa vizinha à loja. A moradora ouviu um miado e era Leôncio pedindo ajuda. Salvo por um triz. Assim, o"Le Jardin" é uma forma de deixar Leôncio curtir um pouco o sol nas alturas, mas sem ir pra rua.




"Ele é nosso bebezinho. É o amor das nossas vidas. Quando os cães o atacaram só Deus sabe como ficamos desesperados atrás dele. A gente ama animais de uma forma surreal".

Vitória conta ainda que a fama de Leôncio foi consequência da postagem de uma fã no TikTok. Ela filmou a criativa casa do bichano e a postagem bombou. A partir de então foi necessário que Leôncio tivesse sua própria conta no Instagram @leonciomafecom porque, inclusive, a gente vê que ele ama posar para fotos e tem vídeos lindos! Já pensou se toda loja ou comércio criasse um espaço acolhedor desses para um mascote felino ou canino? É uma ideia adorável!


Vejam o vídeo do "Le Jardin":


Texto: Fátima ChuEcco, jornalista, escritora, gatóloga e gatoróloga, consultora da @buscacats (especializada na busca de gatos perdidos)
Fotos: cedidas pela Mafecom










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os gatos são muito expressivos e até Darwin notou isso

"Os gatos usam muito a voz como meio de expressão e emitem, sob várias circunstâncias e emoções, pelo menos seis ou sete sons diferente...