segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CÃOMUNITÁRIO - MINHA MATÉRIA DE DEZEMBRO NA REVISTA MEU PET

 
Tudo a ver com espírito de Natal e de solidariedade minha matéria deste mês. É sobre cães comunitários, que são cuidados na rua por várias pessoas das redondezas. Eles ganham casinha, comida, vacinação, banho, castração e acabam se tornando cães com muitos donos. Uma saída para a superlotação dos abrigos. A matéria reune diversos casos de cães que vivem nessas condições há mais de dez anos como Ducky e Nina que foram parar em uma rua de SP onde os moradores já tinham "adotado" outros cachorros. Tem também o casal Sansão e Fada, de Curitiba. E que tal o João, que virou cartão-postal de uma pizzaria em SP? Tem ainda o Lobão que, infelizmente, nos deixou por esses dias vítima de acidente e a gatinha Tama, que salvou uma cidade japonesa da falência. Ela fica na estação de trem e virou atração turística. Saiba tb que existem Leis do Cão Comunitário em diversas cidades garantindo proteção, castração, vacinação e microchipagem de graça. São Paulo, Curitiba, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já protegem cães comunitários. A falta de conhecimento dessa Lei faz com que no CCZ de SP, por exemplo, apenas 21 cães estejam cadastrados como comunitários. Já em Curitiba o programa Cão Comunitário foi implantado em 22 terminais de onibus (locais onde é comum encontrarmos cães de rua). Dos 50 animais cadastrados e protegidos pela prefeitura, dez já foram adotados porque conquistaram o coração dos transeuntes mais frequentes.



A revista de dezembro tem também uma outra matéria minha que procura esclarecer bem a diferença entre sarna comum e a demodécica, conhecida como sarna negra. Muita gente não consegue sucesso no tratamento de seus bichos porque não verifica que espécie de sarna o cão apresenta. Três especialistas falam a respeito, inclusive, uma veterinária comenta sobre esse mesmo tipo de sarna em gatos. Vale a pena se informar para não prolongar o tratamento nos bichos e, muitas vezes, gastar dinheiro em vão.



E na seção Quem faz a Diferença, uma matéria sobre resgate de animais silvestres com o Projeto Mucky e a Mata Ciliar. Inclusive, o Animal Planet, recentemente, lançou série/documentário filmado no Brasil e mostrando como é o minucioso trabalho dessas duas ONGs para salvar animais vítimas do tráfico, maus-tratos e de acidentes nas grandes cidades para onde correm em busca de comida ou abrigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...