segunda-feira, 2 de junho de 2014

MUTIRÃO PLANTARÁ 240 MUDAS NATIVAS NO LITORAL NORTE DE SP




No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quinta-feira,  o Instituto Supereco
estará plantando 240 mudas  nativas na bacia do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba,  das 8h30 às 12h, com a participação de agricultores da região e alunos da escola estadual Avelino Ferreira.  O evento, que faz parte do projeto Tecendo as Águas,  celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também o Ano Internacional da Agricultura Familiar (decretado pela ONU).

O plantio será numa área de 1362 dentro da propriedade agrícola de Silvio Saito, presidente da Associação dos Agricultores de Caraguatatuba. Para o Gestor Ambiental do Instituto Supereco, Juliano Hojah, a proposta é fazer a mudança do solo para um sistema mais sustentável. “O local terá um sistema instalado que facilita a permeabilidade e estruturação do solo o que evita erosão e contaminação do curso d’água. Além é claro, de gerar renda para o agricultor“, destacou.


A atividade será realizada por cerca de 100 pessoas e a expectativa, segundo a coordenadora geral, Andrée de Ridder Vieira, é de “transformar cada agricultor participante do mutirão num potencial multiplicador da iniciativa, olhando para a sua atividade de renda com base numa agricultura sustentável”. Para os alunos, será uma oportunidade de conhecer e valorizar as boas práticas da educação e sustentabilidade na sua região, complementa Andrée.

A plantação incluirá espécies como o Pau Viola, Guapuruvu, Taiúva, Goiaba, Pitanga, Araçá, Jaracatiá, entre outras. Haverá ainda semeação de feijão entre as mudas nativas, processo que ajuda no crescimento das árvores, já que o feijão é um facilitador de nitrogênio para o solo. Com a aplicação da metodologia de plantio, o local irá compor, ao longo do tempo, um sistema agroflorestal que utiliza a sucessão natural da flora nativa para fortalecimento do terreno em que se pratica o trabalho agrícola.


O plantio faz parte de um dos seis objetivos do projeto Tecendo as Águas, o Águas da Mata, que visa a recomposição florestal de cinco hectares de matas ciliares em Áreas de Preservação Permanente (APP), totalizando o plantio de 8.400 mudas nativas em propriedades rurais da Bacia do Juqueriquerê, onde também serão implantados modelos de ecoeficiência, incluindo sistemas agroflorestais para melhoria de renda com conservação.

O projeto é uma realização do Instituto Supereco, em parceria com a Chevrolet, Instituto Educa Brasil e Patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME). Conheça outras ações do Instituto Supereco em  www.supereco.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...