Você sabia que os miados podem variar de acordo com o país em que os gatos vivem ou até mesmo conforme regiões diferentes de um mesmo país? E que essa diferença de miado tem, inclusive, relação com a linguagem da população humana com a qual os bichanos convivem? Seriam miados com sotaque?
Esse é um dos pontos do Projeto "Meowsic", pioneiro dentro da comunicação homem-gato, de Susanne Scholtz, professora de fonética da Universidade de Lund, na Suécia. O projeto utiliza a análise fonética para comparar sons de gatos de duas áreas de diferentes dialetos na Suécia: Estocolmo, na parte central e Lund, ao sul do país. O estudo, com duração de cinco anos, deve ser concluído até 2021 e já está causando impacto na mídia e entre os amantes de gatos.
Veja minha entrevista com a pesquisadora na Coluna Fátima ChuEcco (eu!) na Miau Magazine
Fiz também um video bem-humorado com minhas gatas para falar do tema. Veja em
TEXTO: Fátima ChEcco, jornalista profissional MTB 21.012 - texto protegido por direitos autorais pode ser compartilhado/divulgado à vontade porque isso é LEGAL. Mas não pode ser comercializado/patrocinado em portais na íntegra ou em partes por ser ILEGAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário