terça-feira, 4 de junho de 2019

HOMEM COMPRA LAGOSTA NO RESTAURANTE PARA SOLTAR NO MAR


Quem já reparou num comercial da ELO em que um homem escolhe uma lagosta no aquário de um restaurante para soltá-la no mar? Muito interessante. Foi a primeira vez que vi a questão de compaixão pelos animais mortos para consumo ser abordada em publicidade.E a peça ainda diz "Vida longa a você que deu vida longa à lagosta". Ao meu ver merecia um prêmio pela ousadia de tocar nesse assunto inserindo no contexto publicitário um público de defensores de animais que simplesmente nem existe nos comerciais em geral. Criação da Wieden+KennedyO trecho da lagosta faz parte de uma peça publicitária maior, com outras situações. Vejam o recorte com a lagosta:


O video de uma lagosta se desfazendo de um pinça (braço) para conseguir escapar de uma panela com água fervendo impactou o público no ano passado. O jovem que havia escolhido a lagosta para comê-la fresca no restaurante, filmou a cena e, diz ele, acabou levando-a para casa para deixá-la viver num aquário. Vejam a matéria:

https://br.sputniknews.com/mundo_insolito/2018060411380192-china-lagosta-sacrifica-pinca-video/

A revista Veja publicou também uma matéria muito boa sobre a capacidade de sentir dor dos crustáceos. Cita o estudo do sensível escritor David Foster Wallace que, inclusive, se suicidou em 2008. Vejam alguns trechos:

Em 2003, o renomado escritor e ensaísta americano David Foster Wallace voltou-se ao tema, curiosamente recrutado pela principal revista de gastronomia dos Estados Unidos, a Gourmet Magazine. As questões éticas e filosóficas que decorrem da ciência de que esses animais sentem dor e sofrem durante o processo pelo qual passam para chegar ao prato foi abordada em um longo e intenso texto intitulado “Pense na lagosta”, que integra o livro Consider the Lobster and Other Essays (Pense na lagosta e outros ensaios, em tradução livre) lançado em 2005.

“Quando é despejada do recipiente para dentro do tacho fumegante, às vezes a lagosta tenta se segurar nas bordas do recipiente ou até mesmo enganchar as garras na beira do tacho como uma pessoa dependurada de um telhado, tentando não cair.” – David Foster Wallace – “Pense na lagosta”

A matéria da Veja também fala sobre os estudos do biólogo Bob Elwood:

“Bilhões de crustáceos são capturados ou criados para atender à demanda da indústria agroalimentar. Em comparação com os mamíferos, eles não gozam de quase nenhuma proteção sob a única presunção de que não podem sentir dor. Nossas pesquisas sugerem o contrário”, resumiu Bob Elwood, biólogo da Universidade Queen’s em Belfast, na Irlanda.

Veja matéria completa em:

https://veja.abril.com.br/ciencia/e-etico-ferver-as-lagostas-vivas/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Penso, logo, existo e me expresso! Decifre o que eles estão sentindo!

Embora o filósofo Descartes tenha ficado mundialmente famoso com a frase "Penso, logo, existo" que na época foi associada apenas a...