sábado, 3 de agosto de 2019

Cãozinho símbolo antivivissecção continua sem um lar. Ajudem!!!



Esse é o Perninha (foto atual) – ex-cobaia da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais (Brasil). Em 2015, com apenas um ano de idade, ele passou dois meses em dolorosos experimentos que incluíam o rompimento dos ligamentos do joelho para provocar nele uma doença chamada orteoartrite, que é crônica e incurável. Perninha era um cão sem teto, jovem e saudável.
Após a tortura a que foi submetido junto com outros 13 cães, teve a liberdade decretada por ação judicial – um fato inédito no Brasil.Nunca antes um juiz havia decretado a soltura de cobaias em pleno processo de experimentação – resultado da pressão popular e da mídia.
Eu mesma participei ativamente escrevendo matérias denunciando o experimento e conheci Perninha pessoalmente… uma graça!
Inclusive, Perninha participou do meu livro “Ághata Borralheira & Amigos tocando corações”, de 2017. Ághata Borralheira era minha gatinha protagonista e Perninha foi personagem da história “Ághata Borralheira no País das Maravilhas”, uma alusão ao clássico infantil e onde esse cãozinho e outros animais, exemplos de superação, viviam felizes.
A foto abaixo é a que faz parte do livro e que mostra Perninha pouco tempo depois de ser libertado da vivissecção.

O tratamento para o problema ao qual Perninha foi cruelmente induzido poderia muito bem ser testado em animais que realmente tivessem a doença.
Muitos cães morrem porque seus tutores não podem pagar tratamentos, no entanto, volumosas verbas ainda são destinadas para experimentos como esses que adoecem animais saudáveis para curar os doentes – brutal e contraditório.
Todos os companheiros de “cela” de Perninha e ele próprio tiveram sequelas. Perninha, aliás, recebeu esse nome porque passou a mancar. Ele foi levado para o abrigo da ONG Cão Sem Dono, em SP, junto com outros 6 cães do experimento, mas apesar de muito bonzinho, só ele não foi adotado.
Em 2017 Perninha finalmente ganhou um lar, mas recentemente o devolveram para a ONG alegando problemas financeiros e de saúde.
Agora Perninha está de novo no abrigo com um olhar mais triste e bem mais abatido. Ele, que é um símbolo da luta contra a vivissecção – uma das piores formas de escravidão, com sofrimento físico e emocional – continua à deriva, sem lar.

Manca, mas é independente e aceita a medicação que precisa tomar pelo resto da vida como os demais cães que passaram por esse experimento.
Assista o recente video do PERNINHA de volta ao abrigo da ONG Cão Sem Dono  acessando https://www.facebook.com/aghataborralheirabook/videos/483801779083793/?
Para adotá-lo entre em contato pelo facebook da ONG
ou escreva para faleconosco@caosemdono.com.br 
E MAIS:
Conheça GATINHOS que foram salvos por um triz de virarem COBAIAS na minha matéria na MIAU MAGAZINE acessando o link

https://miaumagazine.pt/salvo-por-um-triz-de-pesquisas-cientificas/

TEXTO: Fátima ChEcco, jornalista profissional MTB 21.012 - texto protegido por direitos autorais pode ser compartilhado/divulgado à vontade porque isso é LEGAL. Mas não pode ser comercializado/patrocinado em portais na íntegra ou em partes por ser ILEGAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSE FORA DA CAIXA

Dianna ilustra a expressão “Pensar fora da Caixa” que vem do inglês “Think outside the box” e significa pensar de forma criativa, livre...